Amorim aziou no Dragão e Sporting sai goleado do Clássico com o FC Porto

Erros defensivos marcaram a primeira derrota da época dos verde e brancos, que ficam agora a cinco pontos do campeão nacional.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
20/08/2022 22:29 ‧ 20/08/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto sorriu este sábado e conquistou a vitória no primeiro Clássico da temporada, goleando o Sporting, por 3-0, em jogo a contar para a terceira jornada da competição.

Evanilson, Uribe e Galeno marcaram os golos de uma partida em quem Rúben Amorim acabou por sair mais aziado do que Sérgio Conceição. Erros defensivos dos leões, uma expulsão de Pedro Porro e duas grandes penalidades não ajudaram à tarefa dos verde e brancos.

Filme do jogo:

Sérgio Conceição e Rúben Amorim tiveram de mexer nas equipas iniciais para este encontro. O técnico portista surpreendeu ao colocar no onze inicial o português Bruno Costa, que rendeu o lesionado Grujic. Já Morita ocupou o lugar de Matheus Nunes nos leões.

E foi mesmo dos pés do internacional japonês que saiu o primeiro lance de perigo do encontro. O médio recebeu a bola dentro da área e atirou com força ao poste da baliza de Diogo Costa, tendo ficado muito perto de inaugurar o marcador neste Clássico. O guarda-redes dos azuis e branco estava batido.

Este foi o primeiro sinal do que seria esta partida. A primeira meia hora foi jogada a grande intensidade, com muita pressão de parte a parte, mas sem grandes oportunidades para golo. Destaque apenas para um lance, aos 25 minutos, em que Otávio ficou a pedir penálti por falta de Neto, mas o árbitro Nuno Almeida nada assinalou após ouvir o vídeo-árbitro.

Sempre a ritmo elevado, a reta final do primeiro tempo contou com muitos amarelos para as duas equipas e com o primeiro golo no Estádio do Dragão, numa altura em que o FC Porto pressionava mais. Foi aos 43 minutos que o nulo foi quebrado. João Mário cruzou na direita, Taremi desviou a bola e chocou com Adán, que fica caído. Evanilson acaba por recolher o esférico e atirou para o fundo das redes leoninas para gáudio dos adeptos portistas.

O Sporting não acusou o golo sofrido e teve duas hipóteses de igualar o jogo ainda no primeiro tempo, mas Diogo Costa negou estes festejos com duas grandes defesas. Primeiro, foi Trincão que respondeu a um cruzamento de Matheus Reis e atirou para uma intervenção estrondosa do internacional português. Depois, e na sequência de um canto, Gonçalo Inácio cabeceou para defesa apertada de Diogo Costa que, depois, reagiu a tempo de impedir Coates de fazer a recarga.

Erros atrás de erros. Golo cortado com a mão e Adán azarado

No reatamento do encontro, a equipa de Alvalade voltou determinada em conseguir o empate. Pedro Porro foi o primeiro a tentar a sorte num remate cruzado, chutando forte de fora da área ao lado. Depois, Diogo Costa voltou a estar em evidência ao socar um cruzamento de Matheus Reis que ia na direção da baliza. Trincão não conseguiu segurar a bola na área.
 
Os verde e brancos estavam a conseguir encostar o FC Porto mais atrás, mas uma grande asneirada de Pedro Porro deitou todo esse esforço a perder, num lance que terminou com o segundo golo dos dragões neste Clássico, aos 78'.

Tudo começou numa grande jogada de Pepê. Depois de uma assistência do brasileiro para Eustáquio, a bola acaba por chegar a Galeno que cabeceou para a baliza onde Porro evitou o golo com a mão. Nuno Almeida não esteve com meias medidas e apontou desde logo para a marca de grande penalidade, expulsando ainda o espanhol. Chamado a converter o castigo máximo, o colombiano Uribe bateu Adán e fez o primeiro golo da época.

Com a equipa reduzida a dez unidades, o Sporting tentou reduzir as contas e Fatawu, lançado para os minutos finais, apareceu isolado na área, mas rematou contra o corpo de Diogo Costa. Não marcou o clube de Alvalade, marcou de novo o FC Porto e outra vez de penálti. António Adán derrubou na área Galeno e Nuno Almeida não teve dúvidas. Chamado a converter, o ex-Sp. Braga atirou fortíssimo para o fundo das redes e marcou o primeiro da época.

Nos descontos do segundo tempo, o reforço dos portistas Gabriel Verón ainda colocou a bola no fundo das redes de Adán, mas Nuno Almeida anulou o lance por falta sobre o jovem Fatawu.

Encerrado o primeiro Clássico da época, o FC Porto fez 'três em linha' e somou a terceira vitória da temporada, liderando provisoriamente a tabela com nove pontos. Já o Sporting é sexto classificado com quatro pontos.

Momento do jogo: A expulsão de Pedro Porro e consequente penálti marcado por Uribe quase entregou o jogo ao FC Porto. O Sporting tentou reagir, mas uma nova grande penalidade acabou com as esperanças leoninas.

Pré-jogo

0' - Equipas recolhem aos balneários instantes antes do apito inicial.

0' - Estádio do Dragão já está praticamente cheio, quando faltam cerca de 20 minutos para o início da partida.

0' - Jogadores do Sporting assobiados no momento de iniciar o aquecimento.

0' - Equipa do FC Porto muito aplaudida aquando da entrada em campo.

0' - Guardiões do Sporting também já se encontram no relvado do Dragão.

0' - Guardiões do FC Porto sobem ao relvado para iniciar os primeiros exercícios.

0' - Jogadores já fizeram o reconhecimento ao relvado do jogo desta noite.

Equipas iniciais:

FC Porto :Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu; Otávio, Bruno Costa, Uribe e Pepê; Taremi e Evanilson.

Suplentes: Cláudio Ramos, David Carmo, Veron, Galeno, Namaso, André Franco, Wendell, Toni Martínez e Eustáquio.

Sporting: Adán; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Porro, Ugarte, Morita e Matheus Reis; Trincão, Edwards e Pedro Gonçalves

Suplentes: Franco Israel, St. Juste, Esgaio, Nazinho, Nuno Santos, Mateus Fernandes, Rochinha, Fatawu e Rodrigo Ribeiro.

Antevisão:

FC Porto e Sporting protagonizam este sábado o primeiro Clássico da temporada da I Liga, num encontro que se prevê de alta intensidade e emoções fortes do primeiro ao último apito.

De um lado estará um FC Porto quase na máxima força, e do outro estará um Sporting que se apresentar no Dragão sem Matheus Nunes, transferido para o Wolverhampton e um dos motores da equipa nas últimas temporadas.

O Estádio do Dragão estará lotado para aquele que é o jogo de cartaz da terceira ronda do campeonato português. Uma vitória dos azuis e brancos deixa, desde já, o Sporting a cinco pontos da liderança, ao passo que um triunfo dos leões deixa os homens de Rúben Amorim à frente do rival.

A partida, que tem apito inicial agendado para as 20h30, no Estádio do Dragão, no Porto, será dirigida pelo árbitro Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve, e poderá acompanhar as principais incidências da mesma na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Inter Miami

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1630
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1722
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1715
15Arouca1715
16C.D. Nacional1613
17Farense1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

BYD

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas