Um polícia pôs-se em frente a uma moto para proteger crianças que estavam a atravessar uma passadeira e acabou "projetado ao solo", assim como o condutor, na freguesia de Avenidas Novas, em Lisboa. O motociclista, de 23 anos, foi detido.
Em comunicado enviado às redações, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da 5.ª Divisão Policial, indica que a detenção ocorreu no dia 19 de dezembro, pelas 16h00, durante uma operação de regularização de trânsito.
"Os polícias, afetos à Polícia de Proximidade e a Escola Segura, deram ordem de paragem a um condutor de motociclo que, desrespeitando o sinal regulamentar de paragem, encetou fuga", pode ler-se na nota.
O condutor não parou e, "para proteger a integridade física de crianças que se encontravam a atravessar a passadeira, o polícia colocou-se em frente ao motociclo". Como consequência da intervenção, "tanto o polícia como o condutor foram projetados ao solo".
A autoridade refere que, ainda assim, "o suspeito encetou nova fuga, sendo intercetado poucos metros à frente pelos polícias".
O homem tinha em sua posse 24,86 doses individuais de haxixe, 9,91 gramas de Liamba, uma arma de alarme adaptada para arma de fogo, calibre 8mm, com carregador introduzido e municiado com oito munições de calibre 6,35 mm e é suspeito do crime de tráfico de estupefaciente.
Para além disso, "após diligências, foi confirmado que o detido não era portador de habilitação legal para a condução do motociclo" e, durante a fuga, atirou ao chão os artigos apreendidos, refere o comunicado.
O suspeito foi notificado para comparecer em audiência de Tribunal para 1.º interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Leia Também: PSP detém 7 pessoas em Coimbra por violência doméstica, roubo e infrações