Notas do Benfica-Famalicão: Barreiro mostrou 'luxo' e serviu a 'vingança'

Médio luxemburguês foi responsável por três dos quatro motivos de festejo na Luz.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/01/2025 07:00 ‧ há 3 horas por Miguel Simões

Desporto

Análise

Ainda com o jogo da primeira volta (derrota por 2-0) em mente, o Benfica 'vingou-se' do Famalicão, esta sexta-feira, com uma goleada 'sem espinhas', por 4-0, em que o maior protagonista foi Leandro Barreiro, com um inédito hattrick, a provocar uma 'pressão' adicional sobre o líder Sporting.

 

Costuma-se dizer que o Luxemburgo é feito de luxo. Talvez por aí se explique que o médio luxemburguês tenha sido o responsável por abrir o ativo (11'), após passe de Vangelis Pavlidis, seguindo-se o bis para lá da meia hora de jogo (36'), ao beneficiar de uma assistência 'açucarada' de Andreas Schjelderup.

Só que nada disto ficaria por aqui. Já com a 'Fama' de goleador, Leandro Barreiro ainda foi a tempo de rubricar um hattrick (67'), em nova combinação de sucesso com Schjelderup, até que Orkun Kokçu também quis participar na 'vingança' e fechou com selo de goleada, aos 80 minutos.

Desta forma, os campeões de inverno - fruto da conquista da Taça da Liga no passado sábado - responderam da melhor forma às derrotas das últimas duas jornadas, 'colando-se' provisoriamente ao Sporting e ultrapassando o FC Porto, com um ponto de vantagem. Já o Famalicão continua em crise, a meio da tabela.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Leandro Barreiro viveu, seguramente, uma das noites de maior glória em toda a sua carreira futebolística, com um inédito hattrick que dificilmente irá esquecer. Numa exibição altamente eficaz, o médio luxemburguês abriu o ativo bem cedo , cumpriu o sonho do bis ainda antes do intervalo e tratou de assinar o 3-0 a meio do segundo tempo. Melhor parecia ser impossível.

Surpresa

Andreas Schjelderup tem figurado como uma das grandes surpresas da época do Benfica e, esta sexta-feira, voltou a 'espalhar' magia dentro das quatro linhas, ao ponto de se destacar com duas assistências dignas de registo para os segundo e terceiro golos de Leandro Barreiro. Os recentes golos apontados na Taça da Liga e na Taça de Portugal não foram esquecidos pelo público aquando da sua substituição ao minuto 80.

Desilusão

Gil Dias não foi propriamente feliz no regresso à Luz, de tal forma que terminou o jogo sem qualquer investida perigosa junto da baliza de Anatoliy Trubin. Para além disso, o avançado do conjunto minhoto falhou alguns passes e perdeu grande parte dos duelos, ficando muito longo do nível apresentado em jogos anteriores. Não foi, por isso, de admirar a sua substituição por Sejk aos 63 minutos.

Treinadores 

Bruno Lage operou uma mão cheia de mexidas em relação ao onze frente ao Farense (1-3), desde a baliza à frente de ataque, acabando por acertar ao manter Leandro Barreiro no miolo, sobretudo por tudo aquilo que isso representou na chegada à baliza adversária. As substituições aconteceram já com o jogo resolvido (3-0 no marcador) e permitiram que jogadores como Bajrami e João Rêgo somassem minutos.

Hugo Oliveira continua com dificuldades evidentes desde a chegada ao Famalicão, sem vencer ao fim de cinco jogos, tendo vacilado na abordagem ao encontro na Luz, nem que seja só pelo facto de ter visto a sua equipa terminar o encontro sem um único remate à baliza de Trubin. Para além disso, as substituições no segundo tempo pouco ou nada acrescentaram ao jogo.

Árbitro

João Gonçalves teve uma arbitragem segura e competente, impondo o seu critério disciplinar desde bem cedo, com três cartões amarelos mostrados a jogadores do Benfica no primeiro tempo... e nenhum na segunda parte. O lance de maior 'sururu' aconteceu quando, no fecho do terceiro minuto de compensação concedido antes do intervalo, impediu Pavlidis de fechar uma jogada de golo iminente.

Leia Também: Leandro Barreiro ganha 'Fama' de goleador e Benfica 'pressiona' Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Manchester United de luto. Morreu Denis Law, aos 84 anos

Óbito

Manchester United de luto. Morreu Denis Law, aos 84 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas