Pedro Pichardo sagrou-se, esta quarta-feira, campeão europeu de triplo salto, subindo ao lugar mais alto do pódio nos Europeus multidesportos que estão a decorrer na cidade de Munique, na Alemanha.
O atleta português do Benfica confirmou o seu bom momento de forma e alcançou o título que lhe faltava ao ar livre, juntando-o ao de campeão olímpico, conquistado há um ano em Tóquio, e de campeão mundial que arrebatou no passado dia 23 de julho, em Eugene, Estados Unidos
Num concurso plenamente dominado por Pedro Pablo Pichardo, já que os adversários ficaram a uma longa distância, o luso-cubano iniciou os saltos com uma marca de fez 17,05 metros, assegurando o ouro com 17,50m na segunda tentativa, deixando a concorrência toda atrás dos 17 metros. Pichardo abdicou, inclusive, dos quarto e quinto saltos e festejou com a bandeira portuguesa logo após o sexto e último salto.
O italiano Andrea Dallavalle foi segundo classificado, com 17,04m, enquanto o francês Jean-Marc Pontvianne concluiu o pódio com 16, 94m.
Tiago Pereira, o outro português em prova, conseguiu acesso aos três últimos saltos com 16,59 metros, o oitavo lugar, melhorando posteriormente apenas um centímetro, pelo que terminou nessa posição. Ao quinto e sexto ensaios arriscou tudo e aterrou perto dos 17 metros, na zona do pódio, mas ambos foram nulos.
Esta é a segunda medalha de Portugal no atletismo nestes europeus Europeus, depois da prata de Auriol Dongmo no lançamento do peso. No medalheiro luso consta ainda a medalha de ouro do ciclista Iúri Leitão, que se sagrou campeão europeu de scratch, no ciclismo de pista.
Leia Também: Auriol Dongmo vice-campeã europeia com recorde nacional no peso