Rui Costa foi este sábado eleito como o 34.º presidente da história do Benfica, vencendo a concorrência de Francisco Benítez, naquelas que foram as eleições mais concorridas da história do clube da Luz.
Acompanhamento
06h44: Agora sim, é oficial. Rui Costa foi eleito como o 34.º presidente da história do Benfica com 84,48% dos votos, contra os 12,24% de Francisco Benitez.
00h30: Elementos da Direção de Rui Costa já se encontram no Estádio da Luz. Anúncio oficial da vitória deverá estar iminente.
00h04: A esta hora da noite ainda se continuam a contar os votos no bastião das águias e nas diferentes Casas do Benfica, onde se realizou este sufrágio. O nome do novo presidente dos encarnados será conhecido durante a madrugada.
22h52: Num universo de 115.681 sócios com capacidade de voto, 34,67% exerceram esse direito. A abstenção fixou-se nos 65,33%.
22h00: Fecharam as urnas na Luz com participação recorde. Mais de 40 mil sócios do Benfica exerceram o seu direito de voto. Votaram 40.115 sócios.
21h41: João Leite, mandatário da campanha de Francisco Benitez: "Vieira protagonizou o momento mais triste deste ato eleitoral, quando afirmou dentro da assembleia de voto e no canal do nosso clube que havia democracia a mais no Benfica. É uma declaração totalmente incompreensível, de alguém que consideramos ser o líder espiritual da lista incumbente. Portanto, e até por causa destas declarações, continuamos a achar que há democracia a menos".
20h56: Presidente da MAG do Benfica aponta hora para se saber o vencedor.
20h16: Está batido o recorde de votantes em eleições para a presidência do Benfica. São 38208 os sócios que já votaram. O anterior máximo era de 38 102 votantes nas eleições de outubro de 2020.
20h00: Mais de 37 mil sócios já exerceram o direito de voto a duas horas do encerramento das urnas.
19h37: Confira aqui as declarações de Fernando Seara na íntegra.
19h05: Fernando Seara, candidato a presidente da MAG na lista de Rui Costa, comentou a presença de Luís Filipe Vieira neste ato eleitoral: "É um sócio do Benfica com plenos direitos eleitorais. A capacidade eleitoral ativa no Benfica nunca é posta em causa. Eu sou do tempo em que isso aconteceu."
18h38: Mais de 34 mil sócios já exerceram o seu direito de voto.
18h12: Manuel Damásio, antigo presidente das águias, já exerceu o direito de voto. "Quero acreditar que os dois candidatos pensaram naquilo que queriam explicar aos sócios. Como estou dentro do estádio não posso dizer em quem votei, e isto é mesmo para cumprir. Mas o importante é que o Benfica esteja unido porque vamos ter muitos desafios pela frente."
17h23: Foi atingida a barreira dos 30 mil sócios que já exerceram o seu direito de voto.
17h04: Toni, antigo treinador do Benfica, já votou e pediu um Benfica unido após estas eleições: "Em momentos tão importantes como estes, até porque há valores da democracia que estão entranhados neste público, os sócios fazem disto uma questão para demonstrar a grandeza do clube. Votam seja aqui, seja em locais espalhados pelo país. O ADN do adepto do Benfica é marcar presença na eleições. O Benfica é dos adeptos e têm duas listas para escolher. Há muito que não havia possibilidade de debater os projetos e as ideias. Agora é meter o voto, que é via mais correta. Hoje quem ganha é o Benfica, e quem se constituir como oposição que seja construtiva e vigilante. O Benfica fraturado será sempre mais fraco do que um Benfica unido. Só pode haver um Benfica e não dois Benficas".
O antigo jogador dos encarnados disse ainda que Luís Filipe Vieira teve todo o direito de votar: "Se é sócio e tem as quotas em dia pode votar. É importante que a oposição exista, mas que não procure os maus resultados e dividir o clube."
16h41: Manuel Vilarinho, antigo presidente do Benfica, pede "transparência" para o futuro do clube. "É necessário ser o que já fomos".
"Nos últimos 20 anos tem havido eleições com grande afluência. Hoje é um dia especial. Ver os sócios e esta quantidade de pessoas é muito bom. É de elogiar...e de enervar. Não enervar, mas vem-me a lágrima ao olho. A família benfiquista é boa. Em períodos de crise, antigos dirigentes deviam não falar tanto à imprensa. Não adianta nada. Quem sofre é o Benfica. A minha exceção foi à BTV, apesar de ter sido assediado por outros órgãos de comunicação. Faz-me lembrar velhos tempos um dia como hoje. Tem-se falado tanto na transparência...Saber estar, transparência. Serem pessoas como deve ser. Têm que continuar com o que o Benfica já foi e já não é. Temos de lutar contra isso e fazer o Benfica voltar aquilo que já foi", afirmou Vilarinho.
16h12: O Benfica informa que já votaram 25.453 sócios até às 15h58.
16h01: Declarações de Noronha Lopes, candidato derrotado nas últimas eleições do Benfica há um ano: "Estou muito satisfeito que as eleições estejam a decorrer com normalidade. É uma prova de vitalidade do clube e espero que o Benfica saia destas eleições ainda mais forte, é isso que os sócios pretendem".
15h56: Movimento 'Servir o Benfica' acusa Vieira de violar os estatutos: "O Servir o Benfica repudia cabalmente as declarações do ex-Presidente da Direcção e ainda sócio do Sport Lisboa e Benfica, realçando que o mesmo acaba de violar gravemente o artigo 30o, n.2 do Regulamento Eleitoral, a favor do candidato da Lista A".
15h43: Antigo presidente do clube da Luz elogiou Rui Costa e deixou críticas a Francisco Benítez. "De um lado temos um benfiquista e de outro um demagogo".
15h30: Vieira confessa que votou em Rui Costa. O antigo presidente abandona agora as instalações do anfiteatro vermelho e branco.
15h19: Tensão no Estádio da Luz com a presença de Luís Filipe Vieira no bastião das águias.
15h09: Luís Filipe Vieira foi às urnas manifestar a sua intenção de voto. O antigo presidente falou à BTV e garantiu aos benfiquistas que nunca lesou, nem nunca roubou o clube. "Sinto-me uma peça de caça, a quem alguém está pronto a dar um tiro".
14h37: A BTV acaba de anunciar que foi ultrapassada a fasquia dos 20 mil votantes nas eleições dos órgãos sociais do Benfica. Ao todo, já 20.597 sócios encarnados depositaram as suas preferências nas urnas espalhadas por todo o país.
13h38: A afluência às urnas continua a aumentar e o mais recente balanço da Mesa da Assembleia Geral do Benfica aponta para que tenha sido ultrapassada a barreira dos 18 mil votantes.
13h36: Francisco Benitez, líder da Lista B, também já votou, e disse encarar a elevada afluência como "mais uma vitória do Benfica". Em declarações aos jornalistas, o candidato à presidência dos encarnados impôs, ainda, condições para apoiar Rui Costa caso não vença o sufrágio.
13h00: Em declarações prestadas aos jornalistas após exercer o direito de voto, Rui Costa, presidente do Benfica, apelou à "união" no clube, "independentemente de quem ganhe", e garantiu: "Sou tão benfiquista na cadeira da presidência como na cadeira do estádio".
12h45: Rui Costa, líder da Lista A, é o primeiro candidato a votar no Pavilhão n.º 2 do Complexo Desportivo do Estádio da Luz. Feitas as contas, foram já 15.221 sócios a depositarem as suas preferências.
12h16: O mais recente balanço da Mesa da Assembleia Geral do Benfica apontam para que 13.988 sócios tenham depositado os seus votos nas urnas.
12h11: Mais uma voz crítica a ouvir-se no meio das eleições para a presidência do Benfica. Desta feita, a de Rui Gomes da Silva, candidato derrotado no último sufrágio, que antecipou uma nova votação dentro de "ano e meio".
12h06: Ricardo Araújo Pereira foi outra das caras conhecidas a marcar presença nas eleições do Benfica. O humorista aplaudiu a afluência às urnas, e apontou o dedo a "uma série de coisas" que "aconteceram por ação ou omissão de Rui Costa".
12h02: Luisão também já exerceu o seu direito de voto, e, em declarações à BTV, pediu aos sócios do Benfica que façam o mesmo. À saída da Luz, o diretor técnico dos encarnados sublinhou a importância do votar "para que o Benfica seja cada vez maior".
11h20: A votação continua a decorrer a bom ritmo no estádio da Luz. De acordo com a BTV, já 10.344 sócios depositaram a sua preferência, um número que, em 2020, apenas foi alcançado muito depois do meio-dia, pelo que vai ganhando força um possível novo recorde de afluência às urnas.
11h16: Shéu Han falou aos jornalistas à margem das eleições, e mostrou-se confiante de que os sócios "vão responder" nas urnas ao momento conturbado que o clube vai vivendo.
10h48: A BTV acaba de anunciar que foi ultrapassada a barreira dos oito mil sócios a depositar o voto físico nestas eleições.
10h35: Algumas personalidades mais conhecidas do universo benfiquista vão continuando a aparecer no sufrágio. Entre elas estão Pizzi, Shéu Han e António Figueiredo.
10h16: Já votaram 6.134 sócios do Benfica nestas eleições. Destes, informa a BTV, 2.699 fizeram-no no estádio da Luz, e os restantes 3.435 nos restantes locais de votos espalhados por todo o país. O recorde de afluência foi fixado, nas últimas eleições, em 38.102 votantes.
09h52: O último balanço levado a cabo pela Mesa da Assembleia Geral do Benfica aponta para que 3.749 sócios tenham exercido o seu direito de voto. A fila dá, neste momento, uma volta completa ao perímetro no estádio da Luz, pelo que se estima que o tempo de espera seja de cerca de 30 minutos.
09h27: A BTV anuncia que já mais de dois mil sócios votaram, na Luz. Entre eles estão Jorge Jesus, Rui Pedro Braz e Ferro, alguns dos elementos da estrutura do futebol que fizeram questão de dizer 'presente'.
09h17: Luís Filipe Vieira já fez saber aos responsáveis do Benfica que pretende exercer o seu direito de voto, o que levantou preocupações, não só junto dos próprios, como também da Polícia de Segurança Pública (PSP).
08h55: Não perca o guia do Desporto ao Minuto e conheça ao detalhe o programa eleitoral dos dois candidatos que estão na corrida à presidência do Benfica.
08h30: António Pires de Andrade, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, foi o primeiro a votar. Em declarações aos jornalistas, enalteceu o processo de votação "simples e rápido", e sublinhou que, para já, tudo "decorre muito bem".
8h00: Estão, oficialmente, abertas as urnas na Luz. Vários sócios fizeram questão de se deslocar ao recinto encarnado e as filas já vão longas. No entanto, para já, o sentimento é de tranquilidade.
Antevisão
É já este sábado que os sócios do Benfica se deslocam ao Pavilhão n.º 2 do Complexo Desporto do Estádio da Luz para escolher quem será o próximo presidente, no seguimento da demissão de Luís Filipe Vieira, que foi constituído arguido na Operação Cartão Vermelho.
Rui Costa encabeça a Lista A, e Francisco Benitez a Lista B. Esta Assembleia Geral Eleitoral tem início às 8h00 (hora de Portugal Continental) e irá prolongar-se até às 22h00, hora após a qual serão contados os votos em todos os locais pelo país.
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a par e passo todos os acontecimentos e desenvolvimentos relativos às eleições para os órgãos sociais dos encarnados tendo em vista o quadriénio 2021-2025.
Leia Também: Guia para as eleições do Benfica: Tudo o que precisa de saber