Advogados do Governo perdem recurso para adiar decisão sobre Djokovic

Os advogados do Governo australiano perderam um recurso pedindo que uma audiência marcada para segunda-feira sobre a deportação do tenista sérvio Novak Djokovic fosse adiada para quarta-feira.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/01/2022 07:12 ‧ 09/01/2022 por Lusa

Desporto

Austrália

Numa ordem publicada hoje, o Tribunal de Melbourne disse que a audiência sobre a revogação do visto do jogador de ténis, que pode ser seguida online, terá lugar na segunda-feira às 10:00 (23:00 de domingo, em Lisboa), como previsto.

Os advogados do Departamento de Assuntos Internos da Austrália pediram ao tribunal que atrasasse o processo até dois dias, mas o Juiz Anthony Kelly rejeitou o recurso.

O pedido chega depois dos advogados do jogador de ténis terem arquivado um documento de 35 páginas no tribunal no sábado, alegando que foi concedida uma isenção médica ao tenista para entrar na Austrália sem vacinação depois de, segundo os advogados, ter contraído covid-19 em dezembro passado.

Os advogados afirmam que Djokovic deu positivo para covid-19 em 16 de dezembro de 2021 e recuperou duas semanas depois.

Na quinta-feira passada, a equipa jurídica do tenista pediu ao tribunal uma resposta definitiva sobre a deportação para esta terça-feira por razões de marcação do Open da Austrália, que se realiza em Melbourne entre 17 e 30 de janeiro.

Djokovic chegou à Austrália na quarta-feira à noite com uma isenção médica que lhe permitiria defender o seu título de sem estar vacinado.

A revogação do visto de Djokovic criou tensões diplomáticas entre a Austrália e a Sérvia.

A disputa sobre as isenções médicas concedidas pela Federação Australiana de Ténis e pelo governo regional de Vitória, onde se realiza o Open da Austrália, levou o Executivo de Camberra a investigar licenças semelhantes concedidas a outras pessoas que participam no torneio em Melbourne, que decorre de 17 a 30 de janeiro.

A vacina é obrigatória para entrar na Austrália, mas existem isenções temporárias para pessoas que tenham "uma condição médica grave", que não podem ser vacinadas porque contraíram covid-19 nos seis meses anteriores ou tiveram uma reação adversa ao medicamento, entre outras razões.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas