FC Porto volta aos triunfos e Sp. Braga tomba pela primeira vez na época

Dragões encontraram o caminho das vitórias, do qual os minhotos acabaram por se desviar sete jornada depois.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/09/2022 23:09 ‧ 30/09/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu nesta sexta-feira o Sp. Braga por 4-1. Os dragões deram a volta ao momento, por enquanto, com um triunfo confortável.

Os comandados de Artur Jorge entraram agressivos, mas não conseguiram controlar o ímpeto dos azuis e brancos. Evanilson abriu as contas aos 32 minutos, depois de um erro de Matheus. Dois minutos depois, Eustáquio, que ofereceu inicialmente, fez o 2-0 a passe de Pepê.

Na segunda parte, o Sp. Braga entrou mais forte e chegou ao golo. Pepe, a tentar cortar um ataque, fez autogolo. De pouco serviu, uma vez que, minutos depois, Pepê voltou a estabelecer uma diferença de dois golos no marcador depois de jogada de qualidade de Taremi.

O iraniano sofreu ainda a falta que tirou Matheus do jogo. O guardião dos minhotos viu o vermelho direto depois de uma falta imprudente fora da grande área. Ainda antes do apito final, houve tempo para um 'forcing' final e para o golo de Galeno, que fechou as contas no último minuto de compensação.

Com este resultado, o FC Porto salta para o segundo posto da I Liga, com 19 pontos, os mesmos que os minhotos, mas com menos golos sofridos. O Benfica, líder da tabela, está a dois pontos das duas equipas.

Filme do jogo

Com respostas destas, não há crise que se instale no Dragão. O FC Porto deu um pontapé no mau bocado que passou recentemente frente a Rio Ave, Atlético Madrid, Club Brugge e Estoril ao vencer um desafio que se adivinhava complicado.

Depois de vários tropeços e de um momento contorbado, esta não era a partida mais ansiada por Sérgio Conceição. Ainda assim, é contra os maiores adversários que se dão as maiores provas de força. Com o campeão nacional, não foi diferente.

A equipa do FC Porto entrou muito superior no jogo. Sérgio Conceição deu a fórmula na antevisão à partida e a equipa entendeu a mensagem. Mais do que pensar no adversário, há que pensar em ser-se igual a si próprio.

Foi isso que o FC Porto fez. Com transições rápidas, vários jogadores apontados à baliza adversária e muita técnica, os dragões deram uma boa resposta em campo ao momento amargo que vivem.

Através de Taremi, que se apresentou extrovertido na partida, o campeão nacional desorientou Matheus. O brasileiro saiu da baliza sem critério e esqueceu-se que Evanilson estava na cara do golo. Foi apenas preciso Eustáquio  acertar o cruzamento para ser aberto o marcador.

A equipa de Artur Jorge nem teve tempo para se ajeitar e Pepê já estava novamente na cara do golo para oferecer a Eustáquio. Apesar de uma oportunidade enorme de Iuri Medeiros, que acabou por ser desperdiçada, o Sp. Braga teve 15 minutos terríveis na fase final da primeira parte. Não foi capaz de estancar o ataque do FC Porto e apresentou-se muito diferente da equipa que, até este jogo, levava 23 golos marcados e apenas cinco sofridos.

A primeira parte não foi simpática para a equipa minhota, que acabou com três amarelados. Artur Jorge 'castigou' a indisciplina e a falta de rendimento desses jogadores com alterações no intervalo, que acabaram por trazer novidade à equipa. 

A equipa reagiu, atirou à barra pelo pé de Ricardo Horta e, depois de tanto ameaçar, chegou ao golo. Pepe quis cortar um lance perigoso e acabou por fazer autogolo, um golo que assustou Sérgio Conceição. A equipa baixava o ritmo e a estrutura, defendia mais perto da baliza e deixava o adversário ter mais bola, o que poderia ser perigoso.

Numa fase de perigo constante, os dragões chegaram ao golo que tranquilizou a equipa. Era um golo que o FC Porto precisava para segurar o adversário e marcou-o da melhor forma possível. Taremi voltou a estar em grande plano ao fazer um túnel ao defesa minhoto e entregando a Pepê.

O momento do Sp. Braga não era o melhor e pior ficou quando Matheus, dentro dos 10 minutos finais, viu o vermelho direto. O guardião fez falta sobre Taremi de forma bastante imprudente, um sinal de desfoco dos arsenalistas na partida. Erros destes trazem sempre consequências, como o quarto golo do FC Porto. Galeno arrumou as contas de um jogo que vai obrigar a uma reflexão de Artur Jorge e dos jogadores do Sp. Braga.

A resposta não podia ter sido melhor. De volta às vitórias, de volta aos golos, de volta ao jogo em equipa, com a volta de Pepe e Otávio, o FC Porto relançou-se na corrida rumo ao topo da tabela. Apenas dois pontos afastam, de forma provisória, o campeão nacional do Benfica, que vai defrontar o Vitória SC nesta jornada. Já o Sp. Braga escorregou pela primeira vez na I Liga. O percurso pleno de vitórias desde a segunda jornada do campeonato foi travado pelos dragões.

Momento do jogo: O primeiro golo do FC Porto. Abriu o caminho para a vitória, tanto que foi seguido imediatamente pelo 2-0. Até então, o Sp. Braga preocupou os dragões, tendo 'amansado' com o golo sofrido.

Onzes iniciais

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Pepe, David Carmo, Wendell; Uribe, Eustáquio, Pepê, Bruno Costa; Taremi, Evanilson.

Sp. Braga: Matheus; Fabiano, Tormena, Niakaté, Sequeira; Al Musrati, André Horta; Iuri Medeiros, Ricardo Horta; Banza, Abel Vitinha.

Antevisão

FC Porto e Sp. Braga defrontam-se na noite desta sexta-feira. O prato-forte da oitava jornada da I Liga terá o Estádio do Dragão como palco.

O campeão nacional vem de um empate frustrante contra o Estoril, que voltou a atrasar a equipa de Sérgio Conceição na corrido ao topo da tabela da I Liga. Já os minhotos seguem numa caminhada imparável, sem qualquer derrota e com apenas um empate na prova, frente ao Sporting.

A partida tem apito inicial agendado para as 21h15 desta sexta-feira e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Há batalha no Dragão. Os onzes prováveis para o FC Porto-Sp. Braga

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches partilha mensagem enigmática antes do Sporting-Benfica

I Liga

Renato Sanches partilha mensagem enigmática antes do Sporting-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas