O anúncio desta segunda-feira do Instituto Ricardo Jorge sobre os 13 casos identificados com a nova variante Ómicron em Portugal trouxe consigo a notícia de que todos esses positivos foram identificados no plantel da Belenenses SAD, que, como se sabe, está a contas com um surto de Covid-19.
De acordo com a nota, o plantel dos azuis terá ficado infetado depois de um dos jogadores que testou positivo à Covid-19 ter viajado recentemente para a África do Sul, onde surgiu a variante Ómicron. O jogador em causa é Cafu Phete, uma preocupação que já tinha sido levantada pelo presidente da Belenenses SAD, Rui Pedro Soares.
Recorde-se que os azuis tiveram de ir a jogo no passado sábado frente ao Benfica, depois de terem confirmado que 17 membros da estrutura do futebol, entre equipa técnica e jogadores, testaram positivo à Covid-19.
O encontro entre a Belenenses SAD e o Benfica acabaria por terminar aos 48 minutos, por os azuis terem ficado sem o número mínimo de futebolistas, depois de ter começado apenas com nove, dois deles guarda-redes.
Depois de terem entrado com apenas nove jogadores para o início da partida da 12.ª jornada, a formação orientada por Filipe Cândido regressou ao relvado do Jamor com apenas sete após o intervalo, com a lesão de um elemento a obrigar Manuel Mota a apitar para o fim do encontro.
Posteriormente a este encontro, que gerou uma enorme reação junto da imprensa internacional, os presidentes da Belenenses SAD, Rui Pedro Soares, e do Benfica, Rui Costa, criticaram a realização do mesmo, com ambos a sublinhar que foi uma vergonha a partida não ter sido adiada.
Entretanto, e depois de uma onda de críticas nas redes sociais que envolveu, inclusive, outros clubes portugueses, a Liga, que disse não ter recebido um pedido formal para adiar o jogo, anunciou que avançou com uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação, e comunicou ainda que convocou reuniões de urgência para esta segunda-feira com a direção e as autoridades de saúde.
Leia Também: Belenenses SAD aponta o dedo à Liga por conta do duelo com o Benfica