O FC Porto recebe, este domingo, o Tondela, em jogo a contar para a 25.ª jornada da I Liga, antes de lançar a 'cartada' decisiva na deslocação europeia da próxima semana, a Lyon.
O foco, naturalmente, terá de estar no campeonato, mas os azuis e brancos lidam com um dado pouco seguro a jogar no Dragão, uma vez que venceram apenas um dos últimos quatro duelos caseiros.
Do outro lado, está um Tondela um pouco mais galvanizado com o momento que vive na Taça de Portugal (estando bem lançado para chegar à final) e que, após quatro derrotas no campeonato, voltou a pontuar na passada jornada, frente à Belenenses SAD (1-1).
Tocam-se dois extremos. O dos beirões em querer urgentemente sair da zona de descida, dado que ocupam o 16.º lugar, com 21 pontos. E o dos dragões com a intenção de ultrapassar as questões relacionadas com o desgaste físico, de forma a seguirem firmes na liderança (atualmente com 67 pontos), mantendo pelo menos os seis pontos de diferença para o segundo classificado, o Sporting.
FC Porto e Tondela defrontam-se, este domingo, a partir das 18 horas, num encontro que será disputado no Estádio do Dragão e que será ajuizado pelo árbitro Gustavo Correia. Pode acompanhar as incidências da partida em Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Que jogo espera: As equipas, com o avançar do campeonato, ficam com menos margem para concretizar os seus objetivos. Na vida, quando estamos em dificuldade, por vezes, vamos buscar forças onde pensamos que não temos, e chegamos a determinados limites de superação que não pensávamos que era possível. É muito por aí. Há uns anos, o Petit veio ganhar ao Dragão e fazer uma sequência de vitórias que lhe permitiu ficar na I Liga com esta equipa. Há muitos exemplos disso. Olhando para a tabela e vendo o Tondela naquela posição, sabemos que é uma das equipas que faz mais golos. Estamos atentos, juntamos esses fatores todos e percebemos que é um jogo importante para nós, difícil. Temos de ser nós a ir atrás do que queremos. É uma batalha, mais uma final para nós, das nove que temos pela frente no campeonato, que é o nosso principal objetivo. Vamos tentar estar à altura para conquistar os três pontos.
FC Porto obrigado a gerir o plantel: O perigo não tem a ver com estes dois jogos. Vamos jogar amanhã, ao quarto dia, e depois jogamos também ao quarto dia. Perigoso poderá ser o jogo do Boavista. Jogamos na quinta, voltamos no próprio dia ou na sexta-feira, apenas temos sábado para recuperar e no domingo estamos em estágio, porque depois há o período das seleções. Clube e jogador estão preparados, mas não podemos esconder a sobrecarga do calendário e os plantéis que temos em Portugal. Temos de olhar para isso e fazer uma gestão inteligente e criativa. Se calhar, não fui tão criativo no último jogo, mas por outras razões. Achava que aquele onze me dava uma resposta boa para ir para Lyon já com algum conforto na eliminatória, o que não aconteceu. Queria acertar sempre, e depois condeno-me muito, porque sou muito exigente comigo próprio. Mas também não tenho a certeza de que, se metesse quatro ou cinco jogadores diferentes, ganharia o jogo. Fica isto no ar.
Rúben Semedo no lugar de Pepe: Está a evoluir da forma que nós pensamos e preparamos, com o principal, que é a aceitação de perceber que tem de passar aqui uma fase de adaptação normal. Está muito melhor, se não não tinha entrado contra o Lyon, mas aqui não tem a ver com ser o substituto do Pepe, tem a ver com as caraterísticas do jogo e do próprio jogador. Naquele jogo, achei que era melhor o Rúben. Se não jogar o Pepe amanhã, pode jogar o Fábio Cardoso. Nada o impede. Depende do que definir como plano de jogo. Aqui, não há hierarquias.
Pako Ayestarán
Projeção: Temos de estar ao nosso nível e tratar de reduzir os aspetos positivos que tem o FC Porto, que tem muitos, na verdade. Fundamentalmente, o dinamismo que tem no meio campo que, muitas vezes, dificulta os jogadores.
Análise: É uma equipa que é sempre agressiva, é intensa, que compete, que é capaz de combinar com um jogo direto que é difícil de disputar, portanto, espero o FC Porto de sempre, e por isso é a equipa que está na posição em que está, com os resultados que tem. Não esquecendo que é muito competitivo.
Lutar por pontos: Antes de começar o jogo já temos 0-0 e, no plano do quadro, há possibilidades de ganhar, mas outra coisa é o que acontece depois e o mais importante é que sejamos capazes de ser competitivos e que a partir dessa competitividade se possam sacar resultados. Este clube está habituado a sentir pressão até à última jornada da Liga, portanto, temos todos de estar acostumados, porque é parte da nossa história.
Últimos resultados
FC Porto: D-V-V-E-E
Tondela: E-V-D-D-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa: Zaidu, Pepe, Mbemba, João Mário; Matheus Uribe, Vitinha, Otávio; Mehdi Taremi, Evanilson e Pepê
Tondela: Pedro Trigueira; Manu Hernando, Marcelo Albes, Modibo Sangan; Bebeto, Pedro Augusto, Sessi D'Almeida, Tiago Dantas, Neto Borges; Rafael Barbosa e Daniel dos Anjos
Ausências
FC Porto: Manafá e Pepe (lesionados)
Tondela: Jota Gonçalves (lesionado), Salvador Agra e Ricardo Alves (castigados)d
Leia Também: Sérgio Conceição alerta para jogo "difícil": "É mais uma final"