O segundo jogo de Portugal no Euro'2020 terminou com uma derrota pesada na Allianz Arena, em Munique. Portugal perdeu por 2-4 frente à Alemanha e desceu ao terceiro lugar do Grupo F, onde soma os mesmos três pontos que somava à partida este encontro.
Resumo
Nenhuma epopeia se faz apenas de bons momentos. As dificuldades fazem parte e no início de jogo frente à Alemanha, a seleção nacional sentiu inúmeras. A formação germânica entrou com as rotações no máximo e encostou Portugal à sua grande área.
Um sufoco difícil de aguentar, mas à primeira oportunidade Portugal livrou-se da pressão alemã. Ronaldo reuniu as tropas e marchou… de uma área à outra, para se mostrar como se faz. Cristiano Ronaldo cortou uma bola, Bernardo conduziu de forma sublime o contra-ataque e colocou o esférico em Diogo Jota. O avançado português recepcionou, temporizou e serviu o capitão para o primeiro golo da partida.
A seleção nacional conseguiu impor-se e até podia ter feito mais estragos. No entanto, o sufoco voltou. A Alemanha voltou a encostar Portugal e desta vez as repercussões foram bem maiores. Em três minutos, a ‘maanschaft’ deu a volta ao resultado. E pior que tudo, por infelicidade lusa. Dois auto-golos, um de Rúben Dias, outro de Raphäel Guerreiro, fizeram com que aos 36’ e aos 39’, a Alemanha conseguisse marcar e assim passar para a frente do marcador.
Portugal ficou desnorteado e teve de ser Rui Patrício a segurar o barco. Duas defesas monstruosas do guarda-redes da seleção evitaram mais golos da Alemanha. Ao intervalo, o placard apresentava o 2-1 a favor da equipa da casa, que contou com o muito apoio dos alemães presentes na Allianz Arena, em Munique.
No segundo tempo, quando se esperava uma resposta forte de Portugal, a mesma não aconteceu. A Alemanha manteve a toada e dominou o conjunto treinado por Fernando Santos. Aos 51 minutos, o terceiro golo chegou pelos pés de Havertz, numa completa passividade da defesa portuguesa. Gosens cruzou à vontade e, sem marcação, o atacante do Chelsea fez o 3-1. Um resultado que abalou animicamente Portugal. A formação lusa não pressionava, deixava jogar e mesmo sem grandes acelerações, a Alemanha conseguiu chegar ao quarto golo. Gosens coroou uma exibição de luxo com aquele que viria a ser o último tento da ‘maanschaft’.
O cenário não era, de todo, o desejado e mesmo com um resultado pesado, Portugal não baixou os braços. De bola parada, Ronaldo conseguiu fazer um balão sobre Neuer e assistiu Diogo Jota para o 2-4 final. Renato Sanches, que entrou no início da 2.ª parte, ainda atirou com estrondo uma bola ao ferro, mas a derrota estava já consumada.
Contas do Grupo F
Depois do empate entre a Hungria e a França, a Alemanha venceu Portugal e relançou as contas de todo o grupo. Todas as equipas têm ainda possibilidades matemáticas de passar. A seleção gaulesa lidera o grupo com quatro pontos, seguido da Alemanha (2.º) e Portugal (3.º), ambos com três pontos. A Hungria é a última classificada com apenas um ponto.
Acompanhamento
90+4'- FINAL DO JOGO EM MUNIQUE! Portugal perde por 2-4 frente à Alemanha e desce ao terceiro lugar do Grupo F, com três pontos. Alemanha é 2.ª classificada também com três e França lidera com quatro pontos. Hungria no último lugar com apenas um ponto.
90+3'- André Silva! Boa oportunidade, mas o remate do avançado português esbarra em Neuer.
90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.
88'- Lance perigoso para o ataque português. Pepe aparece de cabeça, tenta assistir, mas o lance perde-se.
84'- Fernando Santos volta a mexer: André Silva entra para o lugar de Diogo Jota.
83'- GORETZKA! Contra-ataque rapídissimo da Alemanha com o jogador do Bayern a conduzir e a finalizar a jogada. Remate potente, mas por cima de Goretzka.
79'- AO POSTE! Que remate de Renato Sanches!!! Neuer nem sabia de onde é que ela vinha... Que 'bomba' autêntica do médio português.
78'- Eficácia impressionante por parte de Toni Kroos, médio da Alemanha.
🇪🇺 77' | 🇵🇹 Portugal 2-4 Alemanha 🇩🇪
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 19, 2021
Toni Kroos falhou apenas 2 passes (97% eficácia)#EURO2020 #PORGER #POR #GER pic.twitter.com/yQeliBpEjq
77'- Cartão amarelo para Ginter, após falta dura sobre Diogo Jota.
76'- Se Portugal não conseguir o empate, desce ao terceiro lugar. A Alemanha com a vitória pode subir ao 2.º lugar, apesar de ter os mesmos pontos que a seleção nacional.
71'- Joga-se novamente na Allianz Arena.
70'- O jogo pára novamente para os jogadores se hidratarem.
67'- GOLOOOOOOOOO DE PORTUGAAAAAAL! MARCA DIOGO JOTA! Ronaldo faz um balão sobre Neuer, depois de um livre direto para área alemã e Jota é o último a tocar. O 21 da seleção nacional só teve de encostar.
64'- João Moutinho entra na equipa portuguesa. Sai Bruno Fernandes.
60'- GOLO DA ALEMANHA! Gosens marca e confirma o que já se via há alguns minutos: Portugal está completamente desnorteado neste encontro. 4-1 para os germânicos.
58'- Rafa Silva entra para o lugar de William Carvalho.
51'- GOLO DA ALEMANHA! Parece fácil... Muita passividade da equipa portuguesa a ver jogar e a não pressionar. Gosens cruza e Havertz aparece na área, sem oposição, a encostar para o 3-1 da 'maanschaft'.
46'- Arranca a 2.ª parte! Renato Sanches entra para o lugar de Bernardo Silva.
45+3'- Intervalo! Um dado curioso sobre o resultado desta 1.ª parte. Portugal é a primeira equipa de sempre a marcar dois auto-golos em fases finais de um Europeu.
45+3'- MAIS UMA VEZ SÃO PATRÍCIO! Grande defesa do guardião português a remate de Gnabry.
45'- Vão jogar-se mais três minutos nesta 1.ª parte.
45'- SALVA PATRÍCIO! Bela defesa do guarda-redes português a evitar o terceiro da Alemanha.
44'- Tentativa de contra-ataque de Portugal, mas Diogo Jota está em posição irregular.
39'- GOLO DA ALEMANHA E REVIRAVOLTA NO MARCADOR! Auto-golo de Raphäel Guerreiro após remate de Gosens. Em três minutos, a seleção germânica deu a volta ao resultado.
36'- GOLO DA ALEMANHA! Kai Havertz antecipa-se a Rúben Dias e ao tentar o corte, o defesa português coloca a bola na própria baliza! Está feito o empate na partida.
29'- Segura Patrício! A Alemanha chega com perigo à área portuguesa, mas o guarda-redes português estava atento.
28'- Cabeceamento de Diogo Jota por cima da baliza de Neuer, após livre batido por Raphäel Guerreiro.
26'- Joga-se novamente na Allianz Arena.
25'- O jogo é interrompido para os jogadores de ambas as equipas se hidratarem. Estão 31 graus em Munique.
22'- QUASE O SEGUNDO! Rúben Dias cabeceia longe do alvo após cruzamento de Raphäel Guerreiro.
21'- O golo português resfriou o ímpeto da Alemanha e a seleção nacional está agora melhor no encontro.
16'- É o 107.º golo de Cristiano Ronaldo por Portugal. O capitão da seleção nacional nunca tinha marcado à Alemanha.
O momento em que Ronaldo encosta para o 1-0 de Portugal
© Reuters
15'- GOLOOOOOOO DE PORTUGAAAAAL! MARCA RONALDO!!!! Contra-ataque fenomenal da seleção nacional!!!! Ronaldo corta de cabeça, a bola sobra para Bernardo que arranca por ali fora. O jogador do City coloca magistralmente em Jota, que oferece o golo a CR7. Está feito o 1-0 para Portugal!
13'- Nos primeiros 10 minutos de jogo, a equipa germânica teve 75% de posse de bola.
12'- Só dá Alemanha! Mais um remate de Gosens, bloqueado por Rúben Dias.
10'- HAVERTZ! Que calafrio para Portugal, mas Rui Patrício esteve imperial! Excelente defesa do nosso guarda-redes após remate do jovem do Chelsea à entrada da grande área.
8'- Ronaldo cada vez mais perto do recordista Sergio Ramos, no que a internacionalizações diz respeito.
⌚️5' POR🇵🇹 0-0🇩🇪GER
— playmakerstats (@playmaker_PT) June 19, 2021
🇵🇹Cristiano Ronaldo isola-se como o 2.º jogador mais internacional de sempre:
180 🇪🇸Sergio Ramos
177 🇵🇹Cristiano Ronaldo
176 🇮🇹Gianluigi Buffon
167 🇪🇸Iker Casillas
167 🇱🇻Vitālijs Astafjevs pic.twitter.com/R2EYz5Y6Rl
7'- Mais bola para a seleção alemã nestes primeiros minutos. Portugal está a permitir o domínio germânico...
5'- GOLO ANULADO À ALEMANHA! Gosens consegue bater Rui Patrício, mas a posição irregular de Gnabry fez o lance ser anulado.
1'- Pontapé de saída em Munique! Vamos Portugaaaaal!
16h56: É tempo de ouvir agora o hino alemão.
16h55: Ouve-se 'A Portuguesa' em Munique!
16h53: Os jogadores entram no relvado do Allianz Arena, em Munique. Está tudo a postos para o início da partida!
16h43: Os jogadores recolhem aos balneários. Estamos a 17 minutos do início do jogo!
16h40: Pepe cumpre hoje a sua 117.ª internacionalização por Portugal. Um histórico da equipa das quinas!
16h32: Um pormenor interessante. A seleção nacional aquece ao som da música 'A minha casinha', dos Xutos e Pontapés.
© Reuters
16h30: Cristiano Ronaldo, recorde-se, está a três golos do recorde do iraniano Ali Daei, o jogador com mais golos marcados numa seleção (109 golos).
16h29: França marcou passo frente à Hungria e Griezmann já aponta armas a Portugal.
16h28: Sérgio Oliveira é o único jogador a ficar de fora do banco de suplentes. O médio junta-se aos lesionados João Félix e Nuno Mendes nos ausentes para este encontro.
16h24: A última vez que Portugal derrotou a seleção germânica foi em 2000. Lembra-se do hat-trick de Sérgio Conceição? Foi no Euro'2020 e a equipa das quinas venceu por 3-0.
Inspiração para mais logo
— UEFA.com em português (@UEFAcom_pt) June 19, 2021
Quando @selecaoportugal🇵🇹 e 🇩🇪Alemanha se defrontaram na fase de grupos do EURO 2000 foi assim...
Sérgio Conceição
Quem será o herói do jogo esta tarde, em Munique, no #EURO2020 pic.twitter.com/TbBMpe4OFz
4 - Portugal’s last victory against Germany was in the group stages of Euro 2000 (3-0 win, with a Sergio Conceição hat-trick). Since then, Germany have won their four meetings with Portugal (WC ‘06, Euro ‘08, Euro ‘12, WC ‘14). Challenge. #EURO2020 #POR pic.twitter.com/qCsQ09tVyF
— OptaJoao (@OptaJoao) June 19, 2021
16h10: Os jogadores de ambas as equipas já se encontram no relvado do Allianz Arena a realizar os habituais exercícios de aquecimento.
15h56: Acabou o jogo entre Hungria e França! Gauleses e húngaros não foram além de um empate a um golo.
15h53: Quanto a Joachim Löw também nada muda em relação à partida com a França.
15h51: Fernando Santos repete o mesmo onze que utilizou na 1.^ª jornada diante da Hungria, jogo que Portugal venceu por 3-0.
15h50: OS ONZES INICIAIS DO ENCONTRO JÁ SÃO CONHECIDOS. Fique, em baixo, com as escolhas de Fernando Santos e Joachim Löw.
Portugal: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphäel Guerreiro, Danilo, William, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
Alemanha: Manuel Neuer, Ginter, Hummels, Rudiger, Kimmich, Gundogan, Toni Kroos, Gosens, Kai Havertz, Muller e Serge Gnabry.
15h46: Recorde-se que no último encontro entre as duas equipas numa fase final de um Europeu, Portugal foi derrotado quando Mario Gómez marcou o único golo da vitória da Alemanha na fase de grupos de 2012.
15h29: Griezmann já fez o empate frente à Hungria. O marcador assinala neste momento 1-1 entre gauleses e húngaros.
15h25: O ambiente está animado em Munique e os adeptos de ambas as seleções já fazem a festa.
15h21: Por esta altura, a Hungria vai vencendo a seleção de França por 1-0, no outro jogo deste Grupo F do Europeu. Faltam 30 minutos para o apito final.
15h18: Portugal já chegou ao Allianz Arena.
ℙℝ𝕆ℕ𝕋𝕆 para entrar campo? #VamosComTudo, por Portugal!
— Portugal (@selecaoportugal) June 19, 2021
#Euro2020
🇵🇹🆚🇩🇪
⌚ 17h (PT)
Munique
Are you ℝ𝔼𝔸𝔻𝕐? It's matchday for #TeamPortugal! pic.twitter.com/8ajJ2DS1uI
Antevisão
É já este sábado que o país volta a parar. Às 17h00, Portugal entra em campo frente à Alemanha, na 2.ª jornada do Grupo F do Euro'2020. Um jogo difícil não só pelo adversário, mas porque o adversário joga em casa. A Allianz Arena, em Munique, vai ser o palco do segundo jogo da seleção nacional, mas longe da vista, perto do coração.
11 milhões de portugueses vão estar com os olhos e as energias postas na cidade de Munique, todos a torcer por uma vitória portuguesa, que colocará de imediato Portugal nos oitavos de final do Campeonato da Europa.
Fernando Santos já frisou que a sua equipa não pode ser considerada favorita frente à Alemanha, mas também deixou bem claro que não tem qualquer medo desta seleção germânica.
Da nossa parte, só pedimos uma coisa. Que depois do triunfo por 3-0 à Hungria nos façam sonhar. De recordar que a Alemanha chega a este encontro pressionada pelo resultado na estreia do Euro'2020. A seleção orientada por Joachim Löw perdeu a partida frente à França (0-1) e precisa de pontos para poder continuar a aspirar seguir em frente na competição.
O árbitro deste jogo será o inglês Anthony Taylor.