Evangelista pede foco total para evitar erros na receção ao Santa Clara

O treinador do Arouca vincou hoje que o "tempo é curto para corrigir erros" na luta pela manutenção e pediu "foco total", na véspera do jogo com o Santa Clara, da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
14/04/2022 16:00 ‧ 14/04/2022 por Lusa

Desporto

Arouca

Na ressaca da derrota no Bessa (1-0), a formação de Armando Evangelista regressa a Arouca à procura de uma injeção de moral e pontual pela sobrevivência no principal escalão, já que no último jogo 'caseiro' venceu a "equipa sensação" Gil Vicente, o primeiro triunfo no seu estádio em quatro meses.

"O tempo para o luto é curto, há que ter a capacidade para arrumar o que se passou -- bom ou menos bom -- o mais rápido possível. Procuramos esclarecer o que poderia ter sido feito melhor e focar-nos no que temos pela frente. Nesta fase da época não há tempo para corrigir erros e a solução é não os cometer. A partir de agora, o foco tem que ser total", afirmou.

Relativamente aos 'bravos açorianos', o técnico analisou o "início [de época] que não correspondeu às expectativas, o investimento em bons valores e a base muito interessante transportada do ano passado" -- que conseguiu a qualificação para a Liga Europa --, referindo que "nesta segunda volta, os resultados são condizentes com o valor do plantel".

Além disso, recordou que as últimas três derrotas sofridas pela equipa de Mário Silva foram com o FC Porto, Benfica e Sporting, tendo ainda eliminado os 'dragões' da Taça da Liga, numa demonstração de "valor [dos jogadores], coesão e estabilidade na tabela classificativa".

"[É uma equipa que] assenta num estilo de jogo dinâmico, com capacidade para ter a bola, conhecedores dos ritmos de jogo. Sabem quando atrair e acelerar, com capacidade de ter bola, mas também de acelerar o jogo e procurar a profundidade. Isso requer uma concentração fantástica da nossa parte. Temos que nos superar para poder equilibrar e surpreender este Santa Clara", perspetivou.

Para isso, Evangelista quer repetir a fórmula usada contra os 'gilistas': menos vertigem e ansiedade de resolver cedo para evitar cometer erros.

"A equipa vai crescendo em função dos comportamentos positivos do jogo. Se estivermos confortáveis com o resultado, com o passe que entrou, a forma de defender, podemos crescer muito do ponto de vista ofensivo. Mas isto é tudo teoria, contra o Gil Vicente resultou. É óbvio que o Santa Clara pede uma receita idêntica, mas nunca igual. Temos de deixar de parte a ansiedade, o entusiasmo e querer resolver rápido demais para sermos uma equipa coesa e evitar o erro", sublinhou.

Nesta temporada, o Santa Clara tem conjugado o bom rendimento desportivo com o financeiro, encaixando valores interessantes com a transferência de alguns jogadores, um trajeto e um patamar que Evangelista acredita que o Arouca pode chegar, alcançando a manutenção esta temporada.

"O Arouca, perspetivando um crescimento, tem que estar de olhos no negócio. O futebol é um negócio, não há que o esconder. Se tivermos a capacidade de contratar jogadores para os poder valorizar e vender, podemos aspirar a outros objetivos no futuro, mas isso são questões que não dependem só do treinador ou da equipa técnica, é um trabalho em conjunto com a direção", disse.

Ao mesmo tempo, referiu que "esse seria o caminho, o Santa clara é um bom exemplo disso mesmo", de realizar bons encaixes financeiros mantendo uma posição firme na I Liga e conseguindo alcançar as provas europeias.

David Simão e Bukia regressam de castigo e estão às ordens de Armando Evangelista, no entanto Pedro Moreira continua afastado com uma lesão no joelho, mantendo-se no boletim clínico juntamente com Yaw Moses, Sema Velázquez, Eboué Kouassi e Fernando Castro.

O Arouca, 15.º classificado com 26 pontos, vai receber o Santa Clara, oitavo com 34 pontos, na sexta-feira, às 15:30, no Estádio Municipal de Arouca, com arbitragem de Manuel Oliveira, de Associação de Futebol do Porto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas