O Desporto ao Minuto dá, esta terça-feira, o 'tiro de partida' na contagem regressiva para o Campeonato da Europa, que, para desgosto dos amantes do futebol, foi adiado de 2020 para o presente ano de 2021 devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus nos mais variados setores.
A cada dia, o nosso site irá trazer-lhe o perfil de cada uma das equipas que irão competir na maior prova de seleções da UEFA, para que possa estar preparado ao máximo para desfrutar de todas as emoções já a partir do próximo dia 11 de junho, quando Itália e Turquia têm agendado dar o pontapé de saída para a festa, em Roma.
E será, precisamente, com os transalpinos que damos início a esta caminhada. A equipa orientada por Roberto Mancini é tida como uma das super-potências do futebol planetário, mas a verdade é que já desde 2016 que não vai além dos quartos-de-final em qualquer tipo de prova internacional.
Itália apresentar-se-à no Euro'2020 com um misto de juventude e experiência, na expetativa de que nomes como Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci, Marco Verratti ou Federico Chiesa consigam encontra a receita ideal para repetir o feito de 1968, quando se sagrou campeã continental pela última vez.
A figura
Giorgio Chiellini chega ao Campeonato da Europa sabendo que, aos 36 anos, poderá muito bem não voltar a ter outra oportunidade para conquistar este título, um dos poucos que lhe faltam no longo palmarés. O defesa-central assume o papel de patrão da defesa da Juventus, e Roberto Mancini contará com ele para 'segurar o muro' também ao serviço da seleção.
O joker
No polo oposto do espectro etário encontra Federico Chiesa, com quem os adeptos italianos tanto contam para 'agitar as águas'. Aos 23 anos, o avançado da Juventus já conta com um 'cheirinho' do que é representar a seleção ao mais alto nível, visto que participou na Liga das Nações. Agora, a expetativa é de que possa dar o 'salto' nos maiores palcos do continente.
Sistema tático
Roberto Mancini tem vindo a apostar num 4x3x3 no qual não restam grandes dúvidas nos eleitos, com exceção daquele que ocupa a posição mais adiantado do terreno. Ciro Immobile e Andrea Belotti são dois goleadores de excelência, que já mostraram o que valem recentemente, no arranque da caminhada para o Campeonato do Mundo de 2022, e irão lutar pela titularidade até ao último segundo.
Leia Também: "Se fosse ao Soriano tinha dito ao Mancini para ir dar uma volta"