Calendário aperta em janeiro. CAN e qualificações levam atletas do Dragão

Azuis e brancos recusaram adiar o jogo com o Estoril por "constrangimentos de calendário", num mês em que alguns jogadores vão estar ausentes devido aos compromissos das seleções.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
06/01/2022 08:08 ‧ 06/01/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

O surto de Covid-19 que nos últimos dias atacou em força o Estoril colocou em cima da mesa a hipótese de adiamento do encontro contra o FC Porto, relativo à 17:ª jornada da I Liga, algo que não se confirmou.

Os estorilistas até avançaram com o pedido de adiamento da partida, mas em comunicado, emitido ao final da tarde de quarta-feira, revelaram que os azuis e brancos recusaram mudar a data do encontro, alegando "constrangimentos de calendário".

Mas terão afinal os azuis e brancos um calendário assim tão preenchido em janeiro? Se olharmos para o presente mês verificamos que, de facto, o FC Porto conta com cinco jogos até dia 31 de janeiro, quatro para o campeonato e um para a Taça de Portugal, em Vizela.

CAN e qualificações sul-americanas 'roubam' jogadores

O primeiro jogo dos portistas é já no próximo sábado, na Amoreira, frente a um Estoril que estará, certamente, desfalcado, apesar de contar com o número de jogadores suficientes para ir a jogo. Sem tempo a perder no corrente mês, os dragões recusaram o adiamento, isto num período em que a equipa da cidade Invicta vai, também ela, ser afetada por ausências.

Os problemas para a equipa orientada por Sérgio Conceição até começaram antes desta partida a sul do país. Janeiro é sinónimo, ainda que nem todos os anos, de Taça das Nações Africanas (CAN), e esta mesma competição já levou dois jogadores ao técnico portista.

Zaidu (Nigéria) e Nanu (Guiné-Bissau) vão desfalcar os azuis e brancos nas próximas semanas por estarem a participar na maior prova de seleções do continente africano. Pelo lado positivo, Mbemba fica no Olival, pois a seleção da República Democrática do Congo falhou o apuramento para a CAN.

Cenário aperta no final do mês

Após o jogo no Estoril, o FC Porto tem, quatro dias depois, uma deslocação a Vizela, onde irá jogar os quartos de final da Taça de Portugal. Segue-se nova viagem, desta vez até ao concelho de Oeiras, para defrontar a Belenenses SAD, no próximo dia 16 de janeiro.

E é precisamente depois deste duelo no Jamor que as contas de Sérgio Conceição vão começar a apertar ainda mais. É que, ao contrário do habitual, o final deste mês conta com alguns jogos da qualificação sul-americana para o Mundial'2022, que vão levar muitos dos principais atletas dos dragões.

A partida com o Famalicão, a 23 de janeiro, deverá ser a última em que Sérgio Conceição poderá contar com jogadores como Uribe, Corona ou a estrela da equipa Luis Díaz, que deve regressar à ação neste fim de semana na Amoreira, depois de ter recuperado da infeção por Covid-19.

Após isso, os jogadores sul-americanos devem voltar ao Dragão já no início de fevereiro, falhando, por isso, o duelo do FC Porto contra o Marítimo, a 30 de janeiro, que encerra o mês de jogos para os portistas.

Leia Também: Estoril revela recusa do FC Porto e jogo de sábado vai realizar-se

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas