Fernando Pimenta encerrou, ao início da tarde deste domingo, da melhor maneira possível a participação nos Campeonatos da Europa, que decorrem em Munique, ao sagrar-se campeão continental na modalidade de K1 5000 metros.
O canoísta português protagonizou uma luta 'titânica' com o espanhol Walter Bouzan, da qual saiu vencedor, registando um tempo de 20:14.447, e mantendo uma vantagem de 3.212 segundos sobre o mais direto competidor. O pódio ficou encerrado com o polaco Rafal Rosolski.
O atleta natural de Ponte de Lima, que disputou um total de nove provas ao longo desta competição, junta, desta maneira, uma medalha de ouro a uma outra de prata e de bronze, arrecadadas nas categorias de K1 1000 metros e K1 500 metros, respetivamente.
Este é, de resto, um dia histórico para o desporto nacional, uma vez que, horas antes, Kevin Santos conquistou, também ele, uma medalha de ouro. Neste caso, em K1 metros, numa prova em que o 'photo finish' lhe permitiu passar de quarto... para primeiro classificado.
Leia Também: Kevin Santos campeão europeu em K1 200 após retificação de resultados