O Sporting despediu-se da época 2021/22 com uma goleada diante do Santa Clara (4-0), este sábado, em Alvalade, num jogo que marcou a despedida de, pelo menos, Pablo Sarabia.
Rúben Amorim tinha anunciado o onze para a derradeira jornada do campeonato na conferência de antevisão e, verdade seja dita, não se tratou de 'mind games' porque os onze anunciados... foram os onze a ir a jogo de início.
Os leões foram para o intervalo a vencer com um golo de Tabata e, num segundo tempo de oportunidades e de despedida(s), a vantagem foi aumentando gradualmente, através dos pés de Porro, Sarabia e Edwards, garantindo os mesmos 85 pontos da época transata, sem que isso se traduza na conquista do título.
O minuto 17 e o golo no timing certo
Num jogo em que o Sporting até entrou melhor, Luís Neto, surpreendentemente, foi o autor da primeira ocasião de perigo, mas a equipa de Mário Silva não quis ficar atrás e quis responder.
De forma organizada, os açorianos foram encontrando espaços para chegar à área contrária e, depois da ameaça de Lincoln, seria Mohebi a desperdiçar uma grande ocasião para marcar na cara de Virgínia. Pelo meio, destaque para o minuto 17, que marcou um tremendo aplauso por parte do público de Alvalade a Pablo Sarabia.
No entanto, seria o Sporting a fechar a primeira parte em vantagem. Após um corte falhado por parte de Paulo Henrique, Bruno Tabata apareceu solto no interior da área e, de primeira, inaugurou o marcador aos 41 minutos.
As estreias, os golos e um adeus emocionado
O arranque da segunda parte não poderia ter sido melhor para a turma de Amorim. Logo aos 52 minutos, de lateral para lateral, Pedro Porro ampliou a vantagem após passe de Nuno Santos e, quatro minutos depois, seria a vez de Pedro Gonçalves assistir Sarabia para o terceiro golo.
E, por falar em Sarabia, seria ele a receber o grande aplauso da noite, ao ser substituído aos 63 minutos por Rodrigo Ribeiro, naquele que foi um adeus a Alvalade muito emocionante.
Já dentro dos últimos quinze minutos, Marcus Edwards resolveu atirar do meio da rua e protagonizar um lance candidato a melhor golo da temporada, sem qualquer hipótese de defesa para Ricardo Fernandes.
Até final, Amorim apostou ainda nos jovens André Paulo e Marsà e o jogo encaminhar-se-ia para o final, confirmando a repetição da receita da época passada (os 85 pontos), mas desta vez no segundo lugar, sem repetir a conquista do título. Já o Santa Clara fecha a temporada com 40 pontos no sétimo posto.
[Notícia atualizada às 22h35]
Momento do jogo: Arranque de segunda parte com dois golos de rajada a dar um maior conforto à vantage, leonina.
Onzes
Sporting: João Virgínia; Gonçalo Inácio, Coates, Neto; Pedro Porro, Daniel Bragança, João Palhinha, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Bruno Tabata.
Santa Clara: Ricardo Fernandes; Pierre Sagna, João Afonso, Boateng e Paulo Henrique; Romão e Morita; Rui Costa, Lincoln e Ricardinho; Mohebi.
Antevisão
Sporting e Santa Clara encerram a temporada, este sábado, em Alvalade, naquele que será um jogo praticamente para cumprir calendário, embora com alguns contornos históricos.
Sabendo já que não sairá do segundo lugar, a equipa de Rúben Amorim tentará igualar a receita dos 85 pontos da temporada passada, que na altura valeram o título aos leões, 19 anos depois. Apesar disso, o Sporting já sabe que replicar a pontuação não se traduzirá em festa.
Já o conjunto de Mário Silva, em caso de triunfo, iguala a segunda melhor marca da história no campeonato, com 43 pontos, selando definitivamente a sétima posição.
Sem nada a perder, o técnico do emblema da Alvalade chegou mesmo a anunciar a equipa que vai a jogo frente aos açorianos, brincando ainda com o treinador adversário, que bem conhece.
O jogo está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Hugo Miguel e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Amorim divulgou o onze para o Santa Clara: "Não digam ao Mário Silva"