É um Sporting num dos melhores momentos da temporada aquele que recebe, este sábado, o Moreirense, após uma série de três encontros nos quais somou três vitórias, tendo marcado um total de dez golos e sofrido apenas dois.
Os homens de Rúben Amorim estão bem 'embalados' naquele que é o regresso a 'casa' - que é como quem diz, a Alvalade - onde já não jogam desde 24 de setembro, quando derrotaram o Marítimo, por 1-0, graças a um golo 'solitário' de Pedro Porro, já nos descontos.
No entanto, conquistar os três pontos afigura-se como uma tarefa tudo menos fácil. Desde logo porque, nas três últimas ocasiões em que defrontaram os cónegos, os campeões nacionais venceram apenas numa, tendo empatado as duas outras.
Como se não bastasse, os homens de João Henriques parecem, finalmente, começar a 'entrar nos eixos', depois de um arranque de temporada para esquecer. Nos últimos três jogos, a equipa venceu dois e empatou o outro (na visita ao Marítimo).
O Sporting-Moreirense, da nona jornada da I Liga, será ajuizado por Vítor Ferreira, árbitro da Associação de Futebol de Barcelos, e tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental) deste sábado, em Alvalade.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Equipa confiante após bons resultados: É ter a mesma atitude que tivemos quando perdemos. Quando tivemos derrotas pesadas, mantivemos a mesma crença na forma como trabalhamos. É fazer o mesmo, sabendo que é perigoso. Os jogadores estão muito confiantes, todos demonstraram que querem ser opção. Estamos a recuperar vários jogadores. Vejo um bom jogo em perspetiva, e temos muita coisa a melhorar.
Moreirense: É uma equipa bem trabalhada, que não tem responsabilidade neste jogo. Como o seu treinador disse, vem jogando com equipas fortes do campeonato. Pode jogar em 3x4x3 e igualar o nosso sistema, mas também já jogou em 4x3x3. É uma equipa que não sabemos ao certo como se vai apresentar. Mas o nosso é muito na nossa equipa. Agora, uma equipa bem trabalhada, com bons jogadores e, principalmente, rápidos na frente, não havendo pressão, isso liberta.
Muitas alterações na ala esquerda: O Vinagre já recuperou confiança, fez um excelente jogo contra o Belenenses. Vamos variando consoante o adversário e o jogo. O próximo jogo é sempre o mais importante, mas temos de fazer uma gestão muito em conta o adversário e aquilo que queremos para o jogo. O jogador que jogava naquela posição era o Nuno Mendes, que, na minha opinião, era muito completo. Agora, dividimos um bocado o Nuno Mendes em vários jogadores.
João Henriques
Jogar à defesa: Essa teoria dos autocarros vale o que vale. Como treinador, não me recordo de o Moreirense ir a qualquer lado fazer esse tipo de jogo. Nunca o fez nem o fará. É uma equipa que está muito predisposta para chegar à baliza adversária, tem marcado em quase todos os jogos e vai tentar discutir mais um jogo.
Bom momento: Até ao momento, só perdemos contra equipas da semelhança do Sporting. Queremos quebrar isso. É uma ambição legítima, sabendo das dificuldades que existem ao encarar uma equipa consistente, cujas individualidades dispensam apresentações e cuja equipa técnica está a dar continuidade ao bom trabalho feito na época anterior.
Expetativas: Sabemos os níveis de confiança e qualidade do Sporting, além da responsabilidade em ter de ganhar ou ganhar, porque é um candidato ao título, mas não sairemos daqui para fazer mais de 300 quilómetros, ir a Lisboa e não trazer nada. Caso contrário, fazíamos falta de comparência, perdíamos 3-0 e estava bom. O espírito não é esse.
Últimos resultados
Sporting: V-D-V-V-V
Moreirense: E-D-V-E-V
Últimos onzes
Sporting: Adán; Pedro Porro, Coates, Feddal, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; João Palhinha, Matheus Nunes; Sarabia, Pedro Gonçalves e Paulinho.
Moreirense: Miguel Oliveira; Rodrigo Conceição, Rosic, Artur Jorge, Conté; Fábio Pacheco, Camará, Gonçalo Franco; Walterson Silva, Yan Matheus e Rafael Martins.
Ausências
Sporting: Luís Neto (em dúvida) e Bruno Tabata (lesionado).
Moreirense: Galego, Frimpong (lesionados), Pablo Santos (em dúvida) e Paulinho (castigado).
Leia Também: Sporting vai propor renovação e Adán pode terminar carreira em Alvalade