"Não podemos chegar ao último jogo a precisar de pontos para passarmos"

O antigo internacional Jorge Andrade considera que Portugal tem "alguns problemas de equilíbrio" na equipa, mas acredita que os futebolistas lusos podem apresentar-se "em plena forma" no Mundial2022, ainda que alerte para as dificuldades no Grupo H.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/11/2022 09:26 ‧ 12/11/2022 por Lusa

Desporto

Jorge Andrade

"A seleção teve alguns percalços nesta qualificação, foi das últimas a qualificar-se. Temos alguns problemas em termos de equilíbrio na equipa, sobretudo na defesa, em que o Pepe vem de lesão. Muita gente do meio-campo para a frente e muito menos gente no eixo central da defesa, o que faz com que a equipa seja um pouco desequilibrada", começou por dizer o ex-futebolista, em declarações à agência Lusa.

Ainda assim, o vice-campeão europeu por Portugal em 2004, que representou a seleção nacional em 51 ocasiões, inclusive no Campeonato do Mundo de 2002, mostrou-se convicto de uma boa prestação lusa no Qatar, tendo em conta que "os jogadores estão mais velhos, mais experientes".

"Jogadores como o Bernardo Silva, o Rúben Dias, que jogam na Premier League, podem transportar essa competitividade para a equipa. Os nossos jogadores jogam em grandes campeonatos e alguns estão em grande forma. Se o Mundial fosse no final da época, poderiam estar mais cansados, mas, sendo nesta altura, podem jogar em plena forma, o que faz com que a equipa possa estar bem", antecipou.

Perante a concorrência de Gana, Uruguai e Coreia do Sul, de Paulo Bento, o antigo central, de 44 anos, alertou para as dificuldades com que a equipa das 'quinas' se vai deparar no Grupo H.

"O nosso grupo é muito difícil. Temos dois adversários que já nos eliminaram, a Coreia do Sul, em 2002, e o Uruguai, no último Mundial [em 2018]. O Gana é uma seleção africana, que é sempre complicado para nós também. Por isso, muito cuidado", realçou o antigo jogador de Estrela da Amadora, FC Porto, Deportivo da Corunha e Juventus.

De resto, Jorge Andrade deixou um aviso, depois de, em 2002, ter experienciado no relvado a eliminação da formação lusa na fase de grupos, precisamente com um desaire no derradeiro encontro, com os sul-coreanos, na altura anfitriões da prova, juntamente com o Japão.

"Não podemos chegar ao último jogo a precisar de pontos para passarmos. Temos de chegar folgados para essa última jornada. Depois, é a eliminar, tem a ver com cruzamentos em termos de seleções. É tentar que os cruzamentos sejam mais favoráveis, mas é uma competição em que tudo pode acontecer", disse.

Para Jorge Andrade, existe alguma expectativa quanto ao desempenho do 'capitão' Cristiano Ronaldo, que está a fazer um época "aquém no Manchester United e não fez pré-época, mas que nos últimos jogos tem mostrado que fisicamente está pronto para dar um grande contributo à seleção".

"Vai liderar o grupo, tem vontade de demonstrar que, mesmo a terminar [a carreira], é um dos melhores do mundo e isso pode motivar o grupo a acompanhar a fome que o Cristiano Ronaldo tem nestas provas. Esperamos que seja um grande campeonato e que Portugal chegue o mais longe possível", referiu à Lusa.

O ex-internacional luso desejou ainda que o selecionador Fernando Santos, que foi seu treinador no FC Porto em 2000/01, "continue a ter os êxitos que tem tido, depois do Euro2016 e da Liga das Nações, em 2019", lembrando que esta "pode ser a última competição dele e, por isso, vai querer chegar o mais longe possível, quiçá à final".

Jorge Andrade deixou mesmo um conselho ao treinador, equipa técnica e jogadores, dadas as especificidades deste Mundial, que, pela primeira vez, será disputado a meio de uma temporada europeia e num país com condições climatéricas diferentes.

"Vai ser uma experiência toda nova. Portugal tem de se adaptar rapidamente e tentar superar-se, porque não vai ser fácil. Têm de estar atentos aos primeiros jogos das outras seleções, ver as dificuldades que podem sentir e rapidamente adaptarem-se. Nem que seja fazer substituições mais cedo durante os jogos, para os jogadores estarem mais frescos, tentar rodar a equipa na fase de grupos, para ter um ritmo alto no jogo", perspetivou.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo vai ser disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro, no Qatar.

Portugal está integrado no Grupo H, juntamente com Uruguai, Gana e Coreia do Sul, de Paulo Bento, tendo estreia marcada na competição para 24 de novembro, diante dos ganeses, no Estádio 974, em Doha.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Salah e Carragher trocam 'galhardetes' em público: "Obcecado..."

Liverpool

Salah e Carragher trocam 'galhardetes' em público: "Obcecado..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Gasolina, diesel ou elétricos: O que mais vendeu em Portugal?

Mercado

Gasolina, diesel ou elétricos: O que mais vendeu em Portugal?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas