A 'briosa' chegou primeiro ao golo aos 63 minutos, por João Carlos, e o Varzim empatou três minutos depois, por Heliardo.
A primeira parte ficou marcada pelas várias oportunidades desperdiçadas pela Académica, que dominou por completo o jogo naquele período, e por dois golos invalidados, um para cada lado.
Logo no primeiro minuto, o avançado academista João Carlos rematou para golo, mas o árbitro invalidou o lance por alegado adiantamento do brasileiro.
Aos oito minutos, Fatai, a passe de Toro, remata para boa defesa de Ricardo, e dois minutos depois João Carlos falha o remate no coração da área, após passe atrasado de Fatai.
O nigeriano Fatai esteve de novo em evidência aos 34 minutos, com um grande trabalho individual na esquerda e a cruzar atrasado para João Carlos, que rematou a rasar o poste mais distante da baliza do guarda-redes da equipa nortenha.
O hondurenho Toro, aos 41 minutos, numa boa rotação dentro de área, remata para defesa difícil de Ricardo, mas os jogadores da Académica ficaram a reclamar uma grande penalidade por alegado braço na bola de Cássio.
Já no período de descontos, o Varzim chegou ao golo por Tavinho, a desviar um cruzamento de Murillo, mas o lance foi também anulado por alegado fora de jogo.
Numa segunda parte muito equilibrada, os 'estudantes' inaugurarem o marcador aos 63 minutos, por João Carlos, num remate de fora de área, com a bola ainda a tabelar no poste, depois de um cruzamento atrasado de Traquina.
A vantagem durou apenas três minutos, com Heliardo a empatar o jogo, num remate de pé esquerdo da zona da meia-lua a bater Mika.
O Varzim podia ter chegado à vantagem aos 69 minutos, num remate de Murillo a que o guarda-redes Mika respondeu com uma grande defesa.
Aos 90+2 minutos, a equipa nortenha esteve novamente perto de marcar, com Agdon isolado a rematar contra a cara de Mika, que ficou lesionado e foi transportado de ambulância ao hospital no final do jogo.