O surto de Covid-19 que nos últimos dias atacou em força o Estoril colocou em cima da mesa a hipótese de adiamento do encontro contra o FC Porto, relativo à 17:ª jornada da I Liga, algo que não se confirmou.
Os estorilistas até avançaram com o pedido de adiamento da partida, mas em comunicado, emitido ao final da tarde de quarta-feira, revelaram que os azuis e brancos recusaram mudar a data do encontro, alegando "constrangimentos de calendário".
Mas terão afinal os azuis e brancos um calendário assim tão preenchido em janeiro? Se olharmos para o presente mês verificamos que, de facto, o FC Porto conta com cinco jogos até dia 31 de janeiro, quatro para o campeonato e um para a Taça de Portugal, em Vizela.
CAN e qualificações sul-americanas 'roubam' jogadores
O primeiro jogo dos portistas é já no próximo sábado, na Amoreira, frente a um Estoril que estará, certamente, desfalcado, apesar de contar com o número de jogadores suficientes para ir a jogo. Sem tempo a perder no corrente mês, os dragões recusaram o adiamento, isto num período em que a equipa da cidade Invicta vai, também ela, ser afetada por ausências.
Os problemas para a equipa orientada por Sérgio Conceição até começaram antes desta partida a sul do país. Janeiro é sinónimo, ainda que nem todos os anos, de Taça das Nações Africanas (CAN), e esta mesma competição já levou dois jogadores ao técnico portista.
Zaidu (Nigéria) e Nanu (Guiné-Bissau) vão desfalcar os azuis e brancos nas próximas semanas por estarem a participar na maior prova de seleções do continente africano. Pelo lado positivo, Mbemba fica no Olival, pois a seleção da República Democrática do Congo falhou o apuramento para a CAN.
#SaveTheDate A nossa agenda de janeiro #FCPorto pic.twitter.com/egiShuj2hr
— FC Porto (@FCPorto) January 5, 2022
Cenário aperta no final do mês
Após o jogo no Estoril, o FC Porto tem, quatro dias depois, uma deslocação a Vizela, onde irá jogar os quartos de final da Taça de Portugal. Segue-se nova viagem, desta vez até ao concelho de Oeiras, para defrontar a Belenenses SAD, no próximo dia 16 de janeiro.
E é precisamente depois deste duelo no Jamor que as contas de Sérgio Conceição vão começar a apertar ainda mais. É que, ao contrário do habitual, o final deste mês conta com alguns jogos da qualificação sul-americana para o Mundial'2022, que vão levar muitos dos principais atletas dos dragões.
A partida com o Famalicão, a 23 de janeiro, deverá ser a última em que Sérgio Conceição poderá contar com jogadores como Uribe, Corona ou a estrela da equipa Luis Díaz, que deve regressar à ação neste fim de semana na Amoreira, depois de ter recuperado da infeção por Covid-19.
Após isso, os jogadores sul-americanos devem voltar ao Dragão já no início de fevereiro, falhando, por isso, o duelo do FC Porto contra o Marítimo, a 30 de janeiro, que encerra o mês de jogos para os portistas.
Leia Também: Estoril revela recusa do FC Porto e jogo de sábado vai realizar-se