O FC Porto não se deixou afetar pelo primeiro ‘deslize’ cometido na nova temporada e regressou, este sábado, às vitórias. Após o empate a uma bola cedido na visita ao Marítimo, o conjunto orientado por Sérgio Conceição recebeu e bateu o Arouca, por 3-0.
Matheus Uribe, Mehdi Taremi e Iván Marcano foram os autores dos golos que permitiram ao conjunto azul e branco ascender, provisoriamente, à liderança do campeonato português, em igualdade pontual com o Estoril.
Sentido único no Dragão
O FC Porto fez questão de deixar bem claro que queria ‘arrumar’ com o jogo o mais rapidamente possível, e instalou-se de imediato no meio-campo defensivo do Arouca, ainda que com algumas dificuldades em encontrar caminhos para a baliza.
Toni Martínez proporcionou o primeiro ‘bruá’ da tarde, logo aos dois minutos, quando rematou para a defesa de Fernando Castro, mas estava em posição irregular. Pouco tempo depois, foi a vez de Luis Díaz ‘bailar’ e atirar para uma defesa simples do guarda-redes.
Mas à terceira foi mesmo de vez. Matheus Uribe aproveitou um ressalto na grande área e, de primeira, atirou para o fundo das redes, abrindo o caminho para aquilo que se revelou uma vitória com baixo grau de dificuldade.
Ainda assim, os dragões não se deram por satisfeitos, e, apenas dez minutos depois, foi a vez de Mehdi Taremi, lançado por Luis Díaz, fazer também ele o gosto ao pé, estreando-se, desta maneira, a marcar na nova temporada.
Mais 45 minutos… e mais do mesmo
A segunda parte trouxe um Arouca ligeiramente mais pressionante e atrevido, mas um FC Porto igualmente ‘mandão’, que não demorou muito em dar mais motivos aos cerca de 16 mil adeptos que marcaram presença no Dragão para festejar.
Iván Marcano, que já não marcava há, sensivelmente, ano e meio, apareceu no sítio certo para desviar para o terceiro golo da tarde. Daí em diante, as oportunidades sucederam-se, mas o resultado não mais voltou a mexer.
Com este triunfo, o FC Porto passou a somar dez pontos, o que lhe permite ascender, provisoriamente, à liderança da I Liga, em igualdade com o Estoril, e com mais um ponto do que Sporting e Benfica, que ainda irão entrar em campo.
Já o Arouca, que permanece com três pontos na ‘algibeira’ ao cabo de três jogadores, ocupa o 14.º lugar da tabela, na companhia de Tondela e Paços de Ferreira, que também têm uma partida a menos.
Momento do jogo: Se, a perder por 0-1, o Arouca ainda poderia ambicionar outro resultado, com 0-2, a história foi totalmente diferente. Mehdi Taremi marcou o primeiro golo da temporada e ‘matou’ o jogo ainda antes do apito para o intervalo.
Acompanhamento
90' - Apito final no Dragão. O FC Porto bateu o Arouca, por 3-0, graças aos golos de Uribe, Taremi e Marcano.
85' - Mais mexidas em ambas as equipas. No Arouca, Or Dasa e Tiago Esgaio, saem Quaresma e Eugeni. No FC Porto, sai Mbemba e entra o estreante Wendell.
79' - Novas alterações no FC Porto. Saem Luis Díaz e Otávio, entram Francisco Conceição e Fábio Vieira. No Arouca, sai Bukia e entra Dabbagh.
69' - Golo anulado ao FC Porto! Pepê colocou a bola no fundo das redes, mas Mehdi Taremi, que o assistiu, estava em posição irregular quando recebeu a bola.
O golo de Marcano que ampliou a vantagem do FC Porto
63' - GOOOOOOLOOOO do FC Porto! Iván Marcano apareceu no sítio certo e marcou o primeiro golo desde o regresso aos relvados após grave lesão. Os jogadores pediram mão na bola, mas Hélder Malheiro ouviu o VAR e validou o lance.
60' - Responde Sérgio Conceição. Entram Vitinha e Pepê, saem Bruno Costa e Toni Martínez.
51' - Armando Evangelista vai mexer já. Saem Arsénio e Leandro Silva, entram Pité e Tiago Araújo
50' - Esteve à vista o terceiro golo do FC Porto! Mehdi Taremi, com um belo passe, deixou a bola nos pés de Luis Díaz, que falhou por pouco a baliza.
46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do FC Porto-Arouca.
45' - Hélder Malheiro dá por terminada a primeira parte. O FC Porto vai vencendo, por 2-0, graças aos golos de Uribe e Taremi.
45+2' - Eis o primeiro cartão amarelo da tarde para o FC Porto. É para João Mário, por falta sobre Arsénio.
40' - O Arouca volta a tentar de longe. Desta feita, foi Eugeni Valderrama a ver a bola sobrevoar a baliza por largos metros.
Não perca as imagens do segundo golo azul e branco
34' - GOOOOOOLOOOOO do FC Porto! É de Mehdi Taremi, que se estreia a marcar em 2021/22! Após um passe longo de Luis Díaz, o internacional iraniano aguentou a pressão adversária e atirou para o 2-0. Um golo muito contestado pelo Arouca, que reclamou falta sobre Bukia no início da jogada. No entanto, Hélder Malheiro ouviu o VAR e deu 'luz verde' aos festejos dos homens da casa.
31' - Voltou a 'cheirar' a golo! Otávio, assistido por Luis Díaz, tentou o pontapé acrobático e falhou por pouco o alvo.
30' - O que acaba de desperdiçar Marcano! Após um pontapé de canto cobrado a partir do lado direito do ataque, o central do FC Porto apareceu à boca da baliza, mas acertou mal na bola.
Foi assim que o FC Porto se adiantou no marcador
24' - GOOOOOOLOOOOO do FC Porto! Matheus Uribe aparece sozinho no coração da grande área e quebra o nulo no Dragão! Leandro Silva viu, ainda, o cartão amarelo, uma vez que, no início do lance, cometeu uma falta dura sobre Toni Martínez.
21' - Alguma preocupação no relvado. Otávio foi ao solo após um lance dividido com Sema Velázquez e ficou muito queixoso das costas. Vitinha e Fábio Vieira já estão a aquecer...
20' - Polémica junto à grande área do FC Porto! Eugeni apareceu 'disparado' rumo à baliza de Diogo Costa e foi rasteirado por Matheus Uribe. O Arouca pediu falta e cartão para o colombiano, mas o lance foi invalidado por posição irregular.
17' - Vai tentando responder o Arouca. Mateus Quaresma ensaiou o remate de longe, mas a bola saiu sem qualquer perigo para Diogo Costa.
9' - Voltam a tentar os dragões! Luis Díaz trabalhou bem à entrada da grande área e atirou para as mãos de Fernando Castro.
2' - Eis o primeiro sinal de perigo! Toni Martínez apareceu isolado e atirou para a defesa de Fernando Castro. No entanto, o lance foi invalidado, uma vez que o avançado espanhol estava em posição irregular.
0' - Hélder Malheiro faz soar o apito inicial. Já se joga o FC Porto-Arouca.
Onzes
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Marcano; Bruno Costa, Uribe, Otávio, Luis Díaz, Taremi e Toni Martínez.
Arouca: Fernando Castro; Thales Oleques, Sema Velázquez, João Basso, Mateus Quaresma; Leandro Silva, Pedro Moreira, Eugeni Valderrama; André Bukia, Arsénio e André Silva.
Antevisão
FC Porto e Arouca medem, este sábado, forças no estádio do Dragão, numa partida a contar para a quarta jornada da I Liga, à qual ambas as equipas chegam em momentos diametralmente diferentes.
Por um lado, os homens de Sérgio Conceição sofreram, no passado fim de semana, o primeiro 'deslize' da temporada, ao não irem além de uma igualdade a uma bola na Madeira, diante do Marítimo, pelo que vão dar o tudo por tudo para reagir.
Já o conjunto orientado por Armando Evangelista, conquistou, na última ronda, a primeira vitória desde o regresso ao principal escalão do futebol português, ao baterem o Famalicão, por 2-1, no Estádio Municipal de Arouca.
O FC Porto-Arouca será ajuizado por Hélder Malheiro, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Eis o calendário de Sporting, FC Porto e Benfica na Champions