Powered by Betano
Premier League
Newcastle United FC
Newcastle United
Hoje
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.65
2
6.20
Liga dos Campeões da UEFA
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.10
X
3.95
2
1.60
Liga dos Campeões da UEFA
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18
Liga dos Campeões da UEFA
Bayer Leverkusen
Bayer Leverkusen
Amanhã
20H00
RB Salzburgo
Salzburgo
1
1.18
X
6.80
2
11.75

Sporting campeão, Bernardo, Guardiola e CR7: As mais lidas de 2021

Neste ano que hoje chega ao fim foram muitos os momentos marcantes que farão parte da história: polémicas, revelações bombásticas e um título que colocou um ponto final num longo jejum.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
31/12/2021 08:04 ‧ 31/12/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

2021 em revista

O ano de 2021 termina esta sexta-feira, mas os momentos marcantes no mundo do desporto prometem perdurar durante largos anos. Ao longo do último ano não faltaram notícias relevantes e feitos incontornáveis que mereceram toda a atenção mediática. 

O ano que hoje chega ao fim ficou marcado pela conquista do campeonato por parte do Sporting, equipa que foi campeã 19 anos depois. Também no futebol, a seleção nacional não conseguiu 'segurar' o título de campeã europeia e assinou uma prestação abaixo do razoável no Euro'2020 que foi disputado... em 2021. 

Mas nem tudo se resume a futebol no desporto. Nas modalidades, os atletas portugueses assumiram papel de destaque e a prestação nos Jogos Olímpicos foi para lá de positiva. Pedro Pablo Pichardo ganhou a medalha de ouro, Patrícia Mamona regressou com a medalha de prata, ao passo que Jorge Fonseca e Fernando Pimenta brilharam com o bronze. 

Ainda assim, as notícias mais lidas da secção de desporto acabaram por fugir a grande parte destes temas. Com diversos protagonistas, os leitores do Desporto ao Minuto não quiseram perder o fio à atualidade desportiva e acompanharam, a par e passo, as revelações mais bombásticas, os lances que correram o mundo, e o mediático caso judicial em torno de Rúben Semedo. 

Damos, por isso, o pontapé de saída nesta viagem das notícias mais lidas nos 12 meses do ano de 2021. 

Janeiro 

O ano abriu com um golo polémico apontado por Bernardo Silva, na vitória do Manchester City ante o Aston Villa (2-0) na Premier League. O lance fez correr muita tinta e a própria competição teve de mudar as regras. Tudo porque Rodri, estava em posição irregular e roubou a bola a Mings. No seguimento da jogada, o internacional português marcou. No entanto, lances como este não serão mais validados. 

"Quando um jogador em posição de fora de jogo influencia, imediatamente, um adversário que tenha jogado a bola deliberadamente, os árbitros devem dar prioridade à luta pela bola. Nesse sentido, se uma situação semelhante àquela que envolveu o impacto de Rodri em Mings ocorrer numa partida no futuro, então esse impacto deve ser penalizado com um fora de jogo", anunciara a Premier League.

Fevereiro 

No segundo dia de fevereiro, o desporto português foi abalado pela morte de Nuno Mota, jogador de polo aquático e médico, aos 32 anos.

Além de atleta, o central natural de Gondomar foi, ainda, árbitro da Associação de Natação do Norte de Portugal, e ocupava a vaga de "médico interno no Hospital de Faro, na especialidade de Fisiatria".

Março

Eric García era uma das maiores promessas dos escalões de formação do Manchester City, mas o constante assédio do Barcelona desde o mês de janeiro, clube onde o espanhol começou a sua formação, obrigou Pep Guardiola a tomar uma decisão drástica, mas com a qual não concordava.

Depois de ter sido titular na época transata, García, que estava no último ano de contrato com os cityzens, começou a ser menos utilizado por Guardiola no arranque deste ano civil, que admitiu que esta não foi uma escolha fácil.

Abril 

No quarto mês do ano, a notícia mais lida foi uma revelação de um antigo companheiro de equipa de Lionel Messi. Andrea Orlandi, que jogou no Barcelona entre entre 2005 e 2007, disse numa entrevista que não era agradável treinar com o argentino porque "ninguém conseguia roubar-lhe a bola".

O espanhol falou ainda de Ronaldinho e disse que faltou ao brasileiro o cuidado que Messi e Cristiano Ronaldo têm, apesar de toda a qualidade.

Maio

A 11 de maio deste ano o Sporting confirmava a conquista do título de campeão nacional, quebrando também um longo jejum que durava há 19 anos. Os leões receberam o Boavista, em Alvalade, e sem adeptos nas bancadas, mas presentes nas imediações do estádio, venceram pela margem mínima, graças ao golo de Paulinho. Arrecadaram, assim, o título nacional ainda antes do final da temporada. 

Junho

O mês de junho não é de boa memória para a seleção nacional, já que nos trouxe o adeus precoce de Portugal ao Euro’2020. No dia 19 de junho, os comandados de Fernando Santos sucumbiram diante da congénere alemã, por 2-4, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos.

No final desse encontro, um dos melhores médios do mundo, Toni Kroos, ficou com a bola do jogo e lançou o primeiro alerta na imprensa alemã. O adeus do médio do Real Madrid à Mannschaft estava para breve, o que viria efetivamente a confirmar-se no dia 2 de julho, depois da Alemanha ser eliminada do certame contra a Inglaterra, nos 'oitavos' da prova. 

Julho

Isabela Sousa tomou uma decisão inédita no desporto em Portugal, ao assumir a sua homossexualidade através da rede social Instagram, num caso raro em solo nacional.

A bodyboarder brasileira, que vive em Portugal há quatro anos, diz que tomou a decisão de revelar a sua homossexualidade devido a algumas "situações de preconceito" que foi vivendo ao longo da carreira, quer por parte de outros atletas ou por parte de marcas e patrocínios.

Agosto

A notícia mais lida de agosto acabou por ser uma tragédia. Anunciava-se a morte de Olivia Podmore, ciclista olímpica de apenas 24 anos que tinha confessado pouco tempo antes que sentia muita pressão por competir ao mais alto nível.

"A sensação quando se ganha é diferente de qualquer outra coisa, mas a sensação quando se perde, quando não se é selecionado mesmo quando se qualifica, quando se está lesionado (...) é também diferente de qualquer outra coisa", dizia a jovem no Instagram. Foi encontrada sem vida um dia depois do fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020.

Setembro 

Setembro foi mês de grande confusão, especialmente para Rúben Semedo. O internacional português acabou detido depois de uma queixa de alegada violação a uma jovem de 17 anos na Grécia.

O defesa do Olympiacos acabou por ser libertado sob fiança de 10 mil euros depois de uma mensagem que comprometeu a jovem, na qual se lia: "Boa sorte na prisão! Dás-me 15 mil euros e eu não digo nada". Nessa altura, a mãe ainda disse em tribunal que a mensagem teria sido enviada por outra pessoa.

Outubro

O último trimestre do ano ficou incontornavelmente marcado pelo adeus de Solskjaer ao comando técnico do Manchester United. Ainda antes desta partida já vários sinais eclodiam do seio interno de Old Trafford.

À margem dos resultados desportivos, nada abonatórios para os red devils, também no plantel surgiam críticas contra as decisões do técnico norueguês. Cristiano Ronaldo não gostou nada de começar o jogo contra o Everton, da 7.ª jornada da Premier League, no banco de suplentes e cedo a imprensa britânica revelou que o internacional português confidenciou a Solskjaer que "veio para Manchester para ganhar troféus e que o United devia manter em campo os jogadores mais importantes em todos os jogos".

Novembro 

Uma das antigas namoradas de Diego Armando Maradona, que morreu em novembro de 2020, chocou o mundo ao revelar que sofreu um verdadeiro pesadelo enquanto namorou com o antigo futebolista.

Numa entrevista muito emotiva, Mavys Álvarez, que relatou vários episódios de maus tratos, contou que foi violada pelo falecido futebolista, uma situação que aconteceu com a mãe de Mavys Álvarez muito de perto.

Dezembro

O ano fechou com golos de Cristiano Ronaldo, que regressou ao Manchester United durante o verão, e com um rumor sobre uma... lesão. O craque português foi notícia por ter contraído, alegadamente, uma lesão ao celebrar um dos golos frente ao Arsenal, algo que acabou por não se confirmar. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Al-Nassr reforça Esports com 'ajuda' de Cristiano Ronaldo

Videojogos

Al-Nassr reforça Esports com 'ajuda' de Cristiano Ronaldo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Por que é que a Ford já não faz carros como o Puma coupé?

Ford

Por que é que a Ford já não faz carros como o Puma coupé?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas