Depois do domínio dos homens da Mercedes, esta sexta-feira, Max Verstappen liderou a última sessão de treinos livres do Grande Prémio de Portugal, este sábado.
O piloto holandês mostrou-se de faca afiada para a qualificação de mais logo à tarde e alcançou o melhor tempo desta sessão: 1m18,489s.
Atrás do jovem da Red Bull ficou precisamente a dupla da Mercedes. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas não conseguiram melhor do que ficar a dois e três décimos de segundo de Verstappen, respetivamente.
Os Alpine mostraram-se uma vez mais em bom ritmo com Esteban Ocon a conseguiu fixar o 5.º melhor tempo desta sessão, atrás de Sergio Pérez, da Red Bull. Charles Leclerc e Carlos Sainz, pilotos Ferrari, conseguiram também rodar a bom ritmo e garantiram o quinto e sexto melhor tempo desta terceira sessão de treinos livres.
It's looking very close @Max33Verstappen tops the final practice session, with the @MercedesAMGF1 drivers in P2 and P3 #PortugueseGP 🇵🇹 #F1 pic.twitter.com/zPH0WoZ4MA
— Formula 1 (@F1) May 1, 2021
Notas importantes da 3.ª sessão de treinos livres
Comparativamente à terceira sessão do Grande Prémio de Portugal do ano passado, os carros rodaram muito mais lentos. Para ter uma ideia, o pior tempo de 2020, 1m18,454s, obtido por Romain Grosjean, daria para liderar a mesma sessão de 2021.
O objetivo destes últimos treinos livres foram claramente preparar os monolugares para a qualificação da tarde (15h00). As equipas rodaram a maior parte de tempo de macios, contudo, algumas apostaram também na rodagem com pneus de mistura média, como foi o caso da Aston Martin.
Quem parece que não está tão bem aqui em Portimão é a McLaren. A equipa de Woking não fez melhor que o oitavo melhor tempo, por Lando Norris, sendo que Daniel Ricciardo obteve apenas o 12.º melhor tempo desta sessão, a um segundo de Max Verstappen.
A pole position promete luta aguerrida entre Mercedes e Red Bull, sendo que surpreendentemente a Alpine parece determinada e com argumentos para discutir os lugares da terceira linha da grelha.