A UEFA confirmou, esta segunda-feira, que decidiu excluir a seleção da Rússia do Europeu de futebol feminino deste verão, situação que coloca Portugal na fase final da prova que decorre entre 6 e 31 de julho.
Os russos tinham eliminado a equipa das quinas no playoff de aceso a esta prova, mas as sanções aplicadas às competições desportivas da Rússia, por conta da invasão à Ucrânia, ditaram esta decisão final da UEFA.
"A Rússia não vai participar no grupo C da fase final do UEFA Women's EURO 2022, agendada entre 6 e 31 de julho, em Inglaterra, e será substituída por Portugal, o adversário que a Rússia derrotou no play-off", pode ler-se na nota do organismo que gere o futebol europeu.
Portugal estará, assim, no grupo C da prova, juntamente com Holanda, Suécia e Suíça. O Europeu de futebol feminino acontece em Inglaterra. A equipa das 'quinas' vai fazer a estreia em 09 de julho, frente à Suíça, defrontando os Países Baixos, atuais campeões da Europa e 'vices' mundiais, em 13 de julho, antes de fechar a fase de grupos frente à Suécia, em 17.
No mesmo comunicado, a UEFA informa ainda que a seleção masculina russa não vai participar na Liga das Nações, que a seleção sub-21 não vai participar na qualificação para o Europeu da categoria e que os clubes russos vão continuar ausentes das provas sob alçada da UEFA.
Leia Também: Clubes da Rússia continuam suspensos das provas da UEFA na próxima época
Russia will not participate in this summer's UEFA Women's EURO 2022.
— UEFA (@UEFA) May 2, 2022
Portugal, the opponent defeated by Russia in the qualifying play-offs, will now participate in Group C.
Additionally, Russian teams will not participate in UEFA club competitions next season.
More info: ⬇️