A Associação da Maratona de Boston comunicou, esta quarta-feira, que vai proibir a participação de atletas russos e bielorrussos que vivam nos seus países de origem, embora tivesse sido dada a autorização inicialmente.
"A BAA anunciou que os russos e bielorrussos que foram aceites na Maratona de Boston de 2022 ou BAA 5K como parte do processo de inscrição aberta, e que atualmente residem em qualquer um dos dois países, não poderão mais competir em nenhum dos eventos", pode ler-se no comunicado.
Contudo, a organização da maratona anual mais antiga do mundo acrescentou que vai permitir que os russos e bielorrussos que não vivem nos seus países de origem participem na prova, embora não possam envergar nenhuma bandeira.
A decisão surge na sequência dos acontecimentos que têm marcado a tensão entre Rússia e Ucrânia há mais de um mês.
Recorde-se que a história maratona de Boston foi alvo de uma série de ataques terroristas em 2013, num ato que matou três pessoas e deixou muitas mais feridas.
The B.A.A. has announced that Russians & Belarusians who were accepted into the 2022 Boston Marathon or B.A.A. 5K as part of the open registration process & are currently residing in either country will no longer be allowed to compete in either event.https://t.co/pAwqGqJxOI
— Boston Marathon (@bostonmarathon) April 6, 2022
1/3