Gareth Southgate justificou nesta quinta-feira as escolhas para o Mundial'2022. O selecionador inglês começou por explicar o porquê de ter convocado certos atletas que, aos olhos dos adeptos, pouco fizeram para merecer uma chamada ao Qatar.
"Nós queríamos ter a certeza de que íamos ter equilíbrio na equipa. Marcar é mais importante que tudo, com cinco substituições consegues mudar quase metade da equipa durante o jogo, então vamos vais querer diferentes opções para diferentes momentos do jogo e diferentes rondas da prova. Tivemos de cobrir alguns dos jogadores que não estão prontos fisicamente por completo para jogar, então ter 26 convocados disponíveis podes ter alguns riscos que não podes ter com apenas 23 convocados. O equilíbrio está lá, temos tudo tratado", começou por dizer.
A convocação de James Maddison terá sido uma das maiores surpresas. O médio não passa pela melhor fase no Leicester, mas Southgate defendeu o jogador.
"Ele está a jogar muito bem, é um bom jogador, sempre dissemos que ele é bom jogador, conquistou o direito [de ir ao Mundial]. Pode dar-nos algo diferente dos restantes médios ofensivos que temos. Em certos momentos, houve conversas, debates sobre o James, setembro foi momento de debate, mas ele está a jogar bem como os restantes avançados deste país e podemos precisar da diferença", acrescentou.
A ausência de Tammy Abraham da lista final também foi discutida. O avançado da AS Roma, de José Mourinho, leva apenas quatro golos nesta época, longe dos 27 golos marcados na época passada. Southgate explicou por que razão deixou o avançado de fora.
"O Tammy teve uma fase sem golos no momento errado. Não é caso de estarmos a três ou quatro semanas da final, estamos sim a 10 dias do primeiro jogo, então a forma pode ser mais importante. Estamos a olhar para a forma dos jogadores nos clubes, mas só vamos saber o que podem fazer quando os virmos nos treinos. Mesmo tendo uma visão do jogador no clube, não temos uma imagem completa dele. Temos de trabalhar com eles e ver como treinam em conjunto", concluiu.
Inglaterra vai jogar no Grupo B do Mundial com Irão, País de Gales e Estados Unidos.
Leia Também: Esta é a lista final de Inglaterra para o Mundial