O Sporting não desarma e volta a vencer na I Liga. Esta quarta-feira, em Vila do Conde, os leões arrancaram um triunfo por dois golos na 31.ª jornada e garantiram assim a ida à Liga dos Campeões na próxima época, onde já não marcam presença desde 2017/18. A juntar a isto, a equipa verde e branca entra para a história como a equipa mais invencível da I Liga: Já lá vão 31 jornadas sem conhecer o sabor da derrota.
Pedro Gonçalves e Paulinho marcaram os golos da vitória leonina nos Arcos, um resultado que deixa agora o Sporting com nove pontos de vantagem sobre o FC Porto, que esta quinta-feira defronta o Benfica, que segue no 3.º lugar a 13 pontos da liderança.
Resumo
O Sporting entrou determinado em garantir cedo a vitória. Amorim tinha prometido que a equipa ia tentar descansar os adeptos com golos antes dos instantes finais da partida e foi sob esse objetivo que os leões entraram em Vila do Conde.
As oportunidades começaram a surgir desde cedo, apesar do esforço nítido do Rio Ave em tentar também adotar um futebol positivo e que conseguisse criar dores de cabeça ao clube de Alvalade. A equipa de Miguel Cardoso não foi demonstrando argumentos para rivalizar com o atual líder do campeonato e o golo chegou com alguma naturalidade.
O Sporting teve várias oportunidades em lances de bola corrida, mas acabou por ser de grande penalidade que Pote inaugurou o marcador. Ivo Pinto tocou a bola com o braço, Fábio Veríssimo foi ao VAR para ter certeza da decisão, e o penálti foi assinalado. Pote inaugurou o marcador e fez o 18.º golo da temporada, igualando Seferovic no 1.º lugar da lista de melhores marcadores da I Liga.
No segundo tempo, o Rio Ave tentou entrar com uma atitude mais controladora. O Sporting mostrou-se na expectativa e os vilacondenses tiveram mais iniciativa do que na 1.ª parte. Contudo, só isso não chegou aos comandados de Miguel Cardoso. O Sporting foi uma equipa muito madura e com naturalidade chegou ao segundo golo.
Paulinho, aos 63 minutos, marcou o seu segundo golo com a camisola do Sporting e deixou o clube de Alvalade mais confortável na partida. Até final, o conjunto de Rúben Amorim, que esta noite pôde estar no banco, limitou-se a gerir o ritmo do jogo até ao apito final.
Acompanhamento
90+3'- FINAL DO JOGO! O Sporting vence o Rio Ave em Vila do Conde por 2-0! Os leões embalam para o título e garantem já a entrada direta na Liga dos Campeões.
90+3'- Amarelo para Neto.
90'- Vão jogar-se mais três minutos.
87'- Jovane ameaça o terceiro do Sporting. Remate potente do extremo, defendido por Kieszek. Na recarga, Palhinha atira por cima!
83'- Rúben Amorim volta a mexer. Neto e Daniel Bragança entram para os lugares de João Pereira e Pedro Gonçalves.
77'- Mais substituições no encontro. No Rio Ave entra Pelé e sai Felipe Augusto, enquanto no Sporting João Mário cede o lugar a Jovane.
75'- Cartão amarelo para Palhinha.
73'- Miguel Cardoso muda novamente: Coentrão cede o lugar a Gabrielzinho.
66'- Pedro Gonçalves ameaça o terceiro! Afasta a defesa do Rio Ave.
65'- Coentrão vê o cartão amarelo.
Fique com as imagens do golo do Sporting
63'- GOLOOOOOO DO SPORTING! MARCA PAULINHO! GOLAÇO!!! Ivo Pinto corta, o avançado do Sporting domina e atira de pé esquerdo sem hipótese para Kieszek. Excelente remate de Paulinho.
62'- Tarantini, jogador que estava no banco de suplentes, é expulso pelo árbitro da partida.
61'- Carrinho de Palhinha sobre Mané e o banco do Rio Ave salta em protesto. Fábio Veríssimo nada assinala.
59'- Paulinho! O avançado do Sporting tenta um cruzamento/remate, mas a bola fica nos pés de Kieszek. É a primeira vez que os leões chegam com perigo à baliza do Rio Ave nesta 2.ª parte.
57'- Ivo Pinto cruza para a cabeça de Júnior Brandão, mas o remate sai torto e longe da baliza do Sporting.
54'- Rúben Amorim mexe: Sai Nuno Santos e entra Matheus Nunes.
49'- Cabeceamento de Júnio Brandão ao lado, após livre batido por Fábio Coentrão.
46'- Recomeça a partida! Carlos Mané entrou para o lugar de Pedro Amaral.
45+4'- Intervalo!
45'- Vão jogar-se mais quatro minutos nesta 1.ª parte.
43'- PAULINHO! Grande abertura de Gonçalo Inácio, o avançado do Sporting ganha de cabeça, mas perde noção de onde está a bola. Kieszek emenda e corta para canto.
42'- Cartão amarelo para Feddal.
41'- Júnior Brandão remata de longe para defesa atenta de Adán!
38'- Aderllan Santos vê o amareli após falta sobre Palhinha. O central do Rio Ave fica frustradíssimo e garante que só tocou na bola.
35'- Foi o 18.º golo de Pedro Gonçalves, que iguala Seferovic na lista dos melhores marcadores.
Fique com as imagens do golo do Sporting
34'- GOLOOOOOOOO DO SPORTING! PEDRO GONÇALVES FAZ O 1-0 PARA OS LEÕES DE GRANDE PENALIDADE!
33'- Cartão vermelho para um elemento do staff do Rio Ave.
32'- PENÁLTI PARA O SPORTING!
31'- Fábio Veríssimo vai ao VAR! Ivo Pinto pode ter tocado a bola com o braço. Potencial penálti para o Sporting.
29'- POTE! Quase o golo do Sporting, mas Kieszek evita o primeiro dos leões com uma excelente defesa. Na sequência do lance, o perigo ainda rondou a baliza do Rio Ave, mas a defensiva da equipa da casa cortou para canto.
27'- Fábio Veríssimo mostra o cartão amarelo a Nuno Mendes após falta sobre Coentrão.
23'- Cartão amarelo para Felipe Augusto na sequência de uma entrada fora de tempo sobre Nuno Santos.
21'- O Rio Ave tenta chegar com perigo à baliza de Adán, Pedro Amaral cruza, mas Coates afasta!
14'- Novamente o Sporting! Palhinha fica perto do 1-0, mas o guarda-redes do Rio Ave defende mais uma vez.
13'- Nuno Santos! Remate potente do atacante do Sporting a obrigar Kieszek a aplicar-se. Belo desenho ofensivo dos leões.
13'- Grande corte de Palhinha, a impedir a saída de bola do Rio Ave.
7'- AO POSTE! Canto de Nuno Mendes e Coates cabeceia ao ferro da baliza Kieszek.
4'- Ivo Pinto tira o cruzamento e acerta no poste. Adán controlava o lance, mas ainda assim primeiro sinal de perigo do Rio Ave. É canto para os vilacondenses.
1'- Arranca a partida nos Arcos!
0'- Para o jogo desta noite, vale recordar que João Mário e Gonçalo Inácio estão de regresso ao onze de Rúben Amorim, sendo que João Pereira estreia-se a titular, uma vez que Porro está lesionado e não pode dar o seu contributo à equipa nesta partida.
0'- Encaminhados para o título, os adeptos do Sporting estiveram nos Arcos, perto da entrada do estádio, para apoiar a equipa leonina antes do jogo. Largas centenas de adeptos gritaram em alto e bom som: "Eu quero o Sporting campeão..."
0'- Em caso de vitória, recorde-se, o Sporting pode já garantir em Vila do Conde o apuramento direto para a Liga dos Campeões.
Onzes iniciais
Rio Ave: Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan Santos, Pedro Amaral, Felipe Augsuto, Geraldes, Guga, Gelson Dala, Coentrão e Júnior Brandão.
Sporting: Adán, João Pereira, Feddal, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Palhinha, João Mário, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Paulinho.
Antevisão
O título parece cada vez mais perto para o Sporting. Nestas últimas jornadas, os leões sabem que não podem falhar e esta quarta-feira, na deslocação a Vila do Conde não é exceção.
O Rio Ave recebe a equipa de Alvalade no estádio dos Arcos, a partir das 21h15, completamente pressionada. Os comandados de Miguel Cardoso não vencem há oito jogos e em caso de derrota podem cair para a zona de despromoção.
Já o Sporting, não quer facilitar e quer garantir o mais rápido possível a conquista do título, numa jornada onde pode ver os principais rivais a perderem pontos - Benfica e FC Porto defrontam-se na quinta-feira.
Apesar do castigo a Rúben Amorim aplicado pelo Conselho de Disciplina, o Sporting vai ter no banco o seu treinador principal, depois de o Tribunal Central Administrativo do Sul ter dado provimento à providência cautelar pedida pelo Sporting.