Depois de o colombiano Camilo Durán, aos 20 e 65 minutos, e o brasileiro Carlos Eduardo (26 e 69) terem 'bisado' para os dois lados, o tento de Tamble Monteiro, aos 78, acabou por dar os três pontos aos anfitriões num jogo emotivo.
O equilíbrio imperou desde o minuto inicial, com a primeira vantagem algarvia, aos 20 minutos -- Camilo Durán estreou-se a marcar pelos 'alvinegros' na sequência de lançamento lateral --, a ter resposta ao cabo de seis minutos, no primeiro cabeceamento certeiro de Carlos Eduardo na partida.
João Santos desperdiçou duas boas oportunidades para o Felgueiras, no final da primeira parte e início da segunda, antes de Camilo Durán voltar a colocar a sua equipa na frente (65 minutos), num lance em que o guardião Bruno Pinto deixou a bola passar por debaixo do corpo.
A equipa orientada por Agostinho Bento voltou a responder à altura, volvidos quatro minutos, com o suplente Berna Conceição a centrar para a resposta de cabeça de Carlos Eduardo.
Já a terceira vantagem dos algarvios -- num cabeceamento de Tamble Monteiro, que marcou à sua ex-equipa, após cruzamento de Paulo Vítor -- acabou mesmo por ser duradoura, apesar do assédio final dos forasteiros.
O Portimonense subiu, à condição, ao 11.º lugar, com 23 pontos, ultrapassando o Felgueiras, 12.º, com 22.