A polémica entrevista de Cristiano Ronaldo ao jornalista inglês Piers Morgan tem marcado a atualidade desportiva, nos últimos dias, e acompanhou a seleção de Portugal para o Qatar, onde a equipa das quinas vai disputar o Campeonato do Mundo de 2022.
As páginas dos jornais internacionais, assim como as redes sociais, têm-se enchido de alegados rumores de um mau ambiente dentro da seleção nacional a propósito das palavras do capitão da equipa das quinas, mas Josué Pesqueira não acredita que esse assunto tenha qualquer tipo de influência no espírito do grupo de trabalho liderado por Fernando Santos.
Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o internacional português, que chegou a partilhar balneário com Cristiano Ronaldo na seleção, diz que a maioria dos críticos do camisola 7 se esqueceram do que o avançado tem feito pelas cores nacionais nos últimos anos, sublinhando que Ronaldo está completamente focado em levar a equipa das quinas ao título no Mundial.
Entrevista de Ronaldo? Isso não belisca em nada o ambiente dentro da seleção
Este Mundial será, indubitavelmente, marcado pela polémica entrevista de Cristiano Ronaldo. Acredita que isto poderá afetar a seleção?
Não, acho que não. Primeiro, todos sabemos o que o Cristiano gera em todo o mundo. A entrevista dele foi privada e não sobre a seleção, mas sobre a vida dele e o clube que representa. Isso não belisca em nada o ambiente dentro da seleção. O selecionador disse há dias que tínhamos de respeitar o Cristiano porque ele deu uma entrevista privada e tem toda a razão. Ele é livre de dizer o que quiser. As pessoas vão sempre falar dele, dando ou não entrevistas. Tenho a certeza de que o Cristiano está focado em tentar ganhar o Mundial pela seleção.
Do ponto de vista do jogador que já partilhou o balneário com Ronaldo na seleção, como é que reagiria se estivesse, agora, no Mundial, após estas palavras do capitão de equipa?
Reagiria de forma normal, e tenho a certeza de que todos os jogadores fizeram o mesmo, que é manter o foco na seleção. A partir do momento em que entras na seleção, o tema de conversa é só a seleção e não os clubes. Há muitos anos, dizia-se que na seleção existiam, entre aspas, os grupos dos jogadores do FC Porto, do Benfica e do Sporting, e isso não é assim. Assim que entramos no estágios, todos estamos focados e trabalham para um só objetivo, que é ganhar o Mundial.
Josué soma quatro internacionalizações pela equipa das quinas© Getty Images
E tendo em conta a época menos positiva que Ronaldo está a assinar, com alguns altos e baixos, acredita que ele faz parte do problema ou da solução para este Mundial?
Eu acho que ele faz parte sempre da solução. Neste momento, todos os críticos do Cristiano esquecem-se um pouco de tudo o que ele já deu e continuar a dar à seleção. Há muitas vozes críticas e ele, mais do que ninguém, está habituado a isso. O Cristiano é daquelas pessoas que quanto mais o criticam e ‘picam’, ele depois mostra a resposta em campo como já o fez. Quando ele saiu da Juventus para o Manchester United, todos disseram que não ia ser o mesmo jogador, e ele chegou lá e foi o melhor marcador da equipa, no ano passado. Ele é parte da solução, mas Portugal, com ou sem o Cristiano, tem uma seleção incrível de jogadores com tremenda qualidade.
Ronaldo? É mais uma fase final em que ele vai meter toda a sua qualidade e na qual espero que consiga marcar muitos golos para poder ganhar o Mundial
Na cabeça de Ronaldo, embora não precise de provar seja o que for, este Campeonato do Mundo será uma espécie de tudo ou nada?
Não. O Cristiano não tem de demonstrar nada a ninguém, porque toda a gente sabe o valor que tem. Nunca o fez e não acredito que ele vai pensar agora que é o tudo ou nada. Obviamente que é uma grande oportunidade. Se não estou em erro, é o quinto Mundial em que ele participa, o que é incrível, porque não houve muitos jogadores até aos dias de hoje que conseguiram isso. É mais uma fase final em que ele vai meter toda a sua qualidade e na qual espero que consiga marcar muitos golos para poder ganhar o Mundial por Portugal.
E esta tratar-se-á da última oportunidade de Ronaldo e de Pepe conquistarem o Mundial?
Não sei se vão fazer outro Mundial ou não, acredito que possam não o vir a fazer. Mas eles não vão encarar isto como um tudo ou nada, mas como mais uma oportunidade para poderem ganhar mais um título e juntarem a outros que já têm na carreira, que já são muitos.
Leia Também: "Brasil? Se Portugal pensar no pós-grupos, pode ter dissabores..."
Leia Também: "Não me importava que Portugal jogasse mal e fosse campeão do mundo"