FC Porto e Desportivo das Chaves defrontam-se, este sábado, pelas 20h30, num duelo relativo à 6.ª jornada da I Liga.
Os dragões seguem no terceiro lugar do campeonato, com 12 pontos, a três do líder Benfica, tendo apenas tropeçado, na presente edição da prova, na deslocação a Vila do Conde, contra o Rio Ave (0-3). Os campeões nacionais que chegam a esta partida, após tombarem na jornada inaugural da Liga dos Campeões diante do Atlético em Madrid, por 1-2, na passada quarta-feira. Além do desaire, os azuis e brancos perderam ainda Otávio por lesão.
Já do outro lado da barricada mora um Desportivo de Chaves que, na sexta posição, já soma oito pontos e já ganhou, inclusive, no Estádio José de Alvalade. Nos últimos 13 encontros entre os dois conjuntos, o conjunto transmontano não venceu qualquer jogo, sendo o melhor resultado dois empates, um para a Taça da Liga e outro para a Taça de Portugal.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Conversa com o Taremi após a expulsão em Madrid: Falei sobre o Taremi sobre dados técnicos e físicos demonstrados pelo jogador em campo, e que os colocam sempre os melhores. Ele está sempre no top-3 de resistência de alta intensidade e está sempre no top dos nossos avançados com mais recuperações no meio-campo ofensivo. O Taremi além de goleador, também faz muitas assistências. Isso é falar de futebol e isso é que me interessa.
Como preparou este jogo depois da derrota europeia? Eu digo sempre que trabalhar em cima de derrotas nunca é bom, pelo resultado e pelo estado de espírito. Antes do jogo sentíamos que podíamos ir ganhar à casa do Atlético, e depois do jogo acabar sentimos que podíamos ter saído de lá com os três pontos. Trabalhar com uma equipa revoltada, no bom sentido, nunca é bom. Nesse jogo fizemos um bom encontro, mas não somámos pontos. O estado de espírito desta semana foi diferente dos dias que se seguiram à derrota em Vila do Conde, diante do Rio Ave. O tempo de recuperação para este encontro é muito curto, mas estamos focados e preparados para o nosso principal objetivo que é o campeonato. Tirando o Grujic e o Otávio, temos todos os jogadores disponíveis para esta partida.
Chaves, uma equipa forte no contra-ataque: É um dos momentos do jogo que nós olhamos, como outros na equipa do Chaves. Uma equipa que, à imagem do que fez na II Liga, tem feito um excelente início de época também na I Liga. Conheço bem o Vítor Campelos, afinal trabalhei com ele no Vitória SC. Falamos de uma excelente equipa técnica e de um clube que conta com grandes jogadores. Eles são fortes no contra-ataque e apresentam também uma excelente organização defensiva.
Vítor Campelos
Confiança num bom resultado: Confiantes por aquilo que temos feito, acreditamos naquilo que podemos fazer porque temos treinado muito bem. Sabemos, como é óbvio, que vamos defrontar uma equipa extremamente forte como é o FC Porto. Sabemos aquilo que temos de fazer durante o jogo, a exigência e aquilo que o jogo nos vai pedir.
Alcançar a primeira vitória no Dragão: Sabemos aquilo que podemos explorar, também sabemos, como é óbvio, aspetos que são muito fortes e bem trabalhados na equipa do FC Porto, mas estamos confiantes naquilo que vamos fazer. Sabemos que vamos encontrar um ambiente fantástico, o que também é ótimo para os nossos jogadores e eles também vão estar motivados por causa disso.
Ansiedade por disputar este encontro: Numa equipa grande como é o FC Porto, o sentimento que, com toda a certeza, tem é [o de] querer jogar o mais rapidamente possível para reverter a situação. Nós, estamos confiantes por aquilo que temos feito. Se calhar, poderíamos, até, nesta altura, ter mais pontos por aquilo que temos feito, pela qualidade do jogo que temos produzido e com uma ou outra situação, que nos é alheia.
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, David Carmo e Zaidu; Otávio, Uribe, Eustáquio e Galeno; Evanilson e Taremi.
Chaves: Paulo Vítor; João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, Bruno Langa, Guima, Kevin Lenini, João Teixeira, Juninho, Jonny Arriba e Hector.
Últimos resultados
FC Porto: D-V-D-V-V
Chaves: E-V-E-V-D
Ausências
FC Porto: Grujic e Otávio.
Chaves: Rodrigo Moura.
Leia Também: Vítor Campelos quer "um Chaves de superação" frente ao FC Porto