PSG e Benfica voltaram a anular-se, esta terça-feira, com um empate (1-1), precisamente o mesmo resultado verificado há uma semana, no Estádio da Luz. Poucos minutos após a derrota da Juventus em Israel, franceses e portugueses dividiram novamente pontos, em jogo da 4.ª jornada, e estão cada vez mais perto de seguirem em frente, juntos, rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Tal como no primeiro duelo, o PSG foi quem inaugurou o marcador, por intermédio de Mbappé (40'), ainda antes do intervalo, na conversão de uma grande penalidade. Também de penálti, e já no segundo tempo, foi a vez de João Mário (62') marcar e fixar o resultado final no Parque dos Príncipes.
Com este resultado, PSG e Benfica somam os mesmos oito pontos no grupo H, mas o conjunto de Paris assume o primeiro lugar por conta do maior número de golos marcados. Na próxima jornada, as águias recebem a Juventus e o PSG também defronta o Maccabi Haifa na condição de visitado. Ambos apenas precisam de empatar para carimbar a passagem aos oitavos de final.
Benfica na próxima jornada (em casa, frente à Juventus):
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 11, 2022
Se ganhar: qualifica-se
Se empatar: qualifica-se, desde que o Maccabi Haifa não vença o PSG
Se perder: tudo para se resolver na última jornada pic.twitter.com/2Hheem4A5z
Filme do jogo
Roger Schmidt entrou no Parque dos Príncipes com um ligeira alteração no esquema tático normalmente apresentado. Sem David Neres, que ficou em Lisboa, o treinador alemão optou por reforçar o meio-campo com a entrada de Fredrik Aursnes no onze. João Mário, por consequência, subiu no terreno e o Benfica entrou em campo com um bloco mais compacto, mas com menos velocidade para desequilibrar.
Aursnes titular no lugar de David Neres: é a 1.ª vez que o 🦅Benfica altera o 11 nesta edição da Champions - nas 3 primeiras jornadas, Roger Schmitd escolheu sempre a mesma equipa titular pic.twitter.com/bWVvfHSXqB
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 11, 2022
Por seu turno, o PSG tentou pegar no jogo desde cedo, mas sentiu sérias dificuldades em criar lances de perigo na primeira meia hora. No entanto, o golo francês acabaria mesmo por aparecer, aos 40 minutos, após António Silva derrubar Bernat na grande área e Michael Oliver apontar, prontamente, para a marca do castigo máximo. Kylian Mbappé avançou para a marca do castigo máximo, não tremeu perante Odysseas e colocou o PSG na dianteira do marcador ainda antes do intervalo, ao mesmo tempo que passou a ser o jogador da história do clube de Paris com mais golos marcados (31) na Liga dos Campeões.
Mbappé faz história: ultrapassa Cavani e torna-se no melhor marcador de sempre do PSG na Liga dos Campeões pic.twitter.com/F8YFYsHRFc
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 11, 2022
Na segunda parte, o Benfica voltou ao relvado com uma atitude mais ofensiva e em busca de um resultado que permitisse pontuar. As águias tentavam encontrar Gonçalo Ramos para visar a baliza de Donnarumma, mas as oportunidades criadas raramente eram sinónimo de calafrio para o internacional italiano.
🇪🇺 55' | 🇫🇷 Paris SG 1-0 Benfica 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 11, 2022
O SLB esteve 36 minutos sem rematar#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #PSGSLB pic.twitter.com/sZGrwJvi7z
A pressão do Benfica acabaria, porém, por trazer frutos por conta de uma ação imprudente de Marco Verratti. O internacional italiano acertou em cheio na canela de Rafa Silva e o VAR alertou Michael Oliver para o lance na grande área do PSG. Consultadas as imagens, o árbitro inglês apontou para novo castigo máximo, com João Mário a não tremer, tal como Mbappé, e a restabelecer a igualdade no marcador, à passagem do minuto 62.
5.º golo de grande penalidade de João Mário esta época: ao longo da carreira, marcou com sucesso 7 dos 8 penaltis que cobrou - esta época, tem 100% de êxito pic.twitter.com/yMfPpQqvXE
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 11, 2022
O empate trouxe a tranquilidade desejada para as águias e o PSG ficou nitidamente nervoso, tentanto entregar a bola a Neymar e Mbappé, esperando que os dois astros conseguissem 'sacar' um coelho da cartola. No entanto, a defensiva do Benfica foi sabendo gerir as iniciativas ofensivas dos franceses.
Até final, o PSG ainda conseguiu voltar a marcar, mas Mbappé foi apanhado em fora de jogo e o empate acabou mesmo por imperar nos final dos 90 minutos. Franceses e portugueses repartiram pontos pela segunda jornada consecutiva e só dependem de si mesmos para passar à fase seguinte.
Benfica e PSG repetem o resultado da 1.ª volta a continuam a partilhar a liderança do grupo (o PSG ocupa o 1.º lugar, por ter mais um golo marcado): as 2 equipas podem garantir, ambas, a qualificação na próxima jornada pic.twitter.com/2WDifptxyj
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 11, 2022
Momento do jogo: O golo de João Mário chegou na altura certa para o Benfica, que a partir daí ficou muito mais tranquilo.
Classificação atual do grupo H
- PSG, 8 pontos
- Benfica, 8 pontos
- Juventus, 3 pontos
- Maccabi Haifa, 3 pontos
Equipas iniciais
ONZE DO PSG: Donnarumma; Sergio Ramos, Marquinhos, Danilo; Hakimi, Vitinha, Verratti, Bernat; Sarabia, Neymar e Mbappé.
ONZE DO BENFICA: Odysseas; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino, Aursnes, Enzo Fernández; Rafa Silva, João Mário e Gonçalo Ramos.
Antevisão
Uma semana depois do empate na Luz, o Benfica visita o PSG esta terça-feira, em jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da fase de grupos da Liga dos Campeões. Messi, do lado dos franceses, e David Neres, da equipa das águias, são as grandes baixas do duelo que acontecerá no Parque dos Príncipes.
Vale também recordar que PSG e Benfica estão em igualdade pontual no grupo H, com sete pontos, ao passo que a Juventus acumula três e o Maccabi Haifa ainda não somou qualquer ponto.
O pontapé de saída está agendado para as 20 horas e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: PSG-Benfica: Ici c'est vraiment Paris?