Portimonense e Benfica defrontam-se, neste sábado, pelas 18 horas, para a 25.ª jornada da I Liga, no Estádio Municipal de Portimão.
Num embate entre águias, os pupilos de Paulo Sérgio ocupam atualmente o nono lugar, com 29 pontos, já os encarnados moram no terceiro posto, com 54 pontos, a quatro do Sporting e a 10 do líder FC Porto.
Recordar que na primeira volta, os algarvios gelaram a Luz, ao vencer por 1-0, e com uma soberba exibição do guarda-redes Samuel Portugal. O Portimonense que, fora de portas, é o sexto que mais pontos arrecada (19), sendo no seu reduto o clube com menos pontos amealhados (10). Também relembrar que as águias não vencem para o campeonato desde 18 de dezembro.
Treinadores em discurso direto
Paulo Sérgio
Análise ao Benfica: Procurámos analisar bem as movimentações que o [Nélson] Veríssimo quer implementar -- estarmos atentos a isso para não ser surpresa durante a partida para os nossos jogadores -- e encontrar uma estratégia para pôr o Benfica em sentido. Para que não seja um treino de ataque de uma equipa e defesa para a outra. A nossa intenção é ter, a toda a hora, a baliza do Benfica nos nossos olhos.
Ferir o Benfica: Temos de estar atentos aos detalhes e pormenores, onde nos podem ferir mais, mas nunca esquecendo que nós temos de ter uma postura de querer também ferir o Benfica. Senão, não fazia sentido, nem eu treino jogadores para eles ficarem só a correr atrás da bola.
Vitória na Luz: Não faz sentido. Desse lote de jogadores que tínhamos nessa altura já saíram três, os jogadores que agora temos disponíveis são outros, o treinador do Benfica mudou. Não faz nenhum sentido ir ver o jogo da primeira volta.
Nélson Veríssimo
Impacto da guerra em Yaremchuk: O Benfica tem dado todo o apoio possível nestas circunstâncias, mas o Roman tem sido um verdadeiro exemplo para todos nós. É profissional como todos os outros, mas, dada a situação que se está a viver no seu país, tem-se entregue de uma forma bastante intensa à preparação dos jogos. Quase que diríamos que não se tem passado nada, mas sabemos que é uma situação difícil. Temos falado diariamente com ele. É um processo que todos esperamos que dure o menor tempo difícil. Ele tem sido um verdadeiro exemplo no dia a dia. Os bons exemplos são para ficar, agora, resta-nos dar o apoio naquilo que ele precisar.
O que espera do Portimonense: É um adversário complicado, num campo tradicionalmente difícil. Contamos com os adeptos dos nossos adeptos para superar este difícil obstáculo. É um adversário que tem qualidade na forma de atacar e no processo defensivo. Não sofre muitos golos, tem um processo ofensivo de qualidade na circulação de bola. Vai ser um jogo difícil para nós. Sabemos que temos de estar num nível de ativação muito elevado, com uma entrada forte para mostrarmos àquilo que vamos. Sabemos que vai ser difícil, mas temos de nos focar na nossa forma de jogar.
Aposta em Taarabt em detrimento de João Mário: São jogadores com caraterísticas diferentes. Não nos podemos esquecer que, em função das oportunidades dadas aos jogadores e do rendimento, há uma aposta no sentido da continuidade ou não. São jogadores que dão coisas diferentes à equipa. O João Mário têm uma grande qualidade na manutenção da posse de bola, com chegada em condução a zonas mais à frente e a definir no último terço. O Adel, a ver os colegas e as desmarcações, tem mais qualidade no passe vertical no sentido de lançar os movimentos dos jogadores nas dinâmicas ofensivas. Nalguns momentos, sentimos que a aposta pode recair sobre um ou outro jogador. João Mário teve um período com Covid-19, em que esteve alguns dias sem poder treinar. Entretanto, as apostas recaíram sobre outros jogadores que demonstraram rendimento. Agora, por momentaneamente um jogador jogar mais ou menos, não significa que não estejamos satisfeitos com o rendimento apresentado em campo. É olhar para o nosso plantel, perceber que temos jogadores da mesma posição com caraterísticas diferentes, e, em relação à estratégia para certo momento do jogo, usamos o que servir melhor os objetivos coletivos da equipa. O coletivo está sempre em primeiro lugar.
Últimos onzes
Portimonense: Samuel; Moufi, Pedrão, Lucas Possignolo, Relvas; Willyan, Carlinhos, Lucas Fernandes; Angulo, Fabrício e Nakajima.
Benfica: Odysseas; Gilberto, Morato, Vertonghen, Grimaldo; Meïte, Taarabt, Rafa, Everton; Gonçalo Ramos e Darwin.
Últimos resultados
Portimonense: E-E-E-E-D
Benfica: V-E-E-V-V
Ausências
Portimonense: Lazaar, Ricardo Matos e Pedro Sá.
Benfica: Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho e Seferovic.
Leia Também: Revelados os árbitros nomeados para a 25.ª jornada da I Liga