Taremi volta a calar os críticos e dá ao FC Porto as 'Chaves' do triunfo

O internacional iraniano, após ser expulso em Madrid, regressou regozijado para o campeonato e rubricou um golo e uma assistência diante do Desportivo de Chaves.

Notícia

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
10/09/2022 22:27 ‧ 10/09/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

I Liga

Resumo: Depois da frustração europeia, que se traduziu na derrota na casa do Atl. Madrid, o FC Porto venceu, este sábado, o Desportivo de Chaves, por 3-0, num duelo relativo à sexta jornada da I Liga.

O primeiro golo da partida foi apontado logo aos três minutos, por Mehdi Taremi, para na etapa complementar Evanilson fazer o segundo e André Franco, posteriormente, a estrear-se a marcar com a nova camisola. Um resultado que mantém os campeões nacionais a três pontos do líder do Benfica e, à condição, com dois pontos à maior sobre o Sporting de Braga.

Taremi abriu a porta dos golos e a da tranquilidade

Sem Pepe e Evanilson no ‘onze’ de Sérgio Conceição, o jogo começou com o FC Porto a adiantar-se, logo aos três minutos, por intermédio de Taremi: cruzamento de João Mário pela esquerda, a bola sai de uma disputa entre Toni Martínez e um defesa flaviense e sobra para a zona de penálti, onde aparece o internacional iraniano a cabecear com sucesso. Pouco depois, Galeno esteve perto de dilatar a vantagem, mas Paulo Vítor evitou dissabores maiores para o conjunto transmontano.

Os pupilos de Vítor Campelos que, não se atemorizaram e, à passagem dos 20 minutos, por Héctor Hérnandez, já na pequena área, e entre os centrais do FC Porto, falhou o desvio de cabeça. Porém, os maiores sinais de perigo sucediam na ‘trincheira’ oposta e, aos 22 minutos, Galeno, outra vez ele, perto do 2-0, mas uma palmada de Paulo Vítor evitou o segundo golo dos azuis e brancos.

Contudo, o Chaves continuava atrevido e sempre com Héctor Hernández na área da jurisdição. O avançado espanhol chegou, por mais do que uma ocasião, atrasado para a ‘hora da sentença’. 

Os pupilos de Conceição não escondiam a ansiedade, uma ansiedade que ia sendo aproveitada pelo rival. Já perto do intervalo, João Teixeira rematou de fora da área e a bola passou perto do poste direito da baliza de Diogo Costa.

Na etapa complementar, o FC Porto continuou a manifestar nervos à flor da pele e nunca teve o jogo totalmente controlado, porém, e já com Evanilson em campo, o avançado brasileiro, aos 70 minutos, na sequência de uma jogada em que Taremi roubou a bola a Steven Vitória, disparou à baliza e, por fim, ainda com força física, serviu o seu companheiro para a estocada final. Já aos 82 minutos, André Franco estreou-se a marcar com a nova camisola num lance em que Paulo Vítor ficou muito mal na fotografia.

Na próxima jornada, os azuis e brancos jogam na ‘Linha’ diante do Estoril-Praia, mas já na próxima terça-feira o FC Porto tem duelo agendado contra o Brugges para a 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Momento do jogo: O segundo golo dos dragões, numa jogada construída por Taremi e finalizada por Evanilson, colocou um ponto final nos nervos que o FC Porto estava a sentir até esse minuto.

Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso David Carmo e Wendell; Uribe, Eustáquio e Pepê; Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Suplentes FC Porto: Cláudio Ramos, Pepe, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Danny Loader, André Franco, Evanilson e Gonçalo Borges.

Onze do Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nelson Monte, Steven Vitória e Langa; João Mendes, João Teixeira e Guima; Jonny Arriba, Hector e Juninho.

Suplentes do Chaves: Gonçalo Pinto, Habib, Luther, Sandro Cruz, Ponck, Queirós, Morim, Benny e Jô.

Antevisão: FC Porto e Desportivo das Chaves defrontam-se, este sábado, pelas 20h30, num duelo relativo à 6.ª jornada da I Liga.

Os dragões seguem no terceiro lugar do campeonato, com 12 pontos, a três do líder Benfica, tendo apenas tropeçado, na presente edição da prova, na deslocação a Vila do Conde, contra o Rio Ave (0-3). Os campeões nacionais que chegam a esta partida, após tombarem na jornada inaugural da Liga dos Campeões diante do Atlético em Madrid, por 1-2, na passada quarta-feira. Além do desaire, os azuis e brancos perderam ainda Otávio por lesão. 

Já do outro lado da barricada mora um Desportivo de Chaves que, na sexta posição, já soma oito pontos e já ganhou, inclusive, no Estádio José de Alvalade. Nos últimos 13 encontros entre os dois conjuntos, o conjunto transmontano não venceu qualquer jogo, sendo o melhor resultado dois empates, um para a Taça da Liga e outro para a Taça de Portugal.

Leia Também: Wilson Manafá está recuperado e ganha ritmo no FC Porto B

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Samu Aghehowa redime-se após 'arraso' ao FC Porto: "Falei a quente..."

Liga Europa

Samu Aghehowa redime-se após 'arraso' ao FC Porto: "Falei a quente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2252
2Benfica2250
3FC Porto2246
4Sp. Braga2244
5Santa Clara2238
6Casa Pia2233
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2223
14Gil Vicente2222
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Metro do Porto está prestes a receber veículo a hidrogénio

CaetanoBus

Metro do Porto está prestes a receber veículo a hidrogénio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas