As notas do PSV-Benfica: Odysseas 'assinou' cheque milionário

Águias ficaram com menos um jogador muito cedo no encontro, mas o PSV não conseguiu quebrar a muralha montada por Odysseas e companhia em Eindhoven.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
25/08/2021 08:03 ‧ 25/08/2021 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica sofreu, mas mereceu a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias conseguiram sair imaculadas na visita ao PSV (0-0), na noite de terça-feira, em jogo da 2.ª mão do playoff e que contou duro revés: a expulsão de Lucas Veríssimo à meia hora de jogo. Valeu, por isso, o espírito de sacrifício dos jogadores, a exibição de Odysseas e, claro, o resultado da 1.ª mão (2-1) na Luz. 

O duelo até estava equilibrado, mas o cartão vermelho mostrado ao defesa brasileiro mudou o rumo do jogo que passou a ser quase de sentido único, o da baliza do Benfica. 

No entanto, os encarnados mantiveram a coesão defensiva, agarram-se com unhas e dentes ao empate e conseguiram o desejado bilhete para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde já estavam, recorde-se, Sporting e FC Porto. Sim, quer isto dizer que Portugal terá três representantes na maior prova de clubes. E, claro, o Benfica encaixa 37 milhões de euros. Vamos aos protagonistas da noite em Eindhoven. 

A figura 

Jorge Jesus havia dito que Odysseas tinha feito um jogo normal na 1.ª mão e o grego parece querer impressionar, elevando o nível exibicional nesta 2.ª mão. O PSV tentou de tudo para marcar e se tal não aconteceu o mérito terá de ir, quase na totalidade, para Odysseas. O guardião das águias assinou várias defesas de particular importância, com especial destaque para duas. Antes do intervalo, negou o golo a Madueke com uma defesa com o pé e aos 85 minutos protagonizou uma dupla defesa que deixou Vertessen em desespero total. Noite de gala do grego nos Países Baixos. Absolutamente decisivo. 

A surpresa 

Mario Gotze é o cérebro deste PSV e todo o jogo passa pelos pés do criativo alemão. Foi sempre o jogador mais esclarecido e a melhor unidade da formação dos Países Baixos. Na Luz já tinha dado mostras de estar numa boa forma e ontem voltou a provar isso. Essencial na forma como o PSV circula a bola. Pensa mais à frente dos que os outros. 

A desilusão 

Lucas Veríssimo assinou, seguramente, a pior exibição com a camisola do Benfica. Viu o cartão amarelo muito cedo, num lance em que teve de fazer falta depois de perder a bola em zona proibida, e minutos mais tarde viu outro amarelo por utilizar o cotovelo de forma indevida. Colocou tudo em causa sendo expulsão tão madrugadora num jogo de capital importância. 

Treinadores 

Roger Schmidt

O treinador do PSV lançou todas as fichas mas não conseguiu quebrar a muralha das águias. No entanto, pode questionar-se a opção de tirar Madueke ainda muito cedo no jogo, uma vez que o jovem inglês foi sempre um dos jogadores mais perigosos e capaz de criar sérios problemas ao Benfica. 

Jorge Jesus

Reforçou o meio-campo com a titularidade de Adel Taarabt, mas o Benfica perdeu poder de fogo na frente de ataque. Quando o Benfica ficou reduzido a dez unidades demorou a estabilizar a equipa, mas a partir da segunda parte tudo ficou muito bem montado para anular os ataques do PSV. Estratégia arriscada mas ganha por parte do treinador das águias. 

O árbitro 

Slavko Vincic decidiu quase sempre bem, incluindo na decisão de expulsar Lucas Veríssimo. O central brasileiro foi imprudente e Vincic fez cumprir o que mandam os regulamentos. Nota positiva para o árbitro esloveno. 

Leia Também: A festa dos jogadores do Benfica após a qualificação para a Champions

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo reage a "derrota humilhante" do FC Porto: "É este o caminho?"

FC Porto

Nuno Lobo reage a "derrota humilhante" do FC Porto: "É este o caminho?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este botão é esquecido pela maioria e pode tornar a condução mais fácil

Condução

Este botão é esquecido pela maioria e pode tornar a condução mais fácil

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas