FC Porto vence 'jogo louco' e torce... pelo Gil Vicente para ser campeão

Dragões bateram o Vizela e podem fazer a festa no ‘sofá’, caso o Sporting cometa um ‘deslize’, no domingo.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
30/04/2022 20:52 ‧ 30/04/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto deu, este sábado, mais um importante passo rumo ao título, ao receber e bater o Vizela, por 4-2. Mehdi Taremi (bis), Evanilson e Chancel Mbemba marcaram os golos dos azuis e brancos, ao passo que a resposta pertenceu a Alex Méndez e Nuno Moreira.

Significa isto que os dragões podem sagrar-se campeões nacionais já no domingo, se o Sporting não vencer o Gil Vicente. Caso contrário, a festa poderá ter lugar no próximo fim de semana… no estádio da Luz, diante do Benfica, onde lhe bastará um empate.

Personalidade minhota manteve a incerteza

O FC Porto estava de orgulho ferido, fruto da derrota sofrida na passada jornada, diante do Sporting de Braga, e entrou em campo empenhado em deixar bem claro que queria dar a volta e escrever mais uma página na caminhada rumo ao título o mais rapidamente possível.

Os dragões mostraram-se pressionantes, sem deixar o Vizela ‘respirar’, e não foi preciso muito tempo até se instalarem no meio-campo adversário, criando ‘calafrio’ atrás de ‘calafrio’ à defesa do emblema visitante.

Foi então que, aos 22 minutos, uma asneira inacreditável de Pedro Silva deitou tudo a perder. O guarda-redes demorou uma eternidade a ‘despejar’ a bola e acabou por perdê-la para Evanilson, que a colocou no fundo da baliza.

Apenas seis minutos depois, o marcador do estádio do Dragão voltou a funcionar. Após lance duvidoso entre Marko Grujic e Guilherme Schettine, Manuel Mota recorreu ao VAR e apontou para a marca de grande penalidade, de onde Mehdi Taremi aproveitou para marcar.

No entanto, ainda antes do apito para o intervalo, os homens de Álvaro Pacheco fizeram questão de demonstrar que estavam bem ‘vivos’, e, após algumas aproximações à grande área, um grande remate de Alex Méndez bateu Diogo Costa e reduziu a desvantagem.

Mbemba ‘traiu’… mas compensou

O Vizela regressou dos balneários a ‘todo o gás’ e despejou, aos 50 minutos, um autêntico ‘balde de água gelada’ sobre as bancadas do estádio do Dragão, quando um remate de Nuno Moreira desviou em Chancel Mbemba e encontrou o caminho para a baliza.

Ainda assim, a reposta não tardou. O FC Porto pegou na bola, regressou ao ataque e colocou-se, uma vez mais, em vantagem, por intermédio de Chancel Mbemba, que deu o melhor seguimento possível a um cruzamento certeiro de Pepê.

Em cima do apito final, Mehdi Taremi bisou e selou a ‘chuva de golos’, pelo que os dragões reforçam a liderança isolada da I Liga. Agora, somam 85 pontos, mais nove do que o segundo classificado, o Sporting, que recebe o Gil Vicente, no domingo.

Já o Vizela, permanece com 32 pontos conquistados ao cabo de tantas outras jornadas e é 14.º classificado, com seis pontos de vantagem sobre o Moreirense, equipa que mora imediatamente abaixo da ‘linha de água’ e que tem jogo marcado com o Boavista.

Momento do jogo: O FC Porto viu-se, no arranque da segunda parte, numa posição desconfortável, após ver uma vantagem de dois golos anulada pelo Vizela. No entanto, a resposta imediata, por intermédio de Chancel Mbemba, revelou-se determinante para o triunfo.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Vitinha, Otávio, Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

Vizela: Pedro Silva; Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Anderson, Ofori; Claudemir, Méndez, Samu; Nuno Moreira, Kiko Bondoso e Schettine.

Antevisão

O FC Porto tem, este sábado, uma oportunidade de 'ouro' para dar mais um passo rumo à conquista do título de campeão nacional, na receção ao Vizela, em partida a contar para a 32.ª e antepenúltima jornada da I Liga.

Os homens de Sérgio Conceição sabem que, em caso de vitória, poderão assistir de 'cadeirão' ao embate entre Sporting e Gil Vicente, no estádio de Alvalade, onde bastará um 'deslize' dos leões para selarem, definitivamente, as contas do campeonato.

Aliás, poderá mesmo bastar aos azuis e brancos uma igualdade, diante dos minhotos, para fazerem a festa, ainda que, nessa circunstância, os 'foguetes' só possam ser lançados caso os atuais campeões percam diante da equipa-sensação da temporada.

Do outro lado, estará uma equipa comandada por Álvaro Pacheco motivada pelo regresso às vitórias, na passada ronda, diante do Arouca, e também empenhada em surpreender e dar um 'passo de gigante' na luta pela manutenção.

O FC Porto-Vizela será ajuizado por Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Vizela: Dragões em busca de 'vingança' e... do título

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Revelado sexo e nome do bebé de Gonçalo Ramos que está quase a chegar

Gonçalo Ramos

Revelado sexo e nome do bebé de Gonçalo Ramos que está quase a chegar

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas