O dia 2 do Euro'2020 ficou, sem sombra de dúvidas, marcado pela situação inesperada com Christian Eriksen, que deixou todo o mundo de olhos postos no estádio Parken, em Copenhaga, preocupado com o estado de saúde do médio internacional pela Dinamarca.
Tudo se passou ao minuto 43 da partida do grupo B entre Finlândia e Dinamarca. Eriksen caiu inanimado no chão, seguindo-se minutos de grande tensão entre todos os envolvidos no encontro.
Seguiu-se a entrada das equipas médicas em campo, e manobras de reanimação que terminaram com a ida, já estável e acordado, de Eriksen para a unidade hospitalar mais próxima do recinto de jogo.
Os adeptos presentes no estádio Parken, assim como toda a gente um pouco por todo o mundo, desesperavam por notícias positivas oriundas do hospital. Os fãs entoaram cânticos de força e apoio ao médio, e foi quando se soube que o nórdico já se encontrava estável que as bancadas voltaram a ganhar novo ânimo para o que faltava do encontro, que foi retomado precisamente depois dos jogadores da Dinamarca saberem que o companheiro estava bem.
Anthony Taylor, cerca de duas horas depois, deu ordem de reinício à partida, e foi já na segunda parte que a Finlândia marcou o golo que lhe valeu a primeira vitória em fases finais de Europeus, naquela que é a estreia dos finlandeses nesta competição de seleções.
Após o encontro, o selecionador dinamarquês quebrou o silêncio sobre o colapso do seu jogador, e explicou que a situação com Eriksen foi uma "experiência traumática", e que afetou emocionalmente os seus futebolistas.
No outro jogo desta primeira jornada relativo ao grupo A, País de Gales e Suíça não foram além de um empate (1-1), deixando a Itália isolada na liderança. No último encontro do dia, relativo ao grupo B, a Bélgica entrou a todo o gás e venceu a Rússia (3-0), com um bis do belga Lukaku, que dedicou um dos golos ao companheiro de equipa no Inter Christian Eriksen.
Para este domingo estão reservados mais três jogos. O prato do dia é servido logo a seguir ao almoço, quase em modo sobremesa, e coloca frente a frente a Inglaterra e a vice-campeã mundial Croácia, em jogo a contar para o grupo D. Logo depois, é tempo de o grupo C jogar a sua primeira jornada, com a Áustria a receber a também estreante Macedónia do Norte, ao passo que os Países Baixos fecham o dia com uma partida contra a Ucrânia.
No que toca à seleção nacional, os eleitos de Fernando Santos realizaram na manhã deste sábado mais um treino tendo em vista o encontro com a Hungria, na próxima terça-feira. Anthony Lopes treinou no relvado, mas ainda condicionado e à parte do restante grupo de trabalho.
Agenda seleção nacional:
- Entrada no Estádio Illovszky Rudolf: 08h00
- Conferência de imprensa com um jogador a designar: 09h00
- Treino: 09h30 (15 minutos abertos à comunicação social)
- Saída do Estádio Illovszky Rudolf: 11h15
Os jogos do dia:
- Inglaterra-Croácia, 14 horas (Estádio de Wembley, Inglaterra)
- Áustria-Macedónia do Norte, 17 horas (Arena Nacional, Roménia)
- Países Baixos-Ucrânia, 20 horas (Johan Cruyff Arena, Países Baixos)
Leia Também: Simon Kjaer, o herói que também foi decisivo na hora de socorrer Eriksen