Ainda que na condição de suplente utilizado, Stephen Eustáquio tem acumulado mais minutos no FC Porto neste arranque de temporada, de tal forma que foi sempre opção de Sérgio Conceição dentro da última meia hora dos quatro jogos oficiais realizados até ao momento.
Em conversa com o Desporto ao Minuto, David Rosa - que se cruzou com o internacional canadiano no Torreense em 2016/17 - destacou a evolução do antigo colega de equipa, sublinhou o seu potencial já desde jovem e realçou que, para que Eustáquio possa ser uma aposta mais preponderante nos dragões, precisará de "mais tempo de jogo", de modo a desenvolver todas as suas qualidades.
Depois de ter ajudado o Torreense a subir à II Liga na última temporada, o futebolista de 32 anos continuou a ver o futebol de alto nível em Portugal e admitiu que tem seguido o percurso de Eustáquio no FC Porto, não hesitando em apontar as virtudes do médio de 25 anos.
"Acompanhei os jogos em que [o Eustáquio] participou na medida do possível, uma vez que tenho uma grande estima por ele não só enquanto jogador, mas também enquanto pessoa. É aquele jogador 'à FC Porto'. Tem uma entrega incrível com a capacidade de simplificar o jogo quando está com a bola em sua posse. Além disso, ocupa cada vez melhor os espaços, estabelecendo sempre uma opção de passe. Pauta-se também por ter um melhor equilíbrio no processo defensivo e cada vez consegue melhor encurtar o espaço entre os diferentes setores", realçou.
David Rosa admitiu ainda a "maior tranquilidade" na postura de Eustáquio, que se tem mostrado "cada vez mais confiante das suas capacidades" nesta fase inicial da temporada, após ter assinado a título definitivo pelo FC Porto este verão, dando por terminado o empréstimo do Paços de Ferreira. Na sequência disso, o defesa português destacou que a "mística" do FC Porto levará a que Eustáquio tenha "o seu tempo" para se poder afirmar naturalmente.
"Para ser uma opção mais regular necessita essencialmente de mais tempo de jogo. A mística de um clube como o FC Porto, bem como a confiança no trabalho do Stephen [Eustáquio], leva o seu tempo. Acredito que com o crescimento das oportunidades, a sua afirmação será cada vez mais natural", destacou.
Stephen Eustaquio é Dragão até 2027 #IndomáveisPorNatureza #Eustaquio2027 pic.twitter.com/TgbmwBWac7
— FC Porto (@FCPorto) July 5, 2022
O futebolista de 32 anos referiu que Eustáquio "acrescenta clarividência no jogo com e sem bola, assim como uma enorme entrega do ponto de vista defensivo", sempre que entra em jogo na condição de suplente utilizado, mas não deixou de considerar que o antigo colega de equipa tem condições para se afirmar como titular no plantel às ordens de Sérgio Conceição: "Sabemos de antemão que os fatores não estão todos dependentes dele. Não basta ser um profissional de excelência para que as coisas corram bem", atirou.
Desafiado a recordar os tempos em que partilhou balneário com o internacional canadiano, David Rosa enalteceu que o potencial já vem desde jovem, sendo isso algo que tem evoluído ao longo do tempo e que nada tem acontecido "por mero acaso".
"Notava-se que sendo muito jovem, o potencial estava lá. Com o Stephen [Eustáquio] observa-se que, cada vez mais, o potencial se está a transformar em capacidades visíveis. Gostava ainda de acrescentar que não se chega ao topo da liga portuguesa por mero acaso por isso ele, e toda a sua estrutura familiar e circulo de amigos, têm muito mérito por ele estar onde está neste momento", frisou.
Jogadores da CONCACAF que jogaram pelo FC Porto:
— playmakerstats (@playmaker_PT) February 6, 2022
🇹🇹Latapy
🇲🇽Herrera
🇲🇽Reyes
🇲🇽Layun
🇲🇽Corona
🇵🇦Ismael Diaz
🇨🇦Stephen Eustaquio pic.twitter.com/0WEPG43Rji
Questionado sobre os patamares que o médio de 25 anos ainda pode atingir no futebol europeu, David Rosa preferiu salientar o foco "exclusivamente direcionado" para os azuis e brancos, apesar da possibilidade de ver o seu antigo compatriota sair para outros voos.
"Considero que a longo prazo possa ser uma possibilidade mas sei que ele é um atleta incrível e tem o foco única e exclusivamente direcionado para o FC Porto. O importante nesta fase é que ele sabe que tem o privilégio de trabalhar com uma estrutura com profissionais de excelência. Sabendo isto, ele está certamente focado em absorver todos os ensinamentos que lhe estão a ser passados", afirmou.
"Tenho a noção que a qualidade existe e tudo o que depender dele será feito. Tudo o que não controla terá que ser desviado da sua mente, nunca deixando de acreditar que essa possibilidade existe e que é possível atingi-la. Desejo-lhe sorte, pois o resto ele tem", rematou o defesa direito.
De referir que Stephen Eustáquio dividiu a formação entre os Nazarenos e o União de Leiria, antes de rumar ao Torreense, onde se destacaria até sair, a partir de 2017, para clubes como Leixões, Desportivo de Chaves, Cruz Azul (México) e Paços de Ferreira.
Após dois anos e meio a jogar no emblema pacense, o internacional canadiano rumou ao Dragão na última temporada e, apesar de ter sido utilizado em apenas 11 jogos, acabou mesmo por assinar em definitivo pelos dragões e, esta temporada, participou mesmo em todos os jogos dos azuis e brancos, espreitando uma oportunidade no onze de Sérgio Conceição.
Leia Também: O apelo de Eustáquio aos adeptos do FC Porto para jogo com AS Monaco
Leia Também: Eustáquio em definitivo no FC Porto: "Estou muito motivado para ajudar"