Meio ano depois, o FC Porto volta a competir para a Liga dos Campeões já esta quarta-feira, ao deslocar-se ao reduto do Atlético de Madrid, com a missão de fazer algo que ainda não fez: derrotar Simeone.
Os azuis e brancos já defrontaram o técnico argentino por quatro vezes - todas elas em jogos diante dos colchoneros -, porém, o máximo que conseguiram foi arrancar um empate, curiosamente em setembro de 2021, em jogo a contar igualmente para a fase de grupos da Champions.
De resto, o FC Porto saiu sempre derrotado por Diego Simeone, tanto no último encontro do Dragão (1-3), que ditou a passagem do emblema madrileno e empurrou os dragões para a Liga Europa, como nas duas partidas realizadas em 2013/14 (1-2 no Dragão e 2-0 em Madrid).
Desta forma, Sérgio Conceição já está a preparar a 'vingança' e, após ter regressado aos triunfos na passada jornada da I Liga, diante do Gil Vicente (0-2), a motivação terá passado também para outro patamar, diante de um Atlético de Madrid, que vem de um empate frente à Real Sociedad (1-1) na La Liga.
O jogo do Civitas Metropolitano está agendado para as 20 horas desta quarta-feira, será arbitrado pelo polaco Szymon Marciniak e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Diego Simeone
Análise ao FC Porto: "Em princípio, é uma equipa como o seu treinador, que espalha entusiasmo, ilusão, energia, vitalidade, trabalho...".
Estado de João Félix: "Está muito mais maduro, muito mais forte, mais seguro de si mesmo e envolvido no que a equipa precisa. Tem todas as condições, o talento e capacidade. Só tem de explodir em campo".
Momento do Atlético: "A equipa está bem e em crescimento, tem a intenção mais agressiva e intensa [por comparação à época passada], com velocidade de jogo e uma pressão mais dinâmica".
Sérgio Conceição
Análise ao adversário: "Acho que o Atlético é sempre um dos favoritos a ganhar esta competição. Com este treinador, faz grandes coisas e fica mais perto de chegar longe. É treinado por um ex-jogador, que foi meu companheiro, e nota-se muito nos princípios da equipa aquilo que ele é. Temos de olhar para o futebol e perceber o que é espetáculo. Se queremos chegar à baliza com 50 passes, ou se com dois. O importante é chegar lá. Há jogadores com características propícias a que se chegue mais rápido, outros nem tanto. Depende daquilo que temos à disposição. Gosto de equipa assim, que vivam o jogo e sejam realistas para o tentar ganhar".
Corrigir erros do passado: "Nós, como treinadores, aprendemos todos os dias. Eu não tirei conclusões só nesses jogos. Se voltasse atrás, talvez tivesse feito alguma coisa diferente momentaneamente. Acho que todas as experiências são enriquecedoras. Eu penso que amanhã passarei a ser o treinador com mais jogos na Liga dos Campeões na história do FC Porto e sinto-me lisonjeado por isso. Sou experiente, mas sempre a aprender".
Estratégia definida: "Desejo a melhor sorte do mundo ao árbitro e ao VAR. Temos de ser fiéis àquilo que nós somos como equipa, intensa, agressiva, humilde e com capacidade de sofrimento. Se essa base estiver bem presente amanhã, associando ao talento, temos de fazer um bom jogo e ganhar".
Últimos resultados
Atlético de Madrid: E-V-D-V-V
FC Porto: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Atlético de Madrid: Oblak; Giménez, Witsel, Mandava; Llorente, Koke, De Paul, Carrasco, Saúl Ñíguez; João Félix e Morata.
FC Porto: Diogo Costa; Wendell, David Carmo, Pepe, Pepê; Galeno, Eustáquio, Uribe, Otávio; Toni Martínez e Mehdi Taremi.
Ausências
Atlético de Madrid: Felipe (castigado), Oblak, Lemar, Matheus Cunha, Reguilon e Savic (lesionados)
FC Porto: Wilson Manafá (lesionado)
Leia Também: Atenção, FC Porto: Lemar apto. Oblak em dúvida