A águia Vitória tornou-se um dos grandes símbolos do Benfica. É com o voo dela, junto às bancadas do Estádio da Luz, que começa o espetáculo dos jogos em casa perante os adeptos encarnados. Contudo, há quem queira acabar com esta 'tradição'.
A PETA, Pessoas para Tratamento Ético de Animais, uma organização com sede nos Estados Unidos, mas com amplitude a nível mundial, usou as redes sociais nesta quinta-feira para enviar uma mensagem ao Benfica.
"As águias simplesmente não pertencem a eventos desportivos", começou por escrever a organização na sua página de Twitter, acrescentando: "Se concordarem em retirar os pássaros para um santuário, cobriremos os custos e poderemos substituí-los por uma fabulosa mascote de águia que, certamente, será um sucesso".
A caixa de comentários da publicação da PETA foi rapidamente invadida por adeptos do Benfica, que têm comentado de forma negativa a posição da organização, defendendo que a águias Vitória não é explorada pelo clube.
Não é a primeira vez que o voo da águia Vitória no Estádio da Luz é contestado. Já em 2015, quando o Pessoas, Animais e Natureza, o PAN, que tinha ganho nesse ano assento parlamentar, criticou tal atividade.
If you agree to retire the birds to a sanctuary, we will cover the costs and replace them with a fabulous eagle mascot costume that’s sure to be a hit with @SLBenfica fans ️ what do you say, @SLBenfica? pic.twitter.com/AmYFHuhx5T
— PETA UK (@PETAUK) July 27, 2022