Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Taremi volta a calar os críticos e dá ao FC Porto as 'Chaves' do triunfo

O internacional iraniano, após ser expulso em Madrid, regressou regozijado para o campeonato e rubricou um golo e uma assistência diante do Desportivo de Chaves.

Taremi volta a calar os críticos e dá ao FC Porto as 'Chaves' do triunfo
Notícias ao Minuto

22:27 - 10/09/22 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto I Liga

Resumo: Depois da frustração europeia, que se traduziu na derrota na casa do Atl. Madrid, o FC Porto venceu, este sábado, o Desportivo de Chaves, por 3-0, num duelo relativo à sexta jornada da I Liga.

O primeiro golo da partida foi apontado logo aos três minutos, por Mehdi Taremi, para na etapa complementar Evanilson fazer o segundo e André Franco, posteriormente, a estrear-se a marcar com a nova camisola. Um resultado que mantém os campeões nacionais a três pontos do líder do Benfica e, à condição, com dois pontos à maior sobre o Sporting de Braga.

Taremi abriu a porta dos golos e a da tranquilidade

Sem Pepe e Evanilson no ‘onze’ de Sérgio Conceição, o jogo começou com o FC Porto a adiantar-se, logo aos três minutos, por intermédio de Taremi: cruzamento de João Mário pela esquerda, a bola sai de uma disputa entre Toni Martínez e um defesa flaviense e sobra para a zona de penálti, onde aparece o internacional iraniano a cabecear com sucesso. Pouco depois, Galeno esteve perto de dilatar a vantagem, mas Paulo Vítor evitou dissabores maiores para o conjunto transmontano.

Os pupilos de Vítor Campelos que, não se atemorizaram e, à passagem dos 20 minutos, por Héctor Hérnandez, já na pequena área, e entre os centrais do FC Porto, falhou o desvio de cabeça. Porém, os maiores sinais de perigo sucediam na ‘trincheira’ oposta e, aos 22 minutos, Galeno, outra vez ele, perto do 2-0, mas uma palmada de Paulo Vítor evitou o segundo golo dos azuis e brancos.

Contudo, o Chaves continuava atrevido e sempre com Héctor Hernández na área da jurisdição. O avançado espanhol chegou, por mais do que uma ocasião, atrasado para a ‘hora da sentença’. 

Os pupilos de Conceição não escondiam a ansiedade, uma ansiedade que ia sendo aproveitada pelo rival. Já perto do intervalo, João Teixeira rematou de fora da área e a bola passou perto do poste direito da baliza de Diogo Costa.

Na etapa complementar, o FC Porto continuou a manifestar nervos à flor da pele e nunca teve o jogo totalmente controlado, porém, e já com Evanilson em campo, o avançado brasileiro, aos 70 minutos, na sequência de uma jogada em que Taremi roubou a bola a Steven Vitória, disparou à baliza e, por fim, ainda com força física, serviu o seu companheiro para a estocada final. Já aos 82 minutos, André Franco estreou-se a marcar com a nova camisola num lance em que Paulo Vítor ficou muito mal na fotografia.

Na próxima jornada, os azuis e brancos jogam na ‘Linha’ diante do Estoril-Praia, mas já na próxima terça-feira o FC Porto tem duelo agendado contra o Brugges para a 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Momento do jogo: O segundo golo dos dragões, numa jogada construída por Taremi e finalizada por Evanilson, colocou um ponto final nos nervos que o FC Porto estava a sentir até esse minuto.

Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso David Carmo e Wendell; Uribe, Eustáquio e Pepê; Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Suplentes FC Porto: Cláudio Ramos, Pepe, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Danny Loader, André Franco, Evanilson e Gonçalo Borges.

Onze do Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nelson Monte, Steven Vitória e Langa; João Mendes, João Teixeira e Guima; Jonny Arriba, Hector e Juninho.

Suplentes do Chaves: Gonçalo Pinto, Habib, Luther, Sandro Cruz, Ponck, Queirós, Morim, Benny e Jô.

Antevisão: FC Porto e Desportivo das Chaves defrontam-se, este sábado, pelas 20h30, num duelo relativo à 6.ª jornada da I Liga.

Os dragões seguem no terceiro lugar do campeonato, com 12 pontos, a três do líder Benfica, tendo apenas tropeçado, na presente edição da prova, na deslocação a Vila do Conde, contra o Rio Ave (0-3). Os campeões nacionais que chegam a esta partida, após tombarem na jornada inaugural da Liga dos Campeões diante do Atlético em Madrid, por 1-2, na passada quarta-feira. Além do desaire, os azuis e brancos perderam ainda Otávio por lesão. 

Já do outro lado da barricada mora um Desportivo de Chaves que, na sexta posição, já soma oito pontos e já ganhou, inclusive, no Estádio José de Alvalade. Nos últimos 13 encontros entre os dois conjuntos, o conjunto transmontano não venceu qualquer jogo, sendo o melhor resultado dois empates, um para a Taça da Liga e outro para a Taça de Portugal.

Leia Também: Wilson Manafá está recuperado e ganha ritmo no FC Porto B

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório