FC Porto-Boavista: Antes do dérbi de Lisboa, há ainda o da cidade Invicta

Tudo acontece no dia do 87.º aniversário do ex-presidente Pinto da Costa, antes do duelo entre Sporting e Benfica

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
28/12/2024 08:01 ‧ 28/12/2024 por Miguel Simões

Desporto

Direto

A atravessar uma das sequências mais estáveis da época, o FC Porto prepara-se para encerrar o ano de 2024, este sábado, com a receção ao Boavista, no sempre 'escaldante' dérbi da cidade Invicta, precisamente 24 horas antes do Sporting-Benfica, que promete 'agitar' as contas da liderança.

 

O conjunto de Vítor Bruno volta a competir no Estádio do Dragão após três vitórias seguidas, sem qualquer golo sofrido, num dia em que o ex-presidente Pinto da Costa celebra o seu 87.º aniversário, enquanto a equipa de Cristiano Bacci já não sabe o que é vencer há quase dois meses.

Os dragões procuram aproveitar o resultado do dérbi para dormir uma ou até mais noites no trono da I Liga, numa altura em que tem os mesmos 37 pontos que o campeão Sporting, ambos a um do líder Benfica.

Já a formação axadrezada que quer 'fugir' à zona de descida, onde se encontra a dividir o penúltimo posto, com os mesmos 12 pontos que o Farense, um acima do lanterna-vermelha Arouca.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Vítor Bruno

Margem de erro curta: "Não tem a ver com reduzir a margem. A nossa margem está reduzida por não estarmos na posição que queremos estar. Dependemos de nós para chegarmos onde queremos chegar, que é o topo da classificação. Isso passa por ganhar o jogo amanhã. Há dérbi em Lisboa, mas para nós serve pouco se não fizermos aquilo que temos de fazer. Isso só pode acontecer se ganharmos amanhã. De resto, o que se passa fora da nossa casa não nos diz respeito".

Análise ao adversário: "Olhar para o todo é o segredo para atacar o jogo de amanhã. A classificação não nos diz muito. Apenas perderam em Alvalade. São indicadores que servem para termos em alerta permanente, para perceber que o jogo de amanhã terá um nível de dificuldade elevado. Um dérbi com o Boavista escalda sempre para intensidades muito altas. Vamos ter de estar muito perto daquilo que o Boavista oferecer, intensidade alta, ter cabeça fria, perceber que é um adversário com qualidade, bem trabalhado. Dos últimos anos é um Boavista com um trabalho com detalhe e minúcia e em condições adversas. Têm feito um trabalho meritório. É um dérbi e um dérbi tem de ser ganho".

Único treinador que se mantém entre os cinco primeiros classificados da época passada: "O facto de o FC Porto manter o treinador quer dizer que as pessoas acreditam e que percebem o trabalho que está a ser feito. Quem está de fora, alicerça a sua opinião com base em resultados. Quem está por dentro, percebe aquilo que está a ser feito, de que forma está a ser construído e com que base está a ser realizado. Isso reflete o facto de o presidente ainda não ter mudado de treinador, e esperemos que não o faça por algum tempo".

Cristiano Bacci

Pontuar no Dragão: "O empate é sempre positivo, pontuar é sempre bom, mas não podemos fazer uma comparação entre as duas equipas. Cada uma luta por alvos diferentes A nossa equipa está confiante e acredita num bom futuro".

Poderio do adversário: "É um rival muito forte, que está a lutar pelos primeiros lugares e que vai criar muitas dificuldades. O FC Porto não só o Samu, tem outros jogadores de qualidade. A ideia é praticarmos o nosso futebol, seja quem for o adversário que temos pela frente".

Fuga à despromoção: "Sair da zona de descida é o objetivo final, há muitas equipas com pouco pontos na parte de baixo da tabela, é normal estarmos dentro e fora".

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-E-V

Boavista:  E-D-E-E-D

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.

Boavista: César, Gonçalo Almeida, Filipe Ferreira, Rodrigo Abascal, Augusto Dabó, Joel Silva, Sebastián Pérez, Salvador Agra, Miguel Reisinho, Bruno Onyemaechi e Róbert Bozeník.

Ausências

FC Porto: Francisco Moura, Marko Grujic e Iván Marcano (lesionados); João Mário (em dúvida)

Boavista: João Gonçalves e Luís Pires (lesionados); Joel Silva (em dúvida)

Leia Também: Vítor Bruno: "O que se passa fora da nossa casa não nos diz respeito"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"O fim de uma era". David Luiz corta o cabelo... e resultado vira notícia

Fortaleza

"O fim de uma era". David Luiz corta o cabelo... e resultado vira notícia

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas