Após largos meses de competição e (muitas) emoções, a temporada 2020/21 do futebol nacional chega, este domingo, ao fim, com a tão aguardada final da Taça de Portugal, que colocará, frente a frente, Sporting de Braga e Benfica, no Estádio Cidade de Coimbra.
Arsenalistas e encarnados vão a jogo na esperança de conseguir evitar terminar a campanha a 'zeros' no que a troféus diz respeito. No entanto, nem Carlos Carvalhal, nem Jorge Jesus, aceitam a teoria de que uma eventual vitória 'salvará' a época.
O treinador dos minhotos admitiu, isso sim, que a conquista da prova-rainha do futebol luso "seria a cereja no topo do bolo" de uma temporada que começou bem, mas na qual a equipa "claudicou um bocadinho nesta parte final".
Jorge Jesus, por sua vez, sublinhou que "é sempre importante vencer a Taça de Portugal". Ainda assim, garantiu que "ganhando ou não ganhando, a pressão é a mesma" quanto à continuidade no comando técnico dos encarnados.
O Sporting de Braga-Benfica será ajuizado por Nuno Almeida, árbitro da Associação de Futebol do Algarve, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental), no Estádio Cidade de Coimbra.
Treinadores em discurso direto
Carlos Carvalhal
Benfica: A dinâmica é muito própria no ataque, jogando com uma linha defensiva de quatro ou de cinco. Sabemos o que o Benfica vai fazer e acho que o Benfica saberá o que nós vamos fazer no jogo. Tanto o Benfica como o Flamengo do Jorge Jesus. Sabemos o que nos espera, mas isso que não quer dizer que seja fácil. Temos uma tarefa complicada pela frente.
Quebra na reta final: Acho perfeitamente normal. Tivemos alguns jogos que nos afastaram um bocadinho. Deu para recuperar alguns jogadores saturados e deu para juntar as tropas. Quando o árbitro apitar amanhã, tudo o resto fica para trás. O que contam são os 90 minutos. Quem estiver melhor e com maior equilíbrio mental é quem vai ganhar. O resto fica para trás.
Opções: Para estágio vão os jogadores que vão estar no jogo. Os lesionados viajam no domingo para estarem junto dos companheiros.
Jorge Jesus
Sporting de Braga quer ganhar: Para mim não é nada de anormal um treinador dizer que vai ganhar a final. Não é falta de respeito pelo adversário. É confiança e nós também pensamos assim. Estamos preparados para o duelo e para vencer esta final da Taça. Último jogo da época. Único título que o Benfica pode conquistar. É importante para nós ganhar esta final da Taça. O. Benfica nos últimos 20 anos ganhou três. Não é fácil ganhar a Taça de Portugal.
Final especial: São jogos com características especiais. Ou ganhas ou perdes. Tem muito a ver com a qualidade do jogo. Não é muito importante nas finais quem é mais forte ou não, teoricamente. Numa final tens de arriscar tudo porque queres sair de lá vencedor.
Benfica pressionado: É sempre importante vencer a Taça. Não vai valorizar nada aquilo que fizemos nesta ponta final da época, mas ganhando o troféu conquistamos este título. Ganhando ou não ganhando, a pressão é a mesma. Já falei daquilo que eu penso e sei que aconteceu esta época no Benfica. Se é importante vencer? Isso é. Queremos partilhar um título com os adeptos que eles merecem. Quanto ao futuro é tudo igual.
Últimos resultados
Sporting de Braga: D-E-E-V-E
Benfica: V-E-V-V-V
Últimos onzes
Sporting de Braga: Tiago Sá; Zé Carlos, Bruno Rodrigues, Guilherme Soares, Sequeira, Borja; Al Musrati, André Horta; Lucas Piazón, Ricardo Horta e Sporar.
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Lucas Veríssimo, Otamendi, Morato, Nuno Tavares; Gabriel, Taarabt; Pedrinho, Darwin Núñez e Seferovic.
Ausências
Sporting de Braga: David Carmo, Francisco Moura e Iuri Medeiros (lesionados).
Benfica: Lucas Veríssimo, Jan Vertonghen, André Almeida e Andreas Samaris (lesionados)
Leia Também: "Ganhando ou não ganhando a Taça de Portugal, a pressão é a mesma"