FC Porto e Leverkusen defrontam-se, esta terça-feira, a partir das 20 horas, no Estádio do Dragão, num duelo relativo à 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os dragões continuam sem pontuar na presente edição da prova e, dessa forma, este encontro reveste-se de capital importância, com a obrigatoriedade azul e branca de arrecadar os três pontos.
Se os campeões nacionais perderam diante de Atlético de Madrid e Club Bruges nas primeiras rondas, já o Leverkusen soma já três pontos, fruto do triunfo alemão contra o conjunto colchonero na passada jornada (2-0). Recordar que este grupo é encabeçado pelo clube belga, que soma já seis pontos.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Antevisão ao Bayer Leverkusen e a lembrança do jogo com o Club Brugge: Vamos entrar de forma a fazer o nosso trabalho, de acordo com as nossas características. Não fomos iguais a nós próprios contra o Club Brugge. Amanhã, contra um adversário que fez uma excelente partida com o Atlético de Madrid. A classificação não traduz [o valor real], é uma equipa fortíssima. A Liga alemã é a melhor do Mundo. Vai ser um jogo difícil. Os jogadores têm de entender o adversário, os últimos resultados não nos podem precipitar. Temos qualidade individual e coletiva para ganhar.
É uma final para o FC Porto? O nosso estado de espírito é que cada treino é um desafio. Os jogadores desafiam-nos a sermos melhores todos os dias. A pressão de treinar um clube com esta grandeza é diária. Temos de ganhar, mas estamos habituados a este tipo de situações. É bom ter finais de três em três dias.
Aproveitar as oportunidades: "Tivemos um jogo em Madrid em que tivemos várias ocasiões. Com o Brugge foi um jogo atípico. Tivemos situações, também. Não fomos eficazes. Temos de fazer golo nas meias oportunidades, diante de grandes equipas. Estamos conscientes disso e sabemos o que temos de melhorar. Sabemos como perdemos em Madrid pelos pormenores. Depois, há outras coisas que nos ultrapassam, que são por maiores.
Gerardo Seoane
Reagir ao mau momento: "Estamos muito desiludidos depois do jogo com o Bayern Munique [derrota por 0-4]. Não foi satisfatório. A equipa está ciente da situação que atravessa e temos de trazer certas qualidades para o campo, tais como estar disposta a lutar com muita vontade para deixar vir ao de cima a sua qualidade. O jogo seguinte é sempre uma oportunidade de evoluir e de demonstrar junto dos nossos adeptos uma prestação melhor do que a anterior".
Adversário: "O FC Porto tem o mesmo treinador e a mesma energia. Nessa altura, era uma equipa mais madura nos seus processos de jogo. Seja como for, é muito competitiva e tem mais ou menos o mesmo estilo, jogando sempre com muita emoção. O treinador deverá incutir esses valores".
Contas do grupo: É sempre preferível jogar em casa na 'Champions'. O FC Porto é muito competitivo e já se viu neste grupo que todos têm hipóteses [de vencer]. Está tudo equilibrado a nível de relação de forças e de forma das equipas".
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Pepe, David Carmo e Wendell; Matheus Uribe, Bruno Costa e Eustáquio; Pepê, Taremi e Evanilson.
Bayer Leverkusen: Hradecky; Kossounou, Tah, Tapsoba, Bakker; Andrich, Hudson-Odoi, Demirbay; Frimpong, Schick e Diaby.
Últimos resultados
FC Porto: V-E-D-V-D
Bayer Leverkusen: D-E-V-E-D
Ausências:
FC Porto: Fernando Andrade e Uribe
Bayer Leverkusen: Bellarabi, Palacios e Wirtz.
Leia Também: FC Porto encerrou a preparação para o Bayer Leverkusen com um ausente