Fernando Gomes, bibota de ouro e melhor marcador de sempre do FC Porto, morreu este sábado, aos 66 anos. A informação foi confirmada pelos portistas.
O antigo avançado faleceu vítima de doença prolongada, ele que lutava contra um cancro no pâncreas desde outubro de 2019. Recentemente, o ex-jogador tinha estado hospitalizado depois de sofrer um AVC.
"O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes", pode ler-se na nota publicada pelos azuis e brancos no site oficial.
Nascido em novembro de 1956 na freguesia de Campanhã, Fernando Gomes venceu a Bota de Ouro da UEFA por duas vezes, a primeira em 1983 e a segunda em 1985.
Maior goleador da história do FC Porto com 352 golos, Fernando Gomes começou e terminou a carreira profissional de futebolista a marcar. Estreou-se com 17 anos aos serviço dos azuis e brancos, no estádio das Antas, e foi decisivo, ao apontar os dois golos do triunfo do FC Porto sobre a CUF por 2-1.
Fernando Gomes marcou 420 golos em 610 jogos ao longo de toda a carreira como futebolista, todos eles com quatro camisolas: FC Porto, Gijon, Sporting e seleção nacional. Para além disso, o 'bibota' conquistou 14 títulos, todos ao serviços dos azuis e brancos: cinco campeonatos, três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontiental e uma Taça dos Campeões Europeus
Fernando Gomes foi também o melhor marcador do campeonato português em seis ocasiões (1977, 1978, 1979, 1983, 1984 e 1985) e ainda é o maior goleador da história da I Liga, com 317 golos, atrás de Peyroteo (331) e Eusébio (320).
Partiu uma lenda do futebol. Até sempre, Fernando Gomes!
— Portugal (@selecaoportugal) November 26, 2022
A football legend has passed. You will be missed, Fernando Gomes! pic.twitter.com/CutODMGfHF
O céu levou-nos o 9. Os golos ficam na memória de todos.
— FC Porto (@FCPorto) November 26, 2022
Até sempre, Bibota. pic.twitter.com/FezNBYUYqj