Terminada a época 2021/22 em Alvalade é tempo de fazer contas ao que aí vem e começar, desde já, a arrumar a casa tendo em vista a nova temporada. E um dos setores dos leões que pode sofrer mais alterações neste verão é o meio-campo, que tem sido um dos esteios desde a chegada de Rúben Amorim.
Se olharmos para o atual plantel, podemos ver que há dois nomes que podem estar de saída, não pela falta de qualidade, mas pelo grande número de clubes interessados. À cabeça está o jovem Matheus Nunes. Com uma ascensão meteórica desde que chegou a Alvalade proveniente do Estoril-Praia, o internacional português tem sido dos jogadores mais utilizados por Rúben Amorim e com um conjunto de jogos que tem chamado a atenção de grandes clubes europeus.
O Manchester City, pela mão de Pep Guadiola, já colocou Matheus Nunes na lista de potenciais reforços, com o treinador espanhol a antever um grande futuro ao médio. O camisola 8 dos leões tem contrato até junho de 2026 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Quem também poderá estar de saída é João Palhinha. Apesar de, segundo a imprensa desportiva nacional, Rúben Amorim ter pedido que o internacional português ficasse em Alvalade, a verdade é que nas últimas semanas o Sevilla e o Wolverhampton foram colocados na corrida pelo jogador que tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Ugarte com outro estatuto e o possível empréstimo de Bragança
A saída de João Palhinha, que renovou contrato no final do passado ano civil, chegou a estar em cima da mesa no último mercado de verão e, logo na altura, o Sporting prontificou-se a garantir a chegada de Manuel Ugarte, contratado ao Famalicão por 6,5 milhões de euros.
Numa primeira fase, colocaram-se muitas dúvidas sobre se o internacional uruguaio conseguiria fazer esquecer João Palhinha, mas a verdade é que rapidamente o jovem conseguiu mostrar toda a qualidade que lhe vinha sendo apontada, sendo hoje um dos jogadores fulcrais para Amorim.
Noutro patamar está Daniel Bragança. A pouca utilização que teve esta época abriu a porta para uma possível saída. O jornal A Bola avançou que o jovem pode mesmo ser cedido neste mercado para poder jogar com maior regularidade na temporada que se avizinha.
Morita a chegar a Alvalade
Com várias saídas à vista no meio-campo, o Sporting já está no mercado à procura de reforçar este setor nevrálgico. E um dos jogadores na calha para chegar a Alvalade é o japonês Hidemasa Morita.
Estrela do Santa Clara nas últimas duas épocas, o nipónico está cada vez mais perto de ficar às ordens de Rúben Amorim. As negociações entre o Sporting e os açorianos decorrem há várias semanas, mas o dossiê conheceu alguns progressos nos últimos dias e está perto de ficar finalizado.
O presidente do Santa Clara, Ricardo Pacheco, já fez saber que existe uma "base de entendimento" entre insulares e os leões e nem as negociações para a venda da SAD açoriana devem colocar em causa o negócio por um jogador que foi pedido expresso de Rúben Amorim.
Leia Também: Sporting lidera a corrida por Trincão. E até Amorim já ligou ao extremo