A Polónia decidiu, este sábado, que não irá defrontar a Rússia no próximo mês de março, onde tem previsto um duelo para o playoff de acesso ao Mundial'2022. A informação foi revelada nas redes sociais por Cezary Kulesza, presidente da Federação Polaca de Futebol.
O dirigente polaco afirmou ainda que está em conversações com a Suécia e a República Checa, as outras duas seleções do caminho B, para a apresentação de uma "posição comum" à FIFA.
"Sem mais palavras, é hora de agir! Devido à escalada da agressão da Federação Russa contra a Ucrânia, a seleção polaca não pretende disputar o play-off contra a Rússia. Esta é a única decisão certa. Estamos a conversar com as federações da Suécia e da República Checa para apresentar uma posição comum à FIFA", lê-se na publicação de Cezary Kulesza.
Koniec ze słowami, czas na czyny! W związku z eskalacją agresji Federacji Rosyjskiej na Ukrainę, reprezentacja Polski nie zamierza rozegrać barażowego meczu z rep. Rosji. To jedyna słuszna decyzja. Prowadzimy rozmowy z federacjami 🇸🇪 i 🇨🇿, aby przedstawić FIFA wspólne stanowisko.
— Cezary Kulesza (@Czarek_Kulesza) February 26, 2022
A posição do máximo dirigente da Federação polaca já mereceu a aprovação de Robert Lewandowski, capitão da seleção da Polónia.
"A decisão certa! Não consigo imaginar-me a jogar uma partida com a seleção russa numa situação em que a invasão armada na Ucrânia continua. Os jogadores e adeptos russos não são responsáveis por isso, mas não podemos fingir que nada está a acontecer", escreveu Lewandowski no Twitter.
A Polónia tem jogo marcado com a Rússia, em Moscovo, a 24 de março, na meia-final do play-off. O vencedor deste jogo irá defrontar o vencedor do outro encontro da meia-final, entre Suécia e República Checa. O vencedor segue para o Mundial'2022.
Słuszna decyzja! Nie wyobrażam sobie grania meczu z reprezentacją Rosji w sytuacji gdy trwa agresja zbrojna na Ukrainie. Rosyjscy piłkarze i kibice nie są za to odpowiedzialni, ale nie możemy udawać, że nic się nie dzieje. https://t.co/rfnfbXzdjF
— Robert Lewandowski (@lewy_official) February 26, 2022