Roger Federer anunciou, esta quinta-feira, a retirada de forma oficial do ténis profissional, aos 41 anos de idade.
"De todos os presentes que o ténis me deu ao longo dos anos, sem dúvida, o melhor foram todas as pessoas que conheci ao longo do caminho. Amigos, rivais e fãs que o desporto me deu nesta vida. Hoje quero partilhar algumas notícias com todos vós.
Como muitos de vós sabem, os últimos três anos colocaram-me muitos desafios devido a lesões e cirurgias. Tenho trabalhado arduamente para regressar à forma mais competitiva, mas também conheço as capacidades do meu corpo e os meus limites e essa é a mensagem que o meu corpo me deu. Tenho 41 anos de idade. Já joguei mais de 1.500 jogos em 24 anos. O ténis tem-me tratado mais generosamente do que alguma vez poderia ter sonhado. E agora tenho de reconhecer quando é tempo de terminar a minha carreira competitiva.
A Laver Cup da próxima semana em Londres será o meu último torneio ATP. Jogarei mais ténis no futuro, claro, mas não nos Grand Slams ou no circuito", pode ler-se na mensagem divulgada pelo tenista helvético nas redes sociais.
Roger Federer despede-se dos courts, após ter conquistado 20 torneios do Grand Slam, e 'escrito' juntamente com Nadal e Djokovic, a página mais bonita do ténis mundial.
To my tennis family and beyond,
— Roger Federer (@rogerfederer) September 15, 2022
With Love,
Roger pic.twitter.com/1UISwK1NIN