"Liga não tinha forma de adiar unilateralmente o Belenenses SAD-Benfica"

Antiga diretora executiva da Liga considera que o mais importante neste momento é garantir que esta situação não se volte a repetir.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
29/11/2021 11:46 ‧ 29/11/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Sónia Carneiro

Sónia Carneiro, antiga diretora executiva da Liga, considerou, esta segunda-feira, que o organismo liderado por Pedro Proença cumpriu "efetivamente o que está no regulamento" no caso do jogo no Jamor entre a Belenenses SAD e o Benfica, que ficou marcado por os azuis terem começado com nove atletas.

A advogada sublinha que a Liga não tinha forma de adiar unilateralmente o encontro que se disputou no Jamor e que agora o mais importante neste momento é garantir que esta situação não se volte a repetir.

"O que foi aplicado pela Liga é o que está no regulamento. Não havia forma de a Liga adiar unilateralmente o jogo. O que nos parece é que houve uma alteração de procedimentos por parte da autoridade de saúde, territorialmente competente, neste caso julgo que é Vale do Tejo e que determinou isolamento coletivo, o que até aqui, estando em vigor a orientação 36/2020 da DGS para o futebol – em que não se consideram no futebol da mesma maneira os contactos de alto risco em contexto de treino e jogo - houve uma mudança e procedimento ao isolar não só os positivos mas todos os que contactaram com eles", começou por dizer Sónia Carneiro, em declarações à CNN Portugal.

"Alguma coisa de estranho se passou para que tenha havido uma alteração de procedimento por parte da autoridade de saúde local. Em termos do que a Liga poderia ter feito, e não podemos dizer que há culpados, era só basicamente magistratura de influência para convencerem os dois clubes a que não fossem a jogo naquela circunstâncias", prosseguiu a antiga diretora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

"Não sei as implicações desta nova variante, se tem a ver com a mudança de procedimentos. No passado havia imposição de balneários separados, circuitos específicos. Os jogadores comprometeram-se a ter comportamentos adequados. Este protocolo não me parece desatualizado, mas não sei as implicações da Ómicron", acrescentou ainda.

"Difícil avaliar, mas enquanto opinião pessoal é óvbio que alguma coisa foi mal gerida neste processo. Se só há 9 ou menos jogadores disponíveis a uma hora e meia do jogo, algo correu mal. Não foi gerido como deveria, por todas as partes, mas o presidente da Belenenses DAD poderá ter tido alguma falta de perceção", finalizou Sónia Carneiro.

Leia Também: Variante Ómicron identificada na Belenenses SAD. Há 13 casos positivos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Sporting

Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas