Passaram-se exatamente duas semanas desde a festa do Scudetto do Inter, na Piazza del Duomo, no dia 2 de maio, quando mais de 30 mil adeptos do Inter se juntaram para comemorar o 19º título da história do clube.
Uma distância de tempo que corresponde ao que os especialistas definem para detectar o número real de contágios pela Covid-19.
E, segundo confirma, Cesare Cislaghi, antigo professor da Associação Italiana de Epidemiologistas, em declarações ao Corriere della Sera, o ajuntamento de adeptos ao ar livre não teve impacto no aumento de casos: “Até agora não houve nenhum sinal de aumento, aliás verificamos a mesma tendência de novos positivos, e até uma tendência de diminuição lenta, mas contínua. Certamente não houve reversão deste ciclo, e isso é bom”.
Recorde-se que um caso semelhante sucedeu em Portugal, quando no dia 11 de maio, dezenas de milhares de adeptos do Sporting, saíram às ruas para festejar o título leonino. Seguindo o mesmo exemplo, apenas poderemos ter a certeza de que a tendência se mantém estável a partir de 26 de maio (15 dias após os festejos verde e brancos).
Leia Também: Sete 'colinas' de um dérbi épico: As notas do Benfica-Sporting