O antigo internacional português Maniche considerou, nesta segunda-feira, que José Mourinho seria uma boa opção para render Fernando Santos no comando técnico da seleção nacional, isto numa altura em que muito se escreve sobre uma eventual saída do selecionador após o Mundial'2022.
"Fernando Santos tem dois de contrato com a Federação, Fernando Gomes também tem mais dois anos de mandato. Para retirar o título de selecionador a Fernando Santos, tem de pagar uma indemnização, e faltando dois para ambos, não estou seguro que isso possa acontecer", afirmou Maniche, em declarações à Rádio Renascença, antes de concretizar a opinião de que Mourinho seria um bom sucessor.
"José Mourinho é o treinador que fazia todo o sentido para o cargo, por tudo aquilo que já conquistou, e tem estado a conquistar. Já esteve nos melhores clubes do mundo, ganhou títulos em todos os clubes que passou e falta-lhe a seleção", sublinhou o antigo jogador, acrescentando:
"É um treinador experiente e preparadíssimo para as dificuldades, porque é um conhecedor do nosso futebol e do futebol além fronteiras, inteligente e sabe lidar com jovens. Já se adaptou a esta geração, e provou ao conseguir um título na Roma, o que já não acontecia há alguns anos. E acho que reunia consenso para ser selecionador."
Maniche destacou ainda a importância de Cristiano Ronaldo não se ter despedido da seleção após o Mundial'2022, mas sublinhou que será necessário o capitão de equipa e Fernando Santos terem uma conversa.
"Tenho um respeito pelo Cristiano Ronaldo de quem sou amigo, e respeito o trabalho de Fernando Santos. Agora o respeitar não é estar constantemente a agarrar-se a um passado e aos troféus, porque o futebol é o momento. E o momento é complicado para Fernando Gomes, porque o Cristiano ainda quer estar na seleção, adora representar Portugal, tem condições para o fazer, e aquilo que se passou no Mundial, não pode acontecer a caminhada para o Europeu", considerou o antigo jogador.
"Tem de haver uma conversa direta e franca com ambos. Não é uma decisão fácil para o presidente da Federação, porque conta com o melhor jogador português de todos os tempos, e tem um selecionador com contrato, e não podemos fugir à evidência que existe um mal-estar entre Fernando Santos e Cristiano Ronaldo", finalizou Maniche.
Leia Também: "Aconselho Cristiano Ronaldo a parar a carreira internacional"