Powered by Betano
Ipswich Town FC
Ipswich Town
24
novembro
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
Amanhã
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60
SK Slovan Bratislava
Slovan Bratislava
Amanhã
17H45
AC Milão
Milão
1
12.00
X
6.60
2
1.18

As notas do B SAD-FC Porto: Goleada em noite histórica para Evanilson

Brasileiro marcou três golos numa vitória sem contestação dos azuis e brancos, alcançado o primeiro hattrick ao serviço do FC Porto. É a 13.ª vitória seguida dos portistas para o campeonato português.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
17/01/2022 07:02 ‧ 17/01/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Três golos do brasileiro Evanilson e outro de Taremi construíram na noite de domingo uma vitória tranquila (4-1) na deslocação do FC Porto ao Jamor para enfrentar a Belenenses SAD, que até deu boa conta de si até ficar com menos uma unidade poucos depois da meia-hora do encontro.

Uma partida em que a figura do jogo doi sem dúvida o canarinho Evanilson. Numa noite histórica com a camisola dos azuis s brancos, o avançado marcou o primeiro hattrick pelo FC Porto, assim como o primeiro enquanto futebolista sénior.

A Belenenses SAD, que por estes dias confirmou Franclim Carvalho como treinador por época e meia, até começou bem com um golo de Abel Camará aos 13 minutos, mas a expulsão disparatada de Sithole, que viu o segundo amarelo e respetivo vermelho aos 31 minutos após uma 'patada' em Fábio Vieira, deitou tudo a perder para a equipa da casa, e abriu caminho à goleada do FC Porto.

Ainda que sem Sérgio Conceição no banco de suplentes, a cumprir um novo período de suspensão, os azuis e brancos prosseguiram a senda vitoriosa no campeonato português, alcançado a 13.ª vitória consecutiva na prova, estando a agora a três triunfos de igualar o recorde de André Villas-Boas.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura:

Exibição de mão cheia de Evanilson. Depois de uma primeira época em que foi mais vezes suplente utilizado do que titular, o brasileiro começa a marcar o seu espaço nas escolhas iniciais de Sérgio Conceição. Tem faro de matador e esta noite provou-o com três golos, alcançado os 12 na temporada. Vai em 23 jogos esta época, menos um do que no ano passado, e ainda estamos apenas a meio da temporada.

Surpresa:

Se Vitinha hoje esteve abaixo das expectativas, Fábio Vieira sobressaiu no lado dos azuis e brancos. Contribuiu para a expulsão de Yaya Sithole já que sofreu as duas faltas do médio sul-africano, e esteve diretamente ligado a três dos quatros golos dos azuis e brancos.

Desilusão:

Exibição para esquecer de Yaya Sithole. Viu dois amarelos, e respetivo vermelho, em pouco mais de meia-hora, e deixou a sua equipa à mercê de um adversário de nível superior, numa altura em que os azuis até venciam.

Treinadores:

Franclim Carvalho: O arranque dos azuis surpreendeu o líder do campeonato, mas o vermelho de Sithole deitou por terra a estratégia que os azuis levaram para o encontro. Apesar da equipa ter procurado causar mossa depois de ficar reduzida a dez unidades, a Belenenses SAD foi incapaz de para o poderio ofensivos dos portistas.

Vítor Bruno: Sem o treinador principal no banco, coube ao adjunto a tarefa de, mais uma vez, liderar a equipa. Foram feitas algumas mudanças no onze titular, como a colocação de Bruno Costa a defesa direito, mas a equipa não se ressentiu disso. A jogar contra 10, os portistas tiraram um defesa e colocaram mais um atacante para pressionar a defesa adversária, algo que fizeram com muito sucesso. Sempre muito acutilantes a nível ofensivo, os azuis e brancos podiam ter saído do Jamor com mais do que os quatro golos marcados.

Arbitragem:

Manuel Mota esteve um pouco perdido no jogo. Esteve bem ao expulsar Yaya Sithole, assim como no golo anulado a Evanilson, mas foi contra a regras do VAR quando, nos descontos do primeiro tempo, apitou para invalidar o golo de Taremi antes da bola entrar na baliza, impedindo o vídeo árbitro Tiago Martins de poder atuar neste lance.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Pinto da Costa

Filha de Pinto da Costa agradece "centenas de mensagens e chamadas"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas