"Este último momento de competição será um pouco mais estratégico"

O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, recusou hoje que o encontro de preparação com a Grécia sirva para "diagnosticar" o nível da equipa lusa, que está a preparar a participação no Euro2022, em Inglaterra.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/06/2022 13:38 ‧ 21/06/2022 por Lusa

Desporto

Francisco Neto

Oeiras, Lisboa, 21 jun 2022 (Lusa) -- O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, recusou hoje que o encontro de preparação com a Grécia sirva para "diagnosticar" o nível da equipa lusa, que está a preparar a participação no Euro2022, em Inglaterra.

"Foi uma semana de passagem de muitos conteúdos, muito focada em nós, no que são as nossas ideias. Este segundo período é um período competitivo em que vamos procurar dar muitos minutos às jogadoras, retornar outra vez ao ritmo competitivo porque elas estão sem jogar nos clubes há algum tempo e é importante. Por isso é que temos estes três jogos [de preparação]," destacou.

Portugal realizou hoje novo treino na Cidade do Futebol, em Oeiras, contando já com o seu selecionador que cumpriu isolamento após ter estado infetado com o coronavírus, sendo que, nesse período, a liderança dos treinos foi provisoriamente entregue aos adjuntos Luís Marques e Rita Gonçalves.

"Este último momento de competição será um pouco mais estratégico e olharemos um pouco mais para o adversário. Sabemos pelo padrão de problemas que a Grécia vai colocar que não dará um diagnóstico de todos os momentos do jogo," explicou o treinador.

Francisco Neto mostrou-se ainda orgulhoso pelo elogio que recebeu na véspera por parte do selecionador grego, que comparou o nível de Portugal ao de País de Gales e França, oponentes da Grécia na qualificação para o Mundial2023.

"Dentro de campo, as equipas notam que somos competitivos e querem jogar contra equipas competitivas, só assim é que crescem. Sem dúvida que recebemos esse elogio com agrado, mas o nosso trabalho e foco são sempre os mesmos, nunca abdicámos de ser uma equipa competitiva, independentemente se estivéssemos no pote quatro do grupo de apuramento," recordou.

Portugal cumpre a segunda semana de preparação para a fase final do Campeonato da Europa, na véspera do primeiro de dois jogos de preparação com a Grécia, esta quarta-feira, voltando a defrontar a congénere helénica no sábado e depois a Austrália, no dia 28 de junho. Depois, a equipa nacional irá viajar para Inglaterra, no dia 03 de julho, para disputar o Europeu.

Francisco Neto considerou ainda que a presença de jovens atletas masculinos em idade de formação nos vários treinos trouxe "competitividade" aos trabalhos que antecedem os jogos de preparação e como resultado desta preparação o selecionador nacional deixa clara a meta para a fase final da prova.

"Queremos ser melhores e ser melhor é ter mais golos marcados, menos golos sofridos, mais pontos conquistados e procurar lutar até ao último dia para estar o mais tempo possível dentro do Europeu," prometeu.

O selecionador nacional fez questão de deixar uma palavra de apreço a Mariana Azevedo, jogadora que se lesionou no decorrer do estágio e já deixou a concentração, mas também de confiança para Lúcia Alves, que foi chamada a substituir a atleta do Famalicão.

"Este é um grupo que acolhe bem, que sente, foram dias muito difíceis. As próprias colegas também estiveram muito tristes com a situação. Não gostamos de perder ninguém, mas a vida também tem de continuar e, da mesma maneira, recebemos a Lúcia com um sorriso nos lábios e será também acarinhada," ressalvou.

Também Tatiana Pinto, média da seleção feminina, compareceu junto dos jornalistas para a antevisão ao jogo de preparação perante a Grécia e garantiu estar no mesmo ritmo que as suas companheiras, apesar de ter terminado mais tarde a sua temporada ao serviço do Levante, de Espanha.

"Há sempre coisas a melhorar e a potenciar. Ainda temos bastantes dias até iniciarmos a nossa caminhada no Euro, portanto é irmos passo a passo. Com toda a certeza, em julho, estaremos na máxima força," prometeu a jogadora, que na Liga espanhola marcou a Real Madrid e FC Barcelona.

O Europeu de futebol feminino de 2022 realiza-se de 06 a 31 de julho, em Inglaterra, onde Portugal, chamado a substituir a excluída Rússia, integra o Grupo C, juntamente com Suíça (que defronta em 09 de julho), Países Baixos (13) e Suécia (17).

 

RBYR // MO

Lusa/Fim.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Sporting

Pedro Gonçalves volta a calçar as chuteiras e regresso está mais perto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas