A seleção da Ucrânia carimbou, esta terça-feira, a passagem aos quartos-de-final do Euro'2020, ao derrotar a seleção a Suécia (2-2) no prolongamento após o empate verificado no tempo regulamentar (1-1). Os ucranianos fecham, assim, o lote de equipas apuradas para a fase seguinte e encerram os 'oitavos'.
A Ucrânia foi a mesmo primeira seleção a marcar e o golo chegou pelos pés de Zinchenko. Aos 27 minutos, o jogador do Manchester City recebeu um belo cruzamento de Yarmolenko e abriu as contas no Hampden Park, em Glasgow.
A resposta sueca surgiu ainda antes do intervalo e por intermédio de Emil Forsberg. O craque sueco do RB Leipzig arriscou o remate a longa distância, a bola ainda sofreu um desvio e restabeleceu a igualdade no marcador, ao mesmo tempo que elevou para quatro os golos na conta pessoal neste Euro'2020.
Na segunda parte as duas seleções continuaram a protagonizar um jogo intenso, sempre bem jogado e apenas os ferros impediram que surgissem mais golos em ambas as balizas. O marcador não se alterou e o prolongamento acabou mesmo por aparecer.
⏰5⃣5⃣ Sydorchuk (Ukraine) hits the woodwork
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 29, 2021
⏰5⃣6⃣ Forsberg (Sweden) hits the woodwork
🇸🇪🆚🇺🇦 = #EURO2020 pic.twitter.com/IYIuHBcVrY
A 🇺🇦Ucrânia vai disputar o seu 2.º prolongamento em fases finais – em 2006, eliminou a Suíça nos oitavos de final do Mundial (vitória no desempate por grandes penalidades) pic.twitter.com/JQHSuEjJIp
— playmakerstats (@playmaker_PT) June 29, 2021
A 🇸🇪Suécia vai disputar um prolongamento no Europeu pela 2.ª vez, o 4.º nas fases finais:
— playmakerstats (@playmaker_PT) June 29, 2021
1994 Mundial – Roménia
2002 Mundial – Senegal
2004 Europeu – Holanda
2020 Europeu – Ucrânia pic.twitter.com/qpgU4ouE2M
As coisas complicaram-se para a Suécia no prolongamento com a expulsão de Danielson. O central sueco entrou com tudo sobre Besedin e o árbitro até mostrou, num primeiro momento, o cartão amarelo. No entanto, o italiano Daniele Orsato foi aconselhado a ver as imagens do VAR e decidiu trocar o amarelo pelo vermelho e a Suécia ficou com menos uma unidade em campo aos 98 minutos.
Quando as grandes penalidades pareciam ser uma realidade, eis que Dovbyk surgiu de cabeça, após um cruzamento de Zinchenko, para garantir a vitória da Ucrânia (121') mesmo à beira do apito final no prolongamento.
Late drama!
— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 29, 2021
🇺🇦 What a moment for Ukraine as Dovbyk wins it in extra time ️#EURO2020 pic.twitter.com/J7tAv8Mbc9
A Ucrânia segue, assim, em frente na competição e vai defrontar a Inglaterra, que esta tarde eliminou a Alemanha (2-0), no próximo sábado, em jogo dos 'quartos'. A Suécia fica pelo caminho e regressa a casa.
Leia Também: Afinal, o grupo F era mesmo o 'grupo da morte': Ninguém resistiu